segunda-feira, 13 de maio de 2013

Entrevista: Blog "Blue Champions"





Inserido na preparação da final da Liga Europa frente ao Chelsea, o Parem lá com isso! tem o prazer de apresentar uma entrevista a um dos maiores blogs relacionados com o Chelsea: Blue Champions. Agradecemos desde já a generosidade do criador do bog (BlueChampion), que já escreveu, inclusivé, textos para o site oficial dos blues. Espero que gostem do nosso primeiro artigo do estilo, tanto como nós gostamos de o fazer. Enjoy! 

BlueChampions


Parem lá com isso!: Tu já escreveste alguns textos para o site oficial do Chelsea. Podes explicar como isso aconteceu?

BlueChampion: Foi a partir do twitter. Eu era bastante ativo no twitter (@bluechampion), "tweetando" acerca do Chelsea e futebol em geral. Quem também era muito ativo no twitter era o diretor de comunicação do Chelsea, que reparou no que eu escrevia, visitou o meu blog e convidou-me para escrever lá. Ele já não pertence ao Chelsea mas ainda somos bons amigos.

PLCI: Dizes, no teu blog, que começaste a gostar do Chelsea por causa do José Mourinho. Podes falar um pouco sobre isso?

BC: Há uns anos atrás, eu achava que a maioria dos treinadores eram velhos, chatos e contentavam-se com pouco. Depois apareceu Mourinho, que era jovem, impertinente e ambicioso. Tornei-me fã da sua personalidade. Como nós dizemos, ele é muito bom e sabe-o muito bem. Eu seguia a sua carreira e ele aterrou no Chelsea. Até lá, eu acompanhava futebol mas não apoiava qualquer equipa. Eu gostava de JM - aliás, tudo o que ele era e fazia, incluindo as pequenas coisas levavam outras pessoas a odiarem-no. A partir daí, apaixonei-me pelo Chelsea. A saída de JM do Chelsea foi um dos dias mais tristes do futebol para mim. Senti-me como se um familiar tivesse morrido. Mal posso esperar pelo seu regresso.

PLCI: Acreditas que Mourinho voltará a Stamford Bridge este verão? É uma boa ideia?

BC: "Eu espero que" será mais correto do que "eu penso que". Ele trabalhou em diferentes países e ganhou em todo o lado. Já não tem nada a provar. Por isso, aposto que ele quer assentar num clube, entre 5 a 10 anos e construir um legado. Mas ele não faria isso em qualquer lugar. Este parece-me o momento certo e o Chelsea o clube certo. Só os rumores do seu regresso levantaram o astral dos jogadores e adeptos do Chelsea. Se ele voltar, irá começar uma década de domínio do Chelsea...

PLCI: Com a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões e a impossibilidade de vencer o título inglês, esta pode ser considerada uma má época do Chelsea? Ou a possível conquista da Liga Europa apaga isso?

BC: Não é uma má época se terminarmos nos primeiros quatro e ganharmos a Liga Europa. Todos sabemos que esta foi uma época de transição. Jogadores que carregaram o Chelsea nos últimos anos como Drogba, Terry, Lampard ou Cole não jogaram ou pouco jogaram pelo clube. É uma grande mudança e por isso houve um grande impacto. Mas a nova equipa deixa-nos esperançosos. Ainda não está completa, mas é excitante. Para muitos jogadores esta foi a primeira época completa no Chelsea ou em Inglaterra. Sendo esta uma época de transição, fico contente com um lugar nos 4 primeiros (a vitória na Liga Europa seria um bónus).

PLCI: Segues o futebol português? O que sabes sobre Portugal?

BC: Apenas vejo a tabela classificativa uma vez ou outra. O Euro 2004 foi uma grande janela para Portugal (estragaram tudo na final). O que sei sobre Portugal? Mourinho, Eusébio, fandango, Ronaldo, Figo. E tudo o que acaba em O. Os primos pequenos de Espanha. Muitos portos e praias. Homens loucos. Mulheres bonitas. Chapéus engraçados.

PLCI: E o que sabes sobre o Benfica?

BC: Nada muito detalhado. Presença habitual na Liga dos Campeões. Muito boa equipa com jogadores entusiasmantes. Se bem me lembro, eliminaram o Manchester United duas vezes. E assustaram-nos de verdade na última edição da Liga dos Campeões. Como outros clubes em Portugal, vocês são grandes exportadores de talento futebolístico.

PLCI: No ano passado, o Chelsea ganhou a Liga dos Campeões mas tiveram de se esforçar para eliminar o Benfica nos quartos de final. Esquecendo a arbitragem horrível que prejudicou claramente o Benfica, com que ideia ficaste do Benfica e dos seus adeptos depois dessa ronda?

BC: Quando me apercebi que nos tinha calhado o Benfica, fiquei aliviado para ser honesto. Evitámos os tubarões. Mas vocês saíram de cabeça erguida, com bastante crédito por parte do Chelsea, pela vossa excelente prestação nos dois jogos. Mas vocês também não nos apanharam no nosso melhor. Foi uma temporada fraca e ganhamos a competição contra todas as apostas. Se jogarem contra nós na próxima época, preparem-se. Os adeptos benfiquistas fazem muito barulho e são bastante animados. Mostraram, sem sombra de dúvida, mais paixão que os adeptos espanhóis. Acho que os adeptos têm muito orgulho no clube. Com razão.
Arbitragem numa competição da UEFA a ajudar o Chelsea? Não me façam rir. Vocês sabem o que o Drogba disse acerca da arbitragem: "You're a fucking disgrace".

