terça-feira, 28 de maio de 2013

Devo estar a ficar maluco





A espera para saber se Jesus fica ou sai está a deixar-me maluco. E, talvez por causa disso, aconteceu-me algo que eu acreditava que ia acontecer: começo a acreditar que a melhor solução para o Benfica é Jesus ficar. Ou seja, este foi o meu pensamento até domingo às 19 horas. A partir daí e até ontem à noite queria o homem fora do Benfica (como expressei aqui). Desde hoje de manhã, voltei a sentir que a decisão certa é renovar com JJ. Já devia ter sido feito. Há muito tempo.

Calma, não me agridam já. Vou explicar as minhas razões que, depois de muito pensamento, fazem sentido, contrariamente à sua saída. Jesus elevou o futebol do Benfica. MUITO! Sim, já sei, esse futebol poucos títulos ganhou. Mas este parece-me o caminho certo. Ir, gradualmente, melhorando. Esta foi, e não venham com merdas, a melhor temporada de Jesus no Benfica. Falhou nos momentos de decisão e esses é que importam. Mas recuemos então à famosa época de 2009/10. Um Porto como o deste ano teria sido campeão. Porque este ano 77 pontos não chegaram. Mas em 2010, 76 sim. Juntemos ao campeonato, a final da Taça e da Liga Europa. 8 anos sem estar no Jamor e 23 sem uma final europeia. VINTE E TRÊS! Perdemos, lá está, está certíssimo. Podemos apontar o dedo aos jogadores e treinador por causa da final da taça, que em nada orgulhou o nosso clube. Na final da Liga Europa, nada lhes posso apontar. Senti orgulho ali.

Mas, obviamente, JJ tem muito a melhorar. A teimosia já faz parte dele, não há nada a fazer. Mas é possível tirar-lhe o medo de ir jogar ao norte. É possível construir um bom plantel, um plantel equilibrado (e não só no ataque). Com algumas mudanças na estrutura benfiquista, criando uma maior ajuda a JJ (alguém que trabalhe de perto com ele e com o presidente. Rui Costa parece a pessoa certa, mas neste momento as suas funções não são essas) tínhamos uma boa solução.

O que me parece ter trazido maiores críticas a Jesus foi a desavença com Cardozo. Fez chegar a nós, benfiquistas, a ideia (errada ou certa, isso já não sei) de que Jesus não era respeitado pelos jogadores. Como já disse, não sei se essa situação é verídica ou não. Se é, temos problemas. E aí, ou as desavenças de JJ são só com alguns jogadores e tenta-se perceber o porquê, ou as desavenças são com o plantel todo e Jorge Jesus não te condições para continuar.

Se calhar estou a ficar maluco. Isto do tempo andar sempre a mudar também não ajuda. Mas acredito que a melhor solução é a continuidade de JJ. Melhorando algumas coisas, como é óbvio. Penso que está nele o futuro do Benfica. Voltamos à elite europeia e a lutar taco-a-taco com o Porto. Chegar aos títulos permanentes demora. A fasquia foi colocada alta, porque JJ colocou o Benfica onde não acreditávamos poder estar há uns anos atrás. Perdemos as finais. Mas com JJ, muitas mais finais se avizinham. E essas, trarão títulos.

Pronto, agora sim, podem-me agredir. Insultem, atirem cadeiras, machados e facas, cuspam, dêem-me um tiro. Façam de conta que eu sou o JJ que vocês querem fora do clube.

15 comentários:

  1. Não está mal visto. E só não concordo com jesus no Benfica pele forma medrosa como defronta Porto e Braga. Não pelo que perdeu. O que perdeu foi no pormenor. Agora o medo que tem sempre que defronta um desses dois é que me incomoda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá está. São certos aspectos que tem a melhorar. Se conseguir fazê-lo, temos treinador para nos dar muitas alegrias...

      Eliminar
  2. Concordo inteiramente com o post.
    O pessoal tem a memória curta, pensar no benfica de Camacho, Chalana, FErnando Santos, Quique Flores, Koeman e afins é um pesadelo.
    Este tipo mudou a mentalidade do Benfica e ainda há 20 dias atrás estavamos no céu. Falharam detalhes que nos custaram muito a todos, agora há que aprender com esses erros e seguir em frente.
    Acho sinceramente que quer a nivel estrutural (com uma ou outra alteração) quer a nivel de preparaçao da equipa, a continuidade é a melhor solução, desde que tenhamos aprendido com erros tão dolorosos para toda a nação Benfiquista.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. O que me custa mais é durante umas horas achar que o melhor era ele sair. Estávamos todos com os ânimos exaltados. Mas podem ser esses mesmos ânimos a levar LFV a cometer um grande erro. Esperemos que não, eu ainda acredito que JJ fica

      Eliminar
    2. Eu saí do Jamor com vontade de enfiar a bandeira que levava na mão, pela peida do Jesus acima, e de o por a andar do clube.
      Presumo que eu e todos os benfiquistas. Mas as decisões não se podem tomar a quente. Com calma e depois de reflectir no assunto penso que seria o pior tiro nos pés desde que o Damásio despachou o Toni (e ve la o que se passou desde aí).
      Vieira tem de os ter no sitio para manter Jesus. Acredito que os tenha.

