domingo, 23 de fevereiro de 2014

Markovic e Djaló






É impressionante o trabalho que Jorge Jesus tem feito com Markovic. Chegado ao Benfica no princípio deste ano, o jovem Sérvio já demonstra uma utilidade no jogo do Benfica que embaraça os seus muito verdes 19 anos.

O talento era óbvio à chegada. Markovic já era rapidíssimo, tinha pormenores técnicos de estrela, era criativo e começou logo por marcar golos. E naquela parte do campo, estrela sem golos não é bem estrela.

Chegado a um Benfica com Gaitan e Salvio na alas, nem o próprio Markovic acreditaria se lhe dissessem que ia chegar a Fevereiro de 2014 com 1400 minutos pela equipa principal. Costumava-se dizer que que no Benfica ninguém tinha tempo para crescer, mas Jorge Jesus tem provado o disparate que isso é.

Já defende, já luta, já percebe os movimentos da equipa, já combina melhor. Ainda nem sempre toma as melhores decisões e é aí que estará o seu desafio maior. A velocidade pura serve para pouco num jogo de futebol, basta perguntar ao Yannick Djalo.  Principalmente contra defesas apertadas, um sprint de 30 metros é uma maneira cansativa de se perder a bola e de enervar toda a gente. Muito do seu futuro passará pela capacidade de fazer uma melhor gestão de quando acelerar / desacelerar o seu jogo. Um problema que, por exemplo, Michael Thomas ou Paulo Madeira nunca tiveram.

De qualquer maneira, torna-se cada vez mais óbvio que Markovic terá do futebol o que dele quiser. Aproveite-mos enquanto anda por cá.



3 comentários:

  1. Atenção, que lá por ser-se lento em termos de mobilidade não significa por si só tornar lento o jogo. Pode-se ser lento, mas ser-se muito rápido a pensar o jogo, tornando-o de outra forma mais rápido.

    Por outro lado, um jogador pode ser super rápido em termos físicos e ser-se muito lento em termos técnicos (recepção fundamentalmente), que é o que acontece com o Djaló, pelo menos a meu ver.

    Mais, o jogador poder super rápido, novamente em termos físicos, e mega lento em termos mentais. Isto é o que acontece com a grande maioria dos jogadores rápidos. Muitas vezes essa lentidão mental de entender o jogo colectivo da equipa é devido ao excesso de individualidade que eles possuem. Este é o caso do Markovic, a meu ver.

    Agora, concordo em absoluto, com a tua opinião e elogio ao desenvolvimento do sérvio. Jesus e ele estão de parabéns, mas há ainda um longo trabalho para o jogador estar no ponto.

    ResponderEliminar
  2. Este post lançado antes da exibição k Markovic acaba de fazer com o Guimarães foi à Mourinho.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?