segunda-feira, 27 de maio de 2013

Análise a Jorge Jesus





De cabeça mais fria mas não mais calmo, aqui estou eu para esmiuçar aqueles que têm sido os anos de Jorge Jesus como treinador do Benfica. Outras análises serão feitas nos próximos dias.

JJ chegou em 2009 e trouxe-nos o melhor futebol dos últimos anos. Foi uma época em que tudo parecia correr bem e nem uma derrota por 4-1 em Liverpool pareceu afastar os adeptos da equipa. Afinal, o campeonato era mais importante e uma prova disso foi termos jogado com a Naval na segunda-feira, quando tínhamos de viajar até Inglaterra na quinta. O Benfica mostrava qualidade e raça, Jesus era aclamado mas alguns erros apareciam. O principal: apesar de compreensível devido à felicidade da conquista do campeonato, prometer a Champions é um erro de "rookie".

Segunda época para esquecer, apenas com a conquista da Taça da Liga. A campanha na Liga Europa até nos fez sonhar, mas perder a meia-final para o Braga é inadmissível. Um início de campeonato desastroso era apenas o início para uma época de humilhações. Perder 3-0 com o Hapoel, 5-0 no Dragão, ser eliminado em casa na Taça depois de se ter conseguido uma vitória por 2-0 fora e perder o campeonato também na Luz foi mau demais. Começou também aqui o irracional medo de defrontar o Porto.

A época passada voltou a trazer um Benfica mais equilibrado, com uma boa prestação na Champions, mas a perda de 5 pontos de vantagem manchou um campeonato que vinha sendo impecável. Os árbitros estiveram longe de ajuizar bem nos nosso jogos, mas ficar mais uma vez só com a Taça da Liga é pouco. Muito pouco.

Esta época chegou e, com o avançar da mesma, fomos começando a lembrar-nos de 2009/2010. E tudo parecia encaminhado para se tornar ainda melhor. Final da Taça de Portugal, 4 pontos de avanço e final da Liga Europa. Mas eis que aconteceu o inesperado. Os 4 pontos passaram a -1 com um empate frente ao Estoril e uma derrota no último minuto no Dragão. A Liga Europa perdida também no final. Ainda assim, os adeptos, desiludidos, puxavam pela equipa. Chega a final da Taça, Benfica em vantagem, deixa-se adormecer e de repente está a perder. Perde a taça para uma guerreira mas inexperiente equipa vimaranense e põe o mundo benfiquista de pantanas.

O resumo do comando de Jorge Jesus apresenta muitos altos, mas deceções a mais.

Prós: Jorge Jesus põe a equipa a jogar como há muito não víamos. O Benfica puxa pelos adeptos e fá-los acreditar. Conseguimos, juntamente com o Porto, distanciar-nos de todas as outras equipas do campeonato. Chegámos a uma final europeia 23 anos depois e a uma final da taça 8 anos depois. Importante também o trabalho de Jesus na potenciação de jogadores. David Luiz, Fábio Coentrão, Javi Garcia, Witsel, Ramires e Di María são os exemplos dos jogadores que mais dinheiro deram aos cofres do Benfica. Garay, Matic, Gaitán, Salvio e Enzo Pérez vão pelo mesmo caminho, uns ao ponto de serem vendidos num futuro próximo, outros que dão uma qualidade extraordinária à equipa, quando ninguém esperava nada deles.

Contras: o Benfica perdeu demasiados títulos. Jesus tem culpa em muitos deles. Acabou por aparecer também o tal medo do Porto. Irracional esse medo na minha opinião, muito mais quando pelo menos este ano, o nosso plantel era muito melhor. O ego de Jorge Jesus é também um entrave aos bons resultados. JJ perde-se na boa imagem que tem de si próprio, gabando-se da sua qualidade nas vitórias, mas fugindo às responsabilidades nas derrotas. Faz-nos acreditar que tudo é possível, mas no momento das decisões põe milhões a chorar. A teimosia é também um ponto fraco do técnico. Roberto e Emerson tinham lugar cativo, fizessem o que fizessem. Jesus ainda não descobriu que Roderick não é jogador de futebol.