PLCI: Como sabes, David Luiz e Ramires são ex-jogadores do Benfica. Qual é a tua opinião acerca deles?

BC: Eu tenho de vos agradecer eternamente por esses jogadores. Não são apenas grandes jogadores, mas também jogadores favoritos dos adeptos. David Luiz é um rebelde - consegue ser um pouco esperto, louco e excêntrico - mas cheio de ambição e paixão. Está a ser preparado para se tornar capitão. Ramires é um jogador incrível. A sua energia é infinita. Marcou muitos golos decisivos para o Chelsea até agora. Um dos jogadores que mais confiança nos dá, com ou sem posse da bola. Obrigado por essas duas jóias.

PLCI: Na transferência do David Luiz, o Benfica adquiriu o Matic (muito obrigado!!!). Depois de um ano na sombra de Javi Garcia, Matic assumiu o lugar com a saída do Javi para o Manchester City. Ele é agora um dos jogadores favoritos da massa adepta, um dos melhores (se não o melhor) jogadores do Benfica e a imprensa já começa a falar num eventual regresso ao Chelsea? O sérvio é um jogador que te agrada?

BC: Eu fiquei muito triste com a saída do Matic. Houve uma altura em que eu realmente pensei que ele iria ser o substituto do Ballack. Ele tinha todas as qualidades necessárias. Com David Luiz e Ramires como os dois médios mais defensivos num 4-2-3-1, eu não me posso queixar mas Matic pode ser um bom suplente ou até titular neste momento.

PLCI: Como já sabes, Luis Suarez do Liverpool é um ex-jogador do Ajax. Logo, é possível que ele tenha uma casa em Amesterdão. Tens medo que ele volte a tentar morder o Ivanovic? Ou qualquer outro jogador do Chelsea? Os jogadores do Benfica devem ter cuidado?

BC: O lema do Suarez é "se não os podes vencer, morde-os". Por isso, tenham cuidado apenas quando jogarem contra ele.

PLCI: O Benfica tem um concurso mensal onde elege uma adepta como Miss Benfica. Achas que se nós oferecermos uma das raparigas ao John Terry, ele marcaria um ou dois auto-golos na final?

BC: O tipo de homem que ele é e com tamanha oferta, ele conseguiria marcar de duas maneiras - para o Chelsea e com a Miss Benfica (fotografias por favor - espero que tenham bom gosto nas mulheres). Já agora, essa é uma excelente iniciativa. Devíamos aprender convosco.

PLCI: Porque é que não há bigodes na equipa do Chelsea? Depois do Fenerbahçe, isto é muito perturbador.

BC: Ah! Isto precisa de ser tido em conta na próxima reunião da assembleia geral do Chelsea. Eu também iria adorar ver alguns bigodes, que nos recordariam os velhos tempos e que nos fariam recuar algumas décadas.

PLCI: Penso que estamos de acordo quando digo que o Ramires não presta. Alguma possibilidade de o enviarem de volta?

BC: Claro. Podem ficar com ele durante as férias e pré-época e mandá-lo de volta em Agosto.

PLCI: Achas o sistema de distribuição de bilhetes para a final justo para as equipas?

BC: Totalmente injusto. Mas nós estamos longe de ser o filho preferido da UEFA. Eles magoam-nos de qualquer maneira possível e nós chateamo-los ganhando troféus.

PLCI: Após conseguir uma boa recuperação de bola, quais são as chances de vermos o John Terry tirar o telemóvel dos calções e "tweetar" acerca disso?

BC: Zero! Não acredito que seja titular. E o homem já anda muito ocupado com "as redes sociais do mundo real". Não se vai preocupar com a porcaria online :)

PLCI: Todos sabemos que o Benfica acabará por vencer a final, mas gostamos de vos deixar (adeptos do Chelsea) acreditar que têm hipótese (que não têm). Qual a tua previsão?

BCQuando é que um clube que nos enfrentou numa final europeia estava tão confiante? E o nome também começava por B! A minha previsão é que os campeões europeus se vão tornar os campeões da (Liga) Europa, vencendo por 2-1. Espero por golos do David Luiz e Ramires, só para ser mais interessante :)


Por último, gostava de vos desejar boa sorte. Esperemos que seja um excelente jogo e que ganhe o melhor. Lamento muito a derrota de sábado. Mas ainda acredito em vocês. Faço figas!

4 comentários:

  1. Excelente entrevista e iniciativa! Excelente mesmo! Muito humor e simpatia mútua!


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, foi algo que nos deu bastante gosto fazer. É algo que queremos voltar a fazer e que o blog Blue Champions não se importará também de fazer. Obrigado pelo feedback!

      Eliminar
  2. Os meus parabéns pela entrevista. Muito boa! Oxalá se possa repetir com outras equipas internacionais.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?