terça-feira, 20 de maio de 2014

Os tripletas





Oblak - Este rapaz Esloveno posto numa piscina flutua. Há hoje quem peça um Wiskey com umas pedrinhas de Oblak. Que gelo! O guarda redes do Benfica dos próximos 25 mil anos, pelo menos. 

Luisão - o capitão com voz de trovão. 11 anos de Benfica coroados com a sua melhor época e o terceiro titulo nacional. Depois de saber que tinham morto uma girafa no Zoo de copenhaga vingou-se nas redes adversárias e marcou uma data de golos decisivos.

Garay - Não faço a mínima ideia de como é que está no Benfica à 3 anos. Cada vez que ele entra em campo eu ainda não acredito. Na volta ainda fica para o ano, eu já acredito em tudo. Este ano ainda se fartou de marcar golos. Cada vez que vejo os centrais do Man Utd e do Barcelona só me consigo rir.

Siqueira - Veio para o Benfica no ultimo dia do defeso de Verão. Por 1 dia não tivemos que passar a época inteira com o Cortez a titular. O único defesa esquerdo do Benfica depois do Fábio Coentrão. Comprem o homem já. Troco 30 Djalós e 20 Carlos Martins pelo Siqueira. Também troco 30 Djalós e 20 Carlos Martins por uma sandes de presunto, já agora. 

Sílvio - Não sei o que foi mais parvo na época do Silvio. Se a lesão, se a entrevista na BenficaTV. Pelo meio ganhou o nosso coração e levou abraços para a vida inteira. Que para o ano nos devolva os abraços em pleno Marquês ó Sílvio! Agora para lá de fazer fita e larga as muletas. Como é que foi possível não ver um gajo do tamanho do Luisão à frente?

Jardel - Não jogou muito, mas quando jogou distribuiu cabeçadas em tudo o que mexeu e não deixou passar nada. Já se começaram guerras por menos. Amigo, Jardel…amigo. Mandou a escáfia do ano ao Porto com os seus comentários no fim da meia final da taça da Liga. 

Bruno Cortez - veio para o Benfica porque o Jorge Jesus tinha saudades do cabelo do David Luis e dos tempos em que o Luisão tinha aparelho nos dentes. Bruno Cortez é todo ele um anuncio ao Photoshop mas também é tripleta.

André Almeida -  o rapaz com o nariz com mais carácter deste lado de Tordesilhas andou meio desaparecido mas acabou por aparecer a médio, a defesa e abraçado ao André Gomes depois do golo ao Porto. Vai ao mundial apanhar sol e vai bem. Cedric, era mais uma água de coco se faz favor. 

André Gomes - o golo do ano ao Porto, escusava era de ter tirado a t-shirt para nos deixar todos mal vistos. Depois desse jogo milhares de senhoras benfiquistas choraram depois de perceber que ele já tinha sido vendido a um fundo em Janeiro.

Matic - Foi a única pessoa que conseguiu passar o Benfica - Braga sem adormecer e acabou por resolver o jogo sozinho. Em Janeiro foi para o Sport Chelsea e Benfica. Ramires, David Luis e Matic são o porta estandarte da política de fair play financeiro do Platini. 

Ruben Amorim - Tenho um fetiche fodido pelo toque de bola do Ruben. Este foi o ano em que ele assegurou um lugar na BenficaTV como reporter. “Ó Maxi, com tudo a ser expulso como é tu consegues acabar sempre em campo?”.

Enzo Peres - o próximo capitão. Sobreviveu à cabeçada do Jardel e ainda foi a tempo de tirar um rim ao Dier. Ele é médico, pedreiro, artista…o Enzo é tudo o que o Benfica for. Quebrou mais linhas no jogo com o Sporting do que o Quaresma numa sexta feira normal.