Veredito: a minha opinião, e muito apesar de sempre o ter defendido, é que acabou o ciclo de Jorge Jesus no Benfica. Muito tenho falado que a continuidade e a estabilidade são importantes, que não quero voltar ao início dos anos 2000, mas tenho a noção que, da mesma maneira que arriscamos ao colocar Jorge Jesus em 2009, devemos arriscar e colocar outro para a próxima época. Um treinador que saiba equilibrar o plantel e não olhar apenas para o ataque, que pense mais no "nós" e menos no "eu", que não tenha medo no momento das decisões e que, foda-se, não ganhe 4 milhões por época para num mês foder o trabalho todo. Dentro dessas características e pelo que tenho visto pela blogosfera benfiquista, Rui Vitória e Paulo Fonseca parecem os nomes mais adequados. Apostar em Rui Faria ou Marco Silva não seria má ideia também. Sugestões aceitam-se e agradecem-se.

14 comentários:

  1. partilhamos as mesmas opiniões, só não acho que ele tenha valorizado tanto assim o David luiz, o ramires e o witsel que quando chegaram à sua mão já estavam muito valorizados, é verdade que deu o seu contributo mas não foi decisivo. Uma coisa ele nunca valorizou um único jogador que tenha chegado ao clube a custo zero foram só jogadores que custaram muito e com muito potencial, isto para não falar naqueles que ele desperdiçou.
    este foi o treinador dos records muitos positivos e muitos negativos mas toda a gente só fala dos positivos mas os negativos foram muitos.

    Neste momento precisamos de treinadores com experiência europeia, mancini ou benitez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Treinadores com experiência europeia talvez, mas Mancini não me agrada nada (e se não consegue passar a fase de grupos na Champions com o City, não consegue com o Benfica). Benítez era fazer o mesmo que quando tínhamos o Koeman. Não me agrada também. E devem receber mais que o JJ. Prefiro os portugueses, apesar de aceitar a sugestão.

      Eliminar
    2. quanto a receberem mais duvido, jj é o décimo treinador mais caro a jogar na europa é só fazer contas é não existem assim tantos a ganhar mais.
      quanto aos portugueses nenhum tem experiência europeia ou grande experiência como treinador, tirando o rui vitoria, e duvido muito que tenham capacidade para pegar numa equipa com muitas estrelas muito poucos jogadores os iriam respeitar.
      o di matteo a mim também não me convence.

      Eliminar
    3. Mancini é péssimo e o Benitez, que também não queria, já é do Nápoles. Isso de apostar em treinador estrangeiros é sempre arriscado por causa da adaptação ao nosso futebol. Seria melhor apostar em portugueses, até porque os há com qualidade: Rui Vitória, Paulo Fonseca, Marco Silva e Rui Faria. Tenho algumas reticências em relação ao Rui Vitória porque o vejo o Vit. Guimarães e eles não jogam futebol (pontapé pra frente). Em relação ao Rui Faria, já ouvi dizer que ele é portista e que não "aceitaria" treinar o Benfica. Meu favorito: Paulo Fonseca

      Eliminar
    4. podem não gostar do mancini mas não estou a ver onde ele é péssimo.
      depois estrangeiro não por causa da adaptação, mas depois já queriam um treinador que nunca treinou nenhum clube na vida.
      o problema do paulo fonseca e do marco silva é que fizeram uma época boa e isso não faz um bom treinador, a quantidade de treinadores de uma época é enorme vide o paulo sergio.

      Eliminar
    5. O problema é que não estou a ver mesmo o Mancini como bom treinador. O trabalho dele no City foi muito mau. Treinadores estrangeiros não gosto muito, mas a escolher seria van Gaal ou até Pellegrini.

      E estamos a ver um dos grandes problemas caso JJ saia. Quem o pode substituir? A resposta parece difícil. Muito mesmo...

