quarta-feira, 12 de março de 2014

Benfica perde o direito de transmitir os seus jogos na Benfica TV?





Como nenhum Benfiquista quer que isso aconteça, dá jeito que percebamos o que realmente se passa neste circo do Mário Figueiredo e da Liga de Clubes.  Serve este post como um pedido de ajuda aos nossos leitores para que nos ajudem a perceber o que se está a passar. Vou escrever aqui em baixo alguns factos que me parecem óbvios, para iluminar o debate.

- Centralizar os direitos televisivos é mau para a Olivedesportos porque abre os contratos à concorrência diminuindo as suas margens de lucro.
- Centralizar os direitos televisivos é terrível para o Benfica porque voltaríamos ao tempo em que o Benfica não recebe o que deveria por direito, tendo em conta a esmagadora maioria de adeptos. Para transmitir os nossos jogos na BenficaTV o Benfica teria que pagar…ou então a BenficaTV acaba.  
- A BenficaTV a acabar seria absolutamente espectacular para a Olivedesportos.
- Centralizar os direitos televisivos é espectacular para o Porto porque voltaria a receber dinheiro dado por adeptos Benfiquistas…uma torneira que secou desde a Benfica TV.
- O mal da Olivedesportos é mais ou menos irrelevante para o Porto…desde que o dinheiro venha de outro lado qualquer.
- O Mário Figueiredo foi eleito sendo a centralização dos direitos televisivos uma das suas promessas eleitorais. 
- Para o Sporting a centralização dos direitos televisivos era mau porque impediria a criação da SportingTV que já vem a caminho nos mesmos moldes da BenficaTV.
- Clubes pequenos da Liga Portuguesa recebem menos dinheiro pelos direitos televisivos do que deveriam receber, um problema que afecta a sobrevivência de muitos e que os leva para debaixo das saias do Porto. 

Neste campeonato, o Benfica só pode lutar até à morte pelo direito de transmitir os seus próprios jogos em casa na BenficaTV e deixar o sistema secar. É uma questão de apoiar um candidato para a Liga que nos garanta isto?

A solução ética para este problema, e salvaguardando tanto os interesses dos clubes pequenos como do Benfica poderia ser: 

Aos clubes é dada a opção de darem os seus direitos televisivos para um bolo que pode ser negociado centralmente pela Liga. Clubes que queiram transmitir os seus próprios jogos, ficam fora do bolo. 

Mesmo tirando os jogos de Benfica e Sporting (em casa) deste bolo de transmissões televisivas, os contratos assinados pelos outros clubes seriam muito mais vantajosos do que são agora.

E vocês, o que acham? Espero que estejam menos confusos do que eu e, principalmente, espero que o Presidente do Benfica seja a pessoa menos confusa do mundo nesta tourada porque o futuro do Benfica passa muito mais por aqui do que mais campeonato ou menos campeonato ganho.

0 comentários:

Enviar um comentário

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?