domingo, 28 de julho de 2013

Surpresas no Sporting x Real Sociedad!





Ontem o Sporting apresentou-se aos sócios em Alvalade, com uma casa "compostinha"...percebe-se, a malta agora quer é férias e o jogo de apresentação do ano passado não correu da melhor forma...às vezes as feridas custam a curar e os bilhetes não andam baratos!

Relativamente ao jogo, gostava de sublinhar algumas surpresas, positivas e negativas, que me saltaram à vista...vejam lá se concordam:

Positivas

1) O facto de se notar claramente que Leonardo Jardim está a preparar a equipa de trás para a frente (como mandam as regras do bom senso futebolístico!) agradou-me! A defesa do Sporting apareceu sempre bem posicionada e o facto de termos um trinco musculado a fechar logo as iniciativas atacantes, antes de os adversários se aproximarem da área foi agradável de se ver! (impressão minha ou o William Carvalho tem tudo para vir a ser um credível projecto de Matic? Gostei muito de ver o miúdo!)

2) Ver o Eric a jogar a central não é estranho, mas penso que joga melhor a trinco...no entanto esteve bem, no geral. O Mauricio, que até agora pouco tinha feito para merecer sequer a minha atenção, esteve muito bem durante todo o jogo! Posicionalmente impecável, joga duro mas sem perder a noção da bola, pode vir a revelar-se um jogador perigoso nas bolas paradas, como demonstrou ontem com aquele cabeceamento perfeito para o golo. No entanto continuo um pouco preocupado, pois parece-me que ainda estamos carenciados de um central patrão...vamos ver o que se vai passar nesse capítulo!

3) Ver o Sporting a jogar em pressão alta é coisa a que não estou muito habituado...talvez por mariquice dos antigos treinadores, ou por falta de vontade de alguns jogadores, fui-me acostumando a ver o Sporting a esperar pelos adversários a meio do meio campo defensivo dos adversário...ontem foi diferente! Pressão logo à saída da bola e sempre em alta rotação...gostei!

4) A posição de defesa esquerdo parece estar assegurada! O Jefferson Peido é bom jogador, raramente compromete e tem pulmão para fazer a ala toda...falta só um bocado de calma a decidir e confiança para atacar com qualidade.

5) O meio campo do Sporting tem soluções para dar e vender...para uma época em que não estamos nas competições europeias, até vejo soluções a mais. O André Martins está a agarrar o lugar, que jogão ontem...disponibilidade fantástica! O Adrien pode ser um jogador influente, só tem que pensar menos e executar mais...as vezes enrola, enrola e nada, ontem esteve quase sempre bem a decidir!

Negativas

1) Não gosto de ver o Sporting a jogar em 4x3x3 com um avançado fixo como o Cissé! Por favor, não o ponham a fazer o mesmo que o Wolksvagen andou a fazer durante as épocas em que cá esteve...correr muito, e ter poucas oportunidades de finalizar...o miúdo não merece que lhe façam isso, senão é estar a queimá-lo aos olhos dos adeptos sem que ele possa mostrar o que pode fazer se tiver um papel mais posicional, com um segundo avançado a fazer correr as defesas adversárias.

2) O Cedric é um gajo que me faz pena. Porquê? Simples...é um jogador com características físicas e técnicas que me parecem mais do que suficientes para jogar a lateral direito titular...falta-lhe um cérebro! Pensa muito pouco, executa muuuuuitas vezes mal...por vezes parece que está com a cabeça noutro lado qualquer...quem é a namorada dele? Deve ser muito boa!

3) Capel...outro! É um jogador que tem tudo para ser uma peça fundamental no onze do Sporting este ano, mas pensar...tá quieto! Corre que se farta, finta bem, cruza bem mas...pensa muito pouco. Podia de vez em quando simular o cruzamento de pé esquerdo e entrar pelo meio, ou até cruzar de pé direito, chegava para baralhar os defesas...mas faz sempre o mesmo e a continuar assim, qualquer dia podem por um cão polícia a marcá-lo que até ele já vai estar ensinado a defender este rapaz.

4) Continua a faltar-nos um organizador de jogo que seja realmente influente. O André Martins é bom, mas não é um 10 puro, nem o Adrien. Este Magrão pode ser bom jogador, como pode ser um nabo...não conheço. Fico à espera de uma oportunidade para o ver actuar a 10 e maravilhar-me com jogadas que não vejo desde o tempo do Matigol, quando não andava lesionado.

É só isto! Opinem com força e racionalidade ;)

PS: Não me chamem nomes por causa da parte final do ponto 1...o Matic é um jogador muitíssimo acima da média, feito, com qualidades que admiro e com poucos defeitos a apontar. O facto de achar que o William pode vir a ser parecido tem a ver com a necessidade que todos temos de sonhar o melhor para o nosso clube, e como o Papa Francisco disse e bem (sendo que não sou gajo de grandes "fés"!), é preciso ter fé! Tenho fé neste puto e o jogo de ontem deixou-me entusiasmado!

0 comentários:

Enviar um comentário

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?