Gaitan - Chegou para substituir o Di Maria há 3 anos e este ano partiu tudo menos a cabeça do Jardel. Um festival de fintas, de golos bonitos e de trabalho defensivo no meio campo. Não vai ao Mundial para não envergonhar o Messi. Parecia mal.

Markovic - O Markovessi é dos jogadores com mais potencial que já passaram pelo Benfica. Começou logo por passar por meia equipa do Sporting para um golo sensacional mas isso contra o Sporting não impressiona ninguém Marko. Falhou a final da Liga Europa porque o foi confundido com o Artur. Para um tipo baixote isto deve contar como um elogio. 

Salvio - Pela primeira vez numa data de anos conseguimos perder alguma coisa num jogo com o Sporting…os ligamentos cruzados do Salvio. Voltou em grande naquela correria junto à linha até partir um braço. Ó Salvio, se eu fosse a ti nas férias jogava ténis ou badminton com os putos.

Lima - Não sei bem como, mas chega ao fim da época como melhor marcador do Benfica. Claramente teve a melhor intervenção da noite no Marquês com a frase “os adeptos do Benfica são…DIFERENCIÁDOS!”.  Marcou o golo que evitou o empate contra o Gil na segunda jornada, mandou uma charutada para a baliza do Buffon que nos pos na final da liga europa e marcou os dois golos que garantiram o campeonato. Lima, põe cachaça nisso que tu mereces.  

Rodrigo - Andou com a camisola do Eusébio, do Sílvio, do Sálvio…acho que já era tempo de lhe darem uma camisola só dele. Chegou ao Benfica ainda menino e sai um homem feito. Aquela reacção quando marcou o golo ao Porto na Luz representa o próprio Benfica. 

Cardozo - Começou a época tarde porque estava chateado com o Jesus e chegou gordo que nem um texugo porque não se chateou com as picanhas. Segurou a equipa pela pontas enquanto a coisa estava a aquecer, lesionou-se e acabou a época a ser aplaudido pelos Benfiquistas como nunca foi. Como nota negativa temos que este ano só marcou 3 golos ao Sporting.

Jorge Jesus - Depois de Keirrison e Schaffer, agora JJ fez de Bruno Cortez e Funes Mori tripletas. Este ano resolveu por malta a jogar no meio campo, ter um defesa esquerdo a sério, rodar a equipa em função do campeonato e foi o que se viu. Na festa ia sendo preso por festejar demasiado. Pelo meio empurrou o Benfica para o título e toda a gente que lhe passou por perto. 

Luis Filipe Vieira - o bigode campeão. Normalmente sou crítico com o estilo ditatorial, mas só consigo dizer bem das medidas tomadas este ano: Benfica TV a passar jogos do Benfica e da Liga Inglesa, manter Jesus e grande parte do plantel. Ainda me fez perder uma aposta ontem porque já falou da próxima época. Toma que é para aprenderes ó Mats. 

A lingua portuguesa - com conferencias de imprensa de 3 em 3 dias, a língua portuguesa acabou a época de rastos e claramente a pedir férias. 57 jogos, 57 conferencias de imprensa do JJ.

A chuva - o grande protagonista da época. Não me lembro de uma época com tantos jogos à chuva em planícies de aluvião. Houve ali vezes que eu não sabia se o Gaitan ia marcar cantos se ia caçar robalos.

E agora revivam lá na vossa cabeça o último mês. Um dos melhores meses da história do nosso Benfica e um dos meses menos produtivos na história de Portugal:

2 comentários:

  1. Em grande, Matts!
    Tu....e os Gloriosos!

    ResponderEliminar
  2. Tu deves ter uma folha de excel que atualizas no final de cada jogo com todos os dados que achas interessantes, ou isso ou uma memória infindável. Seja uma coisa ou outra... eu quero.
    E depois destes meses com os níveis de ansiedade altíssimos o que aconselhas?
    Banhos de mar? Cachaças? Comprar dicionários? Ou rever os jogos do ano enquanto brincam ao Mundial?

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?