segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ooooooohhhhhhh o Campeão voltou!







O tasco tem estado um pouco parado nos últimos tempos. Os escribas ainda estão de ressaca e só a partir do próximo mês de Agosto provavelmente podemos ver um artigo minimamente interessante. A verdade é que é muito mais fácil escrever quando é para reclamar do que para festejar. O festejo é  principalmente sentido e depois de uma época destas, não haveria palavras suficientes para descrever a felicidade que nos percorre. Até o Bueno está sem palavras de tão boa que foi a época do Glorioso (e ele é sportinguista...).

É verdade que podia ter sido ainda melhor e a final da Liga Europa doeu a todos nós. Não terá doído tanto como a do ano passado, até pelas circunstâncias, mas custou na mesma. Tendo em conta até o trabalho que tivemos para eliminar a favoritíssima Juventus. Mas não foi isso que tornou esta época menos especial ou histórica. Apenas a tornou menos recheada. Porém, será sempre histórica.

Final de época, altura de fazer a avaliação individual de cada um, numa época fantástica.

Artur - começou como titular mas todos nós queríamos que o titular fosse o outro. Parece muito bom profissional e pessoa, esteve fantástico na primeira época, mas a última temporada afetou-o demasiado. Estava completamente destruído psicologicamente e isso notava-se na insegurança que passava cá para fora. Sou da opinião que deve sair, até para procurar a sua própria sorte, porque aqui será suplente.

Oblak - tornou-se nesta época aquele guarda-redes que queríamos que fosse. Época muito boa, com uma segurança tremenda (ir a Turim numa meia-final europeia fazer o que ele fez não é para todos, quanto mais para um miúdo) e ainda hoje na Taça nos ajudou quando mais precisávamos. Sem dúvida o melhor desde Preud'homme, com muita margem de progressão e uma certeza para o futuro. Temos finalmente guarda-redes.

Paulo Lopes - pode não ser o melhor guarda-redes, mas é o melhor a festejar. Transporta com ele ainda um restinho da nossa mística e é indispensável no nosso balneário. É renovar até quando ele quiser.

Luisão - a melhor época do capitão no Benfica. Sempre certo e muitas vezes decisivo, fez muitos jogos este ano e esteve fantástico em todos. E ainda teve força para levantar as taças...

Garay - mais uma fantástica temporada! Muita classe e rapidez na defesa e alguns golos importantes. Será, muito provavelmente, um dos jogadores que sai no Verão.

Jardel - tornou-se no jogo com o Guimarães, num dos mais adorados do plantel. Sabe o seu lugar na equipa e cumpre quando é chamado. Acredito que fique cá muitos anos. Fantástico profissional e um jogador em crescimento.

Steven - apenas a ressalvar o facto do seu apelido ser Vitória.

Maxi Pereira - usa cada vez menos a cabeça e cada vez mais o coração e isso por vezes prejudica-o e à equipa. Mas nunca irei criticar um jogador que dá tudo em campo e por isso Maxi merece todo o meu respeito. Grande Maxi!

André Almeida - começou mais uma época como quarta ou quinta opção para cada posição e acabou a titular. É um "tapa-buracos" que gosto muito de ver jogar. Não é o mais forte tecnicamente mas sabe o que faz. Que fique por cá muitos anos que tem sempre o final de época reservado para jogar.

Sílvio - fez uma época em crescendo e preparava-se para ser titular nesta fase final da temporada mas, mais uma vez, as lesões complicaram-lhe a vida. Faz as duas laterais, é competente e sente o clube. É para voltar para cá para o ano.

Siqueira - dos melhores laterais-esquerdos que tivemos nos últimos anos. Tem apenas o problema de ir quase sempre à maluco em cada lance, mas preencheu com qualidade uma das nossas lacunas. Dependendo do preço pedido, merece cá estar para o ano.

Cortez - a esfregona com mais títulos num só ano desde Ruud Gullit.

Matic - enquanto cá esteve, foi sempre dos melhores. É campeão e merece.

Fejsa - substituiu muito bem Matic, tendo em conta até o peso que era. É muito diferente do agora jogador do Chelsea, mas tem muita qualidade e foi muito importante. Pena a lesão no final da época. Excelente surpresa.

Ruben Amorim - uma peça que faltou na temporada passada. Jogador sempre útil, com excelente posicionamento e capacidade de passe. Fez uma excelente época e tem de ficar no plantel para a próxima época.

André Gomes - esquecemo-nos muitas vezes que tem apenas 20 anos e muito para aprender (o ataque a que foi sujeito depois da final da Liga Europa é claramente exagerado). Precisa de ter mais raça e vontade, porque qualidade tem.

