Ooooooohhhhhhh o Campeão voltou!
O tasco tem estado um pouco parado nos últimos tempos. Os escribas ainda estão de ressaca e só a partir do próximo mês de Agosto provavelmente podemos ver um artigo minimamente interessante. A verdade é que é muito mais fácil escrever quando é para reclamar do que para festejar. O festejo é principalmente sentido e depois de uma época destas, não haveria palavras suficientes para descrever a felicidade que nos percorre. Até o Bueno está sem palavras de tão boa que foi a época do Glorioso (e ele é sportinguista...).
É verdade que podia ter sido ainda melhor e a final da Liga Europa doeu a todos nós. Não terá doído tanto como a do ano passado, até pelas circunstâncias, mas custou na mesma. Tendo em conta até o trabalho que tivemos para eliminar a favoritíssima Juventus. Mas não foi isso que tornou esta época menos especial ou histórica. Apenas a tornou menos recheada. Porém, será sempre histórica.
Final de época, altura de fazer a avaliação individual de cada um, numa época fantástica.
Artur - começou como titular mas todos nós queríamos que o titular fosse o outro. Parece muito bom profissional e pessoa, esteve fantástico na primeira época, mas a última temporada afetou-o demasiado. Estava completamente destruído psicologicamente e isso notava-se na insegurança que passava cá para fora. Sou da opinião que deve sair, até para procurar a sua própria sorte, porque aqui será suplente.
Oblak - tornou-se nesta época aquele guarda-redes que queríamos que fosse. Época muito boa, com uma segurança tremenda (ir a Turim numa meia-final europeia fazer o que ele fez não é para todos, quanto mais para um miúdo) e ainda hoje na Taça nos ajudou quando mais precisávamos. Sem dúvida o melhor desde Preud'homme, com muita margem de progressão e uma certeza para o futuro. Temos finalmente guarda-redes.
Paulo Lopes - pode não ser o melhor guarda-redes, mas é o melhor a festejar. Transporta com ele ainda um restinho da nossa mística e é indispensável no nosso balneário. É renovar até quando ele quiser.
Luisão - a melhor época do capitão no Benfica. Sempre certo e muitas vezes decisivo, fez muitos jogos este ano e esteve fantástico em todos. E ainda teve força para levantar as taças...
Garay - mais uma fantástica temporada! Muita classe e rapidez na defesa e alguns golos importantes. Será, muito provavelmente, um dos jogadores que sai no Verão.
Jardel - tornou-se no jogo com o Guimarães, num dos mais adorados do plantel. Sabe o seu lugar na equipa e cumpre quando é chamado. Acredito que fique cá muitos anos. Fantástico profissional e um jogador em crescimento.
Steven - apenas a ressalvar o facto do seu apelido ser Vitória.
Maxi Pereira - usa cada vez menos a cabeça e cada vez mais o coração e isso por vezes prejudica-o e à equipa. Mas nunca irei criticar um jogador que dá tudo em campo e por isso Maxi merece todo o meu respeito. Grande Maxi!
André Almeida - começou mais uma época como quarta ou quinta opção para cada posição e acabou a titular. É um "tapa-buracos" que gosto muito de ver jogar. Não é o mais forte tecnicamente mas sabe o que faz. Que fique por cá muitos anos que tem sempre o final de época reservado para jogar.
Sílvio - fez uma época em crescendo e preparava-se para ser titular nesta fase final da temporada mas, mais uma vez, as lesões complicaram-lhe a vida. Faz as duas laterais, é competente e sente o clube. É para voltar para cá para o ano.
Siqueira - dos melhores laterais-esquerdos que tivemos nos últimos anos. Tem apenas o problema de ir quase sempre à maluco em cada lance, mas preencheu com qualidade uma das nossas lacunas. Dependendo do preço pedido, merece cá estar para o ano.
Cortez - a esfregona com mais títulos num só ano desde Ruud Gullit.
Matic - enquanto cá esteve, foi sempre dos melhores. É campeão e merece.
Fejsa - substituiu muito bem Matic, tendo em conta até o peso que era. É muito diferente do agora jogador do Chelsea, mas tem muita qualidade e foi muito importante. Pena a lesão no final da época. Excelente surpresa.
Ruben Amorim - uma peça que faltou na temporada passada. Jogador sempre útil, com excelente posicionamento e capacidade de passe. Fez uma excelente época e tem de ficar no plantel para a próxima época.
