terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

4 pontos de avanço!





Ontem andámos ali entre o essencial e o sublime. Conseguimos alargar o fosso para o ainda principal candidato ao título, o Porto. O avanço nesta altura é de 7 pontos, mas na prática são só 4, olhando para a incapacidade de o Benfica conseguir sair do dragão sem perder nos últimos anos. Ora, 4 pontos de vantagem são melhores que 1 e muito melhores do que 4 de desvantagem. Não sendo favoritos, continuemos a treinar 2x mais do que todos os adversários e a encarar todos os jogos do campeonato como a guerra que são. Continua a ser o Benfica contra o mundo, nada mudou. A única diferença é que o mundo ficou ligeiramente menos esmagadoramente favorito. 

O génio de Markovic é raro para quem tem 19 anos. Ainda é um bocadinho irregular para ser titular no Chelsea, portanto não vejo porque é que não poderá continuar mais um ano em Portugal. Ainda tem muito para crescer mas parece outro jogador desde o principio da época, principalmente na maneira com que decide o que fazer à bolinha. Alguém lhe devia explicar que não é preciso ficar embaraçado quando marca um golo. 

O Rodrigo está feito um jogador a sério. Só se notam problemas na finalização quando está isolado porque ele deve ser o jogador que mais vezes aparece isolado na liga. Este rapaz tem uma técnica de desmarcação impressionante. E também já mostrou contra o Porto que sabe o que fazer à bola quando aparece isolado. Ontem em duas situações iguais tropeçou na relva numa e passou mal na outra. De qualquer maneira, muita muita classe e que passes para Markovic e Lima. Uma pena que se vá embora no fim do ano. 

O Lima marcou aquele golo contra o PAOK durante a semana mas ontem continuou a tendencia de andar apagado e longe da baliza. Continua a lutar muito, continua a construir jogo, continua a ser muito útil mas....e golos, não? Já agora, também de relembrar que o Benfica este ano tem sido um tratado de pragmatismo e que portanto os avançados estão a ter muito menos oportunidades para finalizar do que no ano passado. 

Não entendo as críticas e a desconfiança com o Siqueira. Melhor só mesmo o super Fábio Coentrão mas tirando esse, eu não me lembro de estar tão tranquilo com um defesa esquerdo. 

O Jardel abriu a cabeça e continuou a jogar o resto do jogo sem que se tenho notado no seu rendimento. Havia substituto no banco e pode-se argumentar que aqueles minutos a jogar com 10 foram um risco desnecessário. Enfim, imagino que Jardel, como tem poucas oportunidades, tenha dito aos médicos que só o tiravam do campo quande lhe caísse a cabeça. Quem é que ia contrariar o senhor de 2 metros mascarado de Afonso Henriques com barba de 3 dias? 

A última vez que o Benfica ficou em branco em casa para o campeonato o treinador era o Quique Flores. 

Sofremos 1 golo nos últimos 13 jogos. Ontem permitimos 2 remates perigosos o que comparativamente ao jogo com o Sporting quer dizer que estivemos sob pressão intensa. Tenho saudades do Cardozo, mas pergunto-me se esta segurança defensiva não tem algo a ver com a sua ausência. 

A guerra pelo campeonato nacional continua acesa. Honremos o Benfica e levemos a guerra a Belém. 

Olho outra vez para o calendário e para a classificação. 10 jogos. No fim, podemos ser nós. Mas antes de sermos nós, nossa terá que ser a guerra. Porque enquanto não for guerra, só será medo. E o Benfica nunca foi medo. O quanto antes, a guerra que venha e que feche a porta. Que traga vento, vassouras, panos do pó e desinfetantes. Que traga o ódio e o desespero. Que traga o amor dos re-encontros. 

No meu tempo, nós encarávamos os jogos como uma guerra. - Vitor Paneira



Esta guerra precisa de ti Coluna! Não te ponhas com ideas. Milhões de benfiquistas estão contigo. 

3 comentários:

  1. Ja tenho saudades dos reencontros.Acredito que sera esta epoca.Saudacoes Benfiquistas.

    ResponderEliminar
  2. Fiquei pa morrer com este golo. O jogo, de resto, resume-se a isto.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?