Enzo Perez - raça, vontade, qualidade... Tem tudo o que um jogador do Benfica deve ter e ainda mais. Carregou-nos para os títulos este ano e ainda hoje acabou o jogo a coxear e em claras dificuldades. Mas quis lá estar e isso resume quem é o Enzo. Que fique cá por muito tempo, já merece até ser um dos sub-capitães.

Markovic - chegou como promessa mas é dos muitos que nos vai fazer passar as férias a rezar para que não saia. A partir do momento em que aprendeu que tem de defender, tornou-se num dos nossos melhores jogadores. Ainda é muito novo e tem uma grande margem de progressão. Fantástico jogador!

Salvio - época complicada devido às lesões. Nunca virou a cara à luta e quis ajudar a equipa neste final de temporada. Um dos nossos, que merece os títulos conquistados. Que descanse agora e regresse com a vontade toda.

Sulejmani - jogador que tenta jogar pela certa, mas sem a qualidade de Salvio, Markovic e Gaitán. Ainda assim, fez uma época razoável e mostrou bons pormenores.

Ivan Cavaleiro - com tanta lesão nas alas, foi preciso recorrer à equipa B. Ivan nunca será um enorme jogador, mas pode dar um contributo importante. É rápido e aparece bem a finalizar. Tem tudo para crescer no Benfica.

Gaitán - um autêntico mágico, que juntou à sua enorme qualidade, a responsabilidade tática. E quando assim é, temos um jogador fantástico no seu pleno. Gaitán é sem dúvida um dos grandes obreiros do campeonato e merece-o por completo. Mais um que merece rezas durante o Verão para cá ficar.

Ola John - este rapaz é capaz de dar azar. Enquanto cá esteve, não ganhamos um bacalhau. E ainda foi tentar ver se o Hamburgo descia. Mas tem qualidade, basta-lhe acordar. Não vais ser puto toda a vida, Ola...

Djuricic - depois de tanta expectativa à sua volta, achou que só valia a pena jogar no Dragão. Ou seja, fez o contrário do resto dos colegas...

Rodrigo - o Bruno Alves mandou-lhe finalmente a perna que ele tinha deixado na Rússia (não deve dar jeito na Turquia) e o rapaz explodiu. Ou isso ou ser vendido por tanto milhão deu-lhe essa confiança. Muito boa época. Ainda tenho uma leve esperança que cá fique.

Lima - tantas vezes me chateei com ele e disse que não dava para jogar sempre. Aproveito para, aqui mesmo, me penitenciar. Foi de uma magnitude gigantesca (e só mais tarde percebi isso) a sua importância para o título. Foi o que Cardozo era noutras épocas, aquele que cansava os defesas, levava porrada e resolvia no fim. Devemos-lhe muito. Obrigado Lima!

Cardozo - acabou por ser essencial no início da época, ao aguentar-nos, apesar de no Verão o darem como certo na Turquia. Lesionou-se e nunca mais apanhou o comboio da equipa. Foi na sua pior época no Benfica, que foi mais acarinhado. Irónico...

Funes Mori - não fui muito naquela ideia do deitar abaixo antes de ver e não mudo a minha opinião agora. É um avançado que se mexe bem, tem qualidade técnica. Em suma, é bom jogador. Nunca será uma estrela, mas é útil. Para o ano deverá ser mais utilizado.

Jorge Jesus - estes títulos são, em grande parte dele. Fui dos poucos que quis que ele continuasse e congratulo-me, apesar de perceber as razões de quem queria que se fosse embora. Agora, se calhar até vai, quando ninguém quer. Obrigado JJ!

3 comentários:

  1. Concordando com praticamente tudo deixo só uma ressalva no Oblak ser o melhor depois de Preud'homme, acredito que o venha a ser (ou até talvez melhor..Não seja pedir muito!lol), mas ainda hoje depois de Preud'homme, para mim, vem o saudoso Robert Enke que infelizmente já não está entre nós.
    Mas com Oblak temos guarda-redes!

    André

    ResponderEliminar
  2. Estive lá hoje no jamor e como é óbvio ainda não há condições para fazer artigo.


    Ficará para os próximos dias algo para sair no entanto, prometo!

    ResponderEliminar
  3. O JJ é como naquele filme da Disney "enquanto não quererem que fique é porque precisam de mim,quando já quiserem que fique e já não precisarem de mim vou-me embora"Viva o Glorioso,Viva o Benfica!!!Benfiquista do Norte

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?