domingo, 5 de janeiro de 2014

Obrigado, DEUSÉBIO!






Eusébio. O homem que me tornou, direta ou indiretamente, não importa, um benfiquista. Recordo-me de, em miúdo, ouvir falar de Eusébio. Os seus feitos não tinham paralelo. Pelos vídeos, conseguia ter uma ideia daquilo que ele tinha sido enquanto jogador, do quanto ele elevou o nome do Benfica. Mas eu preferia recorrer à imaginação. Àqueles jogos dos quais não há registo em vídeo, onde eu apenas podia imaginar. E imaginava, um Eusébio todo-poderoso, que punha as pernas dos defesas a tremer e que trazia a alegria a cada pessoa no estádio onde ele jogava. Uma espécie de Deus, com o seu manto vermelho vestido, a fazer o impossível por onde passava.

Eusébio. Dou graças a ele, e eternamente ficarei grato, por ser benfiquista. Foi ele que levou o Benfica e Portugal ao mundo. Foi ele que me fez acreditar que não há melhor que o Benfica. Se há alguém que consegue personificar o Glorioso que há no nome Benfica, é ele. Se há alguém que consegue igualar-se à grandeza de um clube, é ele. Até porque foi ele que levou o clube a essa grandeza. A essa glória. Por alguma razão ele era (e sempre será) o Rei.

Eusébio. Durante o dia, pensei e repensei no que escrever. Queria, acima de tudo, agradecer e homenagear Eusébio. Sei que um simples texto num blog, um livro ou até pintar todas as paredes do mundo com os seus feitos não é suficiente. Sei que nunca poderei elevar o nome Benfica onde Eusébio elevou. Palavras e textos nunca chegarão perto disso. A única coisa que podemos, nós adeptos, fazer para honrar e homenagear o seu nome é recordá-lo por aquilo que ele nos deu e manter o Benfica, Glorioso.

Eusébio. Contigo, cada pedaço do meu benfiquismo ficou de luto. Mas não morreu. Aliás, tenho a sensação que o meu benfiquismo ficou mais forte. Porque se não estás cá tu para continuar a elevar o nome do Benfica, estamos cá todos nós, prontos a fazer isso por ti. Porque um dia fizeste isso por nós. A alma de Eusébio viverá, para sempre, naquele símbolo, naquela camisola encarnada, naquele estádio e nos corações de todos nós. Sei que isto não é o suficiente para te agradecer por tudo aquilo que fizeste por nós. Mas é o que posso e consigo neste momento. Obrigado, Eusébio!

1 comentário:

  1. Que dias tristes estes...

    Não deixa no entanto de ser apropriado que o eterno King encontre o seu local de descanso eterno no dia de Reis. A vida tem mesmo contornos inexplicáveis.

    Até sempre, herói. O último Rei de Portugal.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?