segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Eusébio, para mim, apenas mudaste de lugar!






É com uma estranheza, quase um incómodo, que me despeço do King. Ontem acordei, liguei a televisão e o pc, como faço quase sempre aos fins-de-semana, e vejo um post a dizer "Até já King"...até o meu estômago deu uma volta...coloquei logo a televisão num canal de notícias e tentei ver na internet se não era uma partida parva. Era mesmo verdade, o Eusébio tinha perdido de vez a luta contra o seu fraco e cansado coração. Não é justo!!! Como disse o Ricardo Araújo Pereira, é cedo demais, porque se Eusébio era uma divindade, era suposto viver mais tempo, ou eternamente!

Lembro-me de ser miúdo, com 9 anos, e ir passar férias ao Algarve com os meus pais, a Vilamoura. O melhor dessas férias, para mim, não era a praia nem as piscinas nem nada do género...era quando à noite saíamos para beber café e íamos invariavelmente até à marina de Vilamoura.

Para mim aquilo era a Disneyland! E o meu pai fazia de mim o seu bode expiatório, para se divertir comigo a apreciar os grandes carros que lá paravam e os jogadores de futebol que se juntavam em convívios, nos bares.

Lembro-me perfeitamente da vez em que tive o prazer de conhecer o Eusébio. Andava eu com o meu pai, na nossa "passeata", quando ele se vira para mim e pergunta: "João, sabes quem é aquele senhor que ali está sentado?", eu olhei e à primeira vista "apenas" vi o Rui Costa...mas depois olhei para o lado e lá estava ele, sentado a conversar com outras pessoas. O meu pai desafiou-me logo a ir lá, com o meu "caderninho", pedir um autógrafo, mas eu estava todo borrado...aquele não era um jogador qualquer ao qual se pede um autógrafo...aquele era o Eusébio! Muitas histórias tinha eu ouvido do meu pai sobre o Pantera Negra...uma máquina! Um autêntico F16 apontado às balizas adversárias, que disparava mísseis da sua bota direita, onde descansava sempre a sua moedinha da sorte!
Depois de muito encorajamento, lá fui. Cheguei perto da mesa onde ele estava e pedi se ele me podia dar um autógrafo.
Ele, prontamente, interrompeu a conversa que estava a ter, chegou a sua cadeira para trás e perguntou-me o nome. Eu respondi, e ele disse para eu me sentar ao colo dele, para conversarmos um bocadinho. O meu pai babava-se de emoção enquanto eu falava com o grande King, tal como avô e neto. Depois do autógrafo e de uma conversa, ele levantou-se e apresentou-me o Rui Costa, que tirou uma fotografia comigo e ainda o Guardiola, que lá estava por perto. Despedi-me dele com um aperto de mão e fui todo contente à minha vida!

Eusébio, nunca esquecerei esse dia, nunca esquecerei que te conheci, que por breves momentos fui teu "amigo", que ainda hoje sinto orgulho naquele pedaço de papel autografado! Eras e serás sempre uma estrela a brilhar pelo teu Benfica e pela nossa selecção!

Para mim não morreste, nunca morrerás, apenas decidiste mudar de lugar, para um sítio melhor!

Um grande abraço do teu amigo,

João




3 comentários:

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?