quarta-feira, 21 de maio de 2014

A xenofobia e o Benfica





O futebol é o único sítio onde uma pessoa pode andar a dizer coisas xenófobas sem ser preso. Imaginem um administrador chegar a uma empresa e dizer: “Mas o que é isto? Isto é só estrangeiros pa! Não pode ser! Temos que ter mais Portugueses!”“Eu prometo uma empresa só de Portugueses! Vou correr com os estrangeiros todos!"

Isto é apenas uma versão aligeirada da expressão mais racialmente carregada “Mas o que é isto? Isto é só pretos pá! Não pode ser! Temos que ter mais brancos!”

Xenofobia e racismo são uma manifestação do mesmo medo e do mesmo preconceito. São a mesma coisa e o mesmo mal. Não deixa de ser curioso que o racismo seja um tema tão tabu enquanto a xenofobia é usada diariamente de forma corriqueira no futebol em Portugal e no Benfica em particular. 

"O Benfica entra em campo sem nenhum Português em campo!". É só trocar a palavra "Português" por "branco" para perceberem a idiotice que isto é. 

No Benfica têm que jogar os melhores. Se os melhores são os putos portugueses da equipa B e não compensa ir gastar dinheiro a ir buscar estrangeiros, então está bem. Mas não me venham com conversas que temos que ter mais portugueses só porque sim porque para mim isso é um insulto aos jogadores e treinadores estrangeiros que fizeram do Benfica o gigante que é hoje. E é também um insulto para os milhões de estrangeiros que são adeptos do Benfica.

Como um gajo que já trabalha fora de Portugal há 4 ou 5 anos, já nem sei o que a palavra "estrangeiro" quer dizer. Aqui em Londres, por exemplo, os "estrangeiros" são mais de 50% da população. 

Curem-se. Os melhores jogadores e treinadores do mundo podem vir de onde eles quiserem... desde que acabem no Benfica. 

8 comentários:

  1. Tão transparente e mesmo assim há quem não perceba!

    ResponderEliminar
  2. Também não quero saber da nacionalidade de ninguém. Para mais o Benfica é um clube de todo o mundo. Mas a puta da cs avençada em portugal, está sempre a malhar no Benfica, ou porque tem poucos portugueses, ou poucos da formação e crl que os foda. Para arrear no Benfica tudo serve, inclusivé isso dos portugueses...esquecendo que até meados da década de 70 no Benfica só jogavam atletas portugueses..e fomos BICAMPEÕES EUROPEUS só com jogadores PORTUGUESES!
    Agora quero lá saber, o que importa é que honrem o Manto Sagrado!
    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  3. fg nunca tinha pensado nisso...cambada de xenofobos pah! Mas mais a serio eu percebo que por exemplo no jogo com o Sevilla o argumento era que se eles têm portugueses e ganham a um clube português, logo os portugueses que têm, têm qualidade e o SLB ou outro clube é parvo por não os aproveitar.

    ps: Mats, perdoa-me, é se calhar foi um erro não intencional mas permite-me a correcção. "À 5 anos." Nestes casos tem de ser sempre com H antes.

    cumps

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas João. Epá, este erro foi mesmo à emigra. Agora só falta voltar para Portugal e construir uma casa cheia de azulejos na parte de fora. Já está corrigido. Abraço!

      Eliminar
    2. XD grd resposta! continua com força campeão, para mais um ano glorioso! abr

      Eliminar
  4. Muito bom, Mats! Parabéns pelo post e blog. Venho cá sempre espreitar, pq gosto, mas nunca comentei. Acertaste na mouche...cambada de xenófobos da pior espécie, a dissimulada. Pena que alguns deles sejam dos nossos, mas ao sermos tantos...
    Nasci qd o Eusébio ganhou a 1ª Bota de Ouro e a 1ª vez q fui à Luz, marcou 4 e ganhou a 2ª. A partir daí, foram 25 anos quase sem falhar um jogo no 3º Anel.
    Como tal, lembro-me bem da chegada do Jorge Gomes, César, Filipovic e seguintes. Grande passo e grande alegria para mim, que por via dos idiomas, sempre tive fascínio por outros povos e outras culturas mas sempre senti que muitos de nós, Portugueses, não são tão abertos como se auto-proclamam, infelizmente, sendo que alguns deles são da nossa cor.
    Por isso acabei tb por ir parar aí a Londres, não levado pela crise, mas sim pela aventura. Era o q muita desta gentinha deveria fazer, uma vez na vida, só para expandirem, um pouco que fosse, os horizontes...
    Vivó Benfica, aqui e em qualquer lugar, com ou sem Portugueses!! ;)

    ResponderEliminar
  5. Boas! Parabéns pelo blog! Gostava só de referir que quem critica tanto pela falta de tugas no Benfica dps não se importa de meter estrangeiros na Seleção Nacional... É tudo uma questão de interesses! Agora que até já somos Campeões sem guarda-redes Portugueses ninguém nos pára (a não ser a uefa....)!
    Cumps

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?