      Eliminar
  3. A Sportinguização do Benfica no seu esplendor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que haveria sportinguização do Benfica se JJ saísse. Ou seja, aconteceria o mesmo que no pós-Paulo Bento.

      Eliminar
  4. Só vejo algum sentido no post, se aquele a quem se chama de presidente:

    - Tivesse a lucidez de achar que nada percebe de futebol e de desporto em geral!
    - Tivesse a sensatez de dotar a estrutura do Benfica de gente profissional e conhecedora dos meandros do futebol!
    - Tivesse a capacidade de análise para concluir que tem que ter um Dep. de Comunicação forte e capaz!
    - Tivesse a humildade de concluir que de liderança nada entende, tal como JJ!
    - Tivesse o altruismo de contratar um bom psicólogo para a equipa, para o treinador e também e sobretudo para si!

    Tudo isto faria a simbiosse perfeita para a construção duma rectaguarda firme, forte e perfeita para a defesa dos jogadores, de JJ e do SLBenfica!

    Sem estes elementos, JJ continuará a ser um treinador à deriva, sem leme, sozinho num mar encapelado cujas ondas o engolirão.

    Durante todos estes anos, JJ foi um homem só, tendo de enfrentar tudo e todos. Adversários, adeptos, árbitros, criticos e uma comunicação social feroz, tendenciosa e maliciosa!

    Depois há a questão de se saber se o balneário está ou não com JJ! Substituir um só elemento é fácil. Substituir um plantel inteiro, afigura-se muito, mas mesmo muito complicado!
    A cena protagonizada por Cardoso, parece-me muito mais abrangente e indicadora do que possa parecer!
    E entre Cardozo (e equipa) eu escolho, indiscutivelmente, CARDOZO!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira tem capacidade para mudar alguns dos pontos, mas já se viu que não todos eles. Uma retaguarda firme para JJ era mesmo o ideal, mas não sei se acontecerá.

      Obviamente que, se há problemas entre JJ e os jogadores, quem deve sair é o treinador. O que gostava de saber é se esses problemas existem mesmo

      Eliminar
    2. Também não sei se haverá assim tantos problemas entre ele e os jogadores... O que se passou é lamentável e nunca um jogador pode fazer o que Cardozo fez. Reagiu como qualquer um de nós reagiria... e não pode.
      De qualquer forma importa salientar que ja havia negociações por Cardozo antes da final do jamor, confirmadas pelo seu empresário.

      Eliminar
    3. Se há ou problemas no bálneário não sei. Mas como diz o povo: "Não há fumo sem fogo"... Há muito, logo no segundo ano de JJ no Benfica se ouvia dizer que os jogadores não gostavam dele. Que é bruto no trato colocando-os abaixo de cão! Será?

      Eliminar
  5. Deixem o homem ficar! para morrer mais um ano na praia! Ehehehe, adoro isto! Cada vez menos exigentes! Um clube de masoquistas.

    ResponderEliminar
  6. Esse é o caminho deitar baixo e tornar erguer demora o seu tempo. Se repararmos bem o Coveiro do Benfica neste final de época foi infelizmente o Artur, principalmente nos jogos decisivos, que culpa tem o jesus destes erros.E do campeonato Miguel que culpa tem Jesus, e da Taça Superdragão Sousa.Alguém pensa que ele não queria ganhar, e admitamos que ele não renova quem vamos buscar o R. Vitória o Fonseca? no Porto tinham sucesso garantido mas no Benfica não sei e sabe-se bem porquê.

    ResponderEliminar
  7. Não indo à questão do futebol, que acham do homem ter sido sempre conivente com os rumores que interessa(va) ao Porto, com objectivo de "chupar" algum ao Benfica?
    O homem nunca foi assertivo em relação a essa questão, tal como enquanto podia ganhar tudo sempre se afastou um bocado da posição de Vieira para a renovação.O homem teve no Benfica 4 anos, não o estamos propriamente a mandar embora na 2º época, sem hipóteses de provar o seu valor.Em 4 anos tem sido sempre a descer. 1ª época excelente, a partir daí ficamo-nos pelo bom futebol.
    Ao que vou lendo muita gente tem medo que Jesus vá embora, mas o Benfica é muito muito superior a Jesus

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?