André Gomes - esquecemo-nos muitas vezes que tem apenas 20 anos e muito para aprender (o ataque a que foi sujeito depois da final da Liga Europa é claramente exagerado). Precisa de ter mais raça e vontade, porque qualidade tem.
Enzo Perez - raça, vontade, qualidade... Tem tudo o que um jogador do Benfica deve ter e ainda mais. Carregou-nos para os títulos este ano e ainda hoje acabou o jogo a coxear e em claras dificuldades. Mas quis lá estar e isso resume quem é o Enzo. Que fique cá por muito tempo, já merece até ser um dos sub-capitães.
Markovic - chegou como promessa mas é dos muitos que nos vai fazer passar as férias a rezar para que não saia. A partir do momento em que aprendeu que tem de defender, tornou-se num dos nossos melhores jogadores. Ainda é muito novo e tem uma grande margem de progressão. Fantástico jogador!
Salvio - época complicada devido às lesões. Nunca virou a cara à luta e quis ajudar a equipa neste final de temporada. Um dos nossos, que merece os títulos conquistados. Que descanse agora e regresse com a vontade toda.
Sulejmani - jogador que tenta jogar pela certa, mas sem a qualidade de Salvio, Markovic e Gaitán. Ainda assim, fez uma época razoável e mostrou bons pormenores.
Ivan Cavaleiro - com tanta lesão nas alas, foi preciso recorrer à equipa B. Ivan nunca será um enorme jogador, mas pode dar um contributo importante. É rápido e aparece bem a finalizar. Tem tudo para crescer no Benfica.
Gaitán - um autêntico mágico, que juntou à sua enorme qualidade, a responsabilidade tática. E quando assim é, temos um jogador fantástico no seu pleno. Gaitán é sem dúvida um dos grandes obreiros do campeonato e merece-o por completo. Mais um que merece rezas durante o Verão para cá ficar.
Ola John - este rapaz é capaz de dar azar. Enquanto cá esteve, não ganhamos um bacalhau. E ainda foi tentar ver se o Hamburgo descia. Mas tem qualidade, basta-lhe acordar. Não vais ser puto toda a vida, Ola...
Djuricic - depois de tanta expectativa à sua volta, achou que só valia a pena jogar no Dragão. Ou seja, fez o contrário do resto dos colegas...
Rodrigo - o Bruno Alves mandou-lhe finalmente a perna que ele tinha deixado na Rússia (não deve dar jeito na Turquia) e o rapaz explodiu. Ou isso ou ser vendido por tanto milhão deu-lhe essa confiança. Muito boa época. Ainda tenho uma leve esperança que cá fique.
Lima - tantas vezes me chateei com ele e disse que não dava para jogar sempre. Aproveito para, aqui mesmo, me penitenciar. Foi de uma magnitude gigantesca (e só mais tarde percebi isso) a sua importância para o título. Foi o que Cardozo era noutras épocas, aquele que cansava os defesas, levava porrada e resolvia no fim. Devemos-lhe muito. Obrigado Lima!
Cardozo - acabou por ser essencial no início da época, ao aguentar-nos, apesar de no Verão o darem como certo na Turquia. Lesionou-se e nunca mais apanhou o comboio da equipa. Foi na sua pior época no Benfica, que foi mais acarinhado. Irónico...
Funes Mori - não fui muito naquela ideia do deitar abaixo antes de ver e não mudo a minha opinião agora. É um avançado que se mexe bem, tem qualidade técnica. Em suma, é bom jogador. Nunca será uma estrela, mas é útil. Para o ano deverá ser mais utilizado.
Jorge Jesus - estes títulos são, em grande parte dele. Fui dos poucos que quis que ele continuasse e congratulo-me, apesar de perceber as razões de quem queria que se fosse embora. Agora, se calhar até vai, quando ninguém quer. Obrigado JJ!
Concordando com praticamente tudo deixo só uma ressalva no Oblak ser o melhor depois de Preud'homme, acredito que o venha a ser (ou até talvez melhor..Não seja pedir muito!lol), mas ainda hoje depois de Preud'homme, para mim, vem o saudoso Robert Enke que infelizmente já não está entre nós.
ResponderEliminarMas com Oblak temos guarda-redes!
André
Estive lá hoje no jamor e como é óbvio ainda não há condições para fazer artigo.
ResponderEliminarFicará para os próximos dias algo para sair no entanto, prometo!
O JJ é como naquele filme da Disney "enquanto não quererem que fique é porque precisam de mim,quando já quiserem que fique e já não precisarem de mim vou-me embora"Viva o Glorioso,Viva o Benfica!!!Benfiquista do Norte
ResponderEliminar