domingo, 12 de maio de 2013

Refugiado...





Hoje acordei e não saí de casa, como costumo fazer. Não fui ao café tomar o pequeno-almoço, não procurei ver as capas dos jornais, não disse bom dia a ninguém, deixei a janela da sala semi-aberta, como ontem. Acordei triste e talvez até um pouco sombrio. E assim vou ficar o resto do dia.

Mas reparei que ontem disse muita asneira, tanto a amigos meus como pessoal dos blogs. Eu não posso andar a pedir às pessoas para irem apoiar os jogadores do Benfica quando elas não sentem vontade para o fazer. A minha reação àquele golo (e tantos pesadelos que terei com ele) foi igual à de tantos benfiquistas. Fiquei a olhar para a televisão. Não me mexi, não me lembro de ter visto ou ouvido o que se passou à minha volta. Fiquei sem reação durante alguns momentos. A primeira coisa que fiz depois disso foi vir ao blog escrever. Refugiei-me no mundo virtual, à espera que esse fosse um lugar mais feliz. Não era. Tinha gente como eu, a tentar pôr juízo na cabeça de toda a gente e a dizer que Jesus é o melhor treinador que tivemos nos últimos anos e que teremos nos próximos anos. Havia gente a querer vê-lo ir embora. Havia gente a disparar para todos os lados. E eu não os percebia. Percebo-os a todos agora. A dor foi imensa e há diferentes maneiras de lidar com ela. Não posso andar a exigir que apoiem jogadores e treinador quando a vontade das pessoas que eu tentava convencer era atirá-los abaixo de uma ponte.

Hoje vou ficar aqui refugiado, em casa, mais uma vez no mundo virtual que me parece muito mais calmo agora. Vou a ficar a pensar no jogo de ontem porque não me sai da cabeça. Vou ficar a perguntar porque é que o JJ só tinha o Roderick e o Aimar para pôr no meio-campo. Vou ficar a perguntar porque é que o Roderick não se encostou mais ao Kelvin antes do golo. Vou ficar a perguntar porque é que o Kelvin não fez como habitualmente e não se perdeu em fintas, atirando depois para a bancada. Vou ficar a perguntar como é que nós vamos, muito provavelmente perder o campeonato por 2 minutos.

Mas há coisas que não questiono. O amor ao Benfica, que cresce a cada dia. O desejo da continuidade do JJ (sim, eu quero. Chamem-me o que quiserem, eu quero que ele continue e sei que se ficar cá muitos mais anos, nos vai dar imensas alegrias). Não questiono o amor que todos os benfiquistas sentem pelo Glorioso (desde os que ontem insultaram jogadores e treinadores até aos que os foram aplaudir). E acima de tudo, não questiono o esforço e vontade de cada jogar, treinador ou dirigente do Benfica, que ontem tudo fizeram. As imagens que a seguir vou colocar deixam-me a pensar que lhes doeu tanto a eles como a mim aquele golo:







PS: vou passar o resto do dia a fingir que ontem não aconteceu. Que, por uma única vez na história, a seguir a uma sexta-feira veio um domingo. E amanhã, aí sim, começarei a entrar, aos poucos no modo Liga Europa. E podem esperar uma pequena surpresa por parte do blog. Fiquem bem e VIVA O BENFICA!

4 comentários:

  1. Continua a fingir que nada aconteceu/acontece. Até nos passarem em campeonatos ganhos. Ai vais acordar né?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que não me expressei da melhor maneira. Quando disse que ia fingir que nada aconteceu, referia-me à tarde de hoje. Queria pelo menos hoje pensar que aquele remate do Kelvin tinha sido apenas um pesadelo. Mas sei que a realidade não é essa. Não me esquecerei que aconteceu. Tal como não me esqueci do que era o Benfica no início deste século. Aquele em completo declínio e que acabava em 6º.

      Não quero desculpar o staff ou os dirigentes. Tivemos o campeonato nas mãos e deixamos fugir. Há muitas críticas a fazer, mas também muitos elogios.

      Voltar ao tempo dos Quiques e dos Koemans e da constante dança de treinadores? Não contem comigo para isso. Prefiro estabilidade e sei que isso nos levará ao caminho certo. Querem Paulo Fonseca? Rui Vitória? Um outro qualquer? Bem, pode-se arriscar. Mas depois não se queixem a dizer que querem voltar a ter o Jesus.

      Eu quero que ele continue e acho que vai continuar. E acho que esse é o caminho. Dizem que estou maluco e sou demasiado otimista? Se calhar é verdade. Mas tal como tantos outros benfiquistas, estou apenas a deixar a minha opinião. Podem criticar à vontade, mas não me vão demover dessa ideia.

      Obrigado pelo comentário.

      Eliminar
  2. Chora chora, foi limpinho limpinho limpinho..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ganham e só se preocupam em vir aos blogs benfiquistas falar no limpinho. Portistas a falar sobre arbitragem... simplesmente não devia ser permitido. Mas divirtam-se nisso.

      Eliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?