sábado, 18 de maio de 2013

Identidade





Entrando no último fim de semana do campeonato aconteceu aquilo que no final do jogo das meias finais com os turcos ninguém esperava: Entregámos o campeonato ao Porto, perdemos a liga europa e neste momento resta sonhar com a taça para tentar minimizar as perdas do que poderia ser a época perfeita.

Em vez disso tivemos a mais negra semana da história do clube. Perdemos tudo o que havia para perder, não há volta a dar.

Fomos os melhores no campeonato? Fomos.
Fomos melhores na final da liga Europa? Fomos.

Então porque perdemos? Porque se repete esta história (no campeonato já é o segundo ano)?

É uma questão de cultura e identidade. 


Não existe no benfica uma cultura ganhadora. Uma identidade de vitória. 
Somos os melhores, jogamos melhor, temos tudo melhor...mas na hora da verdade a pernas tremem. Fraquejamos quando não podemos. E com isso deitamos tudo a perder. 

E isto não é apenas no futebol. Olhemos para o voleibol que apenas ao fim de meia década de dominio da  modalidade conseguiu sagrar-se campeão porque (pasmem-se!) perdíamos sempre as finais.
Olhemos para o andebol ontem e hóquei hoje, completamente atropelados pelo clube que tem a maior dinâmica de vitória de Portugal, os corruptos do norte. 

É certo que a conseguiram e conseguem através de meio obscuros, jogadas de bastidores e intimidações mas nós temos de saber contrariar isso. E quanto mais perdemos desta forma mais o fosso cresce. 

Perder um jogo nos descontos pode ser azar. Perder dois da mesma forma demonstra nervosismo, falta de concentração e incompetência. 

Posto isto qual é a solução?? Sinceramente não sei mas espero que Jesus renove pois ele não é o problema. 

Cabe ao nosso presidente procurar o que está mal e arranjar soluções. 


Mas não deixe tudo na mesma e espere por melhor "sorte"...porque essa protege os audazes. 




1 comentário:

  1. Concordo inteiramente com o texto, cometeram-se erros inadmissíveis em jogos de alto nível, somos os melhores quando o adversário é inferior, com adversários de igual ao superior valia falhamos sempre nos detalhes..em 4 anos de JJ em 8 jogos com o FCP para o campeonato ganhamos um, numa liga fortemente bipolarizada como é a nossa caso não se ganhe, ou pelo menos não se perca com o adversário directo é impossível ganhar..quanto ao Chelsea o que tem de ficar para a memória é que perdemos pq falhámos, jamais se pode deixar a principal referencia no jogo aéreo do adversário cabecear sozinho..enfim espero que no Benfica cada um reflita sobre os seus erros e se encontrem as soluções para se melhorar.
    O Benfica actual resume-se a sucesso no atletismo e voleibol e alguns brilharetes no basquetebol, de resto perde tudo para o Porto e o futsal para o Sporting, os adeptos continuam em "massa" a viver a utopia da grandiosidade do clube, que o presidente apregoa sem sucesso.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?