      Eliminar
    6. atenção que eu não sou grande fã do mancini, até porque não gosto muito de treinadores italianos, mas acho interessante mas o trabalho que ele fez no inter não foi bom?
      o que eu não gosto muito é de treinadores portugueses, analisa os treinadores portugueses que tiveste e vê bem a merda que eles fizeram.

      Eliminar
    7. Verdade, mas Mancini no Inter tinha um campeonato italiano longe da competitividade de outros tempos. Não acho que seja uma boa opção.

      O problema, lá está, é que em Portugal os bons não abundam, o que nos faz também pensar se a saída de Jesus nos beneficia (continua a achar que sim, mas é preciso que a escolha seja certa e bem estudada)

      Eliminar
    8. O Paulo Fonseca não teve apenas uma boa época. Já nos clubes anteriores tinha feito bom trabalho e a época do Paços prova bem o seu valor pois ele pôs a equipa a jogar um futebol com principio, meio e fim e foi com isso que chegou aos resultados.
      O Marco Silva fez uma grande época no ano passado e este ano e a sua equipa também mostra bom futebol e denota a competência do treinador.

      Eliminar
    9. hertz- os dois tem apenas e só uma boa época na primeira divisão se acham que isso chega para ser treinador do benfica eu não acho, mais nem um nem outro tem a experiência do que é um grande clube e de toda a pressão.

      Eliminar
  2. Análise racional do consulado de Jesus no Benfica.Mas na minha opinião a sua saída deveria ter ocorrido em 2011, quando perdeu tudo no confronto com o porto,supertaça,campeonato e taça com muitas humilhações á mistura.Quanto a sugestões, primeiro precisamos de um departamento de futebol remodelado,coeso,com pouca gente mas eficiente e acima de tudo tarimbado nas manhas do nosso futebol.Para técnico as escolhas para mim poderiam andar á volta de Mazzari que infelizmente já assinou pelo Inter,Van Gaal ou Di Matteo.Se fosse um técnico português a aposta poderia ser em Marco Silva ou Paulo Fonseca embora ache que seriam apostas de risco nesta altura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Van Gaal, Di Matteo, Marco Silva e Paulo Fonseca são boas opções. Quanto à parte da estrutura por detrás do treinador, irei falar nos próximos até porque acho que muitas falhas tem (mais ainda que JJ).

      Eliminar
  3. Boas meus caros.

    Não sei se Jesus deveria ficar. LFV tem provavelmente de tomar decisão mais difícil desde que está no Benfica.

    Mas não me venham com merdas... Paulo Fonseca? Um ano a treinar o Paços e já tem nível para treinar o Benfica? Já ouviram falar em tesão de mijo? Pois... Rui Vitória? Ainda ontem o vi a fazer asneiras a recuar o Ricardo para lateral direito, o puto tava a dar cabo do André. Marco Silva? OI?...Rui Faria? Esse gajo nem treinador principal é!

    Nenhum desses nomes é solução para o Benfica. E não estou a ver quem possa ser: melhores que JJ ou são mais caros ou não estão disponíveis.

    E lembrem-se: da única vez que teve um plantel equilibrado, o JJ foi campeão. Continuo a achar que o slb faz uma época incrível para quem a iniciou sem defesa esquerdo (não, o luisinho não conta) e com um médio centro (exacto, o martins e o aimar também não contam).

    abraço e toca a levantar a cabeça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida a decisão mais difícil do mandato de LFV. Ou arrisca num treinador e se dá bem ou mal, ou continua a apostar em Jesus, vira muitos benfiquistas contra ele. A verdade é que se JJ continua, a margem de erro será zero. Se continuar, espero que tenha aprendido com os erros. Não podemos ter um treinador para uma época e outro para o momento das decisões. Jesus melhorou muito a sua postura nos últimos anos mas ainda há muito melhorar.
      Se Jesus tem condições para continuar? Acho que não. Jesus irá continuar? Penso que sim. E sabem que mais, eu vou apoiar o Benfica como sempre o fiz, porque somos muito maiores que um treinador.

      Eliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?