sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Nem tudo são (Miguel) Rosas





Parece que cabe ao PLCI fazer o óbvio, que é colocar Bernardo Silva e Miguel Rosa na mesma frase.

Começo pelo meu desejo, que é que eles tenham dois caminhos muito diferentes. Contudo, não faz sentido ignorar que há muito de similar no percurso de ambos e nas expectativas que criam junto dos adeptos encarnados. 

Miguel Rosa juntou-se ás camadas jovens do Benfica em 1998 com 9 anos e lá se manteve nos 10 anos seguintes. Em 2008 é emprestado ao Estoril, no ano seguinte ao Carregado e nos 2 anos seguintes ao Belenenses. Em 2011 e 2013 ganha o prémio de jogador mais valioso da segunda liga (pelo meio, em 2012, ganha o prémio de Jogador Revelação da segunda liga? Como assim?).

Miguel Rosa foi internacional  português pelos sub17, sub18 e sub19, mas nunca pelos sub21 ou pela equipa sénior. Por estes dias, Miguel Rosa conta 25 anos e joga pelo Belenenses.

Para quem seguiu de perto o percurso de Miguel Rosa pelo Benfica, era quase um crime este jogador nunca ter sido incluído no plantel principal. Muito foi escrito sobre este assunto. Teorias de conspirações anti-Miguel Rosa, críticas a uma estrutura e a um treinador que sempre lhe negaram o estrelato que lhe estava reservado por direito (quase) divino.

Também muito foi escrito no sentido contrário: que o treinador é que sabia se ele tinha ou não valor para o Benfica e que o Benfica não lhe devia nada.

Aos 25 anos e depois de uma boa, mas nada de especial, temporada no Belenenses, Miguel Rosa parece estar no lugar que é o seu: um jogador médio numa equipa secundária do campeonato nacional. 

Em 5 anos de Jesus terão sido lançados Miguel Victor, André Almeida, Luis Martins (1 jogo), David Simão (2 jogos) Roderick (demasiados jogos), André Gomes, Oblak, Ivan Cavaleiro, Nelson Oliveira. 9 jogadores vindos da formação em 5 anos a quem foi dada a oportunidade de treinar com os seniores e de jogar pela equipa principal. Se me tiver esquecido de alguém, avisem.

Onde estão eles agora?
  • Miguel Victor (PAOK), Luis Martins (Gil Vicente), David Simão (Arouca), Roderick (Rio Ave): Jogadores médios em equipas médias. 
  • André Gomes e Oblak: Trutas, usados e vendidos como tal, depois de alguns empréstimos. 
  • Nelson Oliveira, Ivan Cavaleiro e André Almeida: Jogadores úteis no presente Benfica, mas nenhum é a chamada “truta”. 
Por comparação, importa referir também que nos últimos 5 anos foram utilizados muitos jogadores que chegaram do estrangeiro e agora estão em clubes médios noutras paragens (bem mais que 9…30?).

Olhando por outro prisma, nos 5 anos de Jorge Jesus no Benfica, nenhum jogador saiu do Benfica pela porta pequena para se ir tornar uma truta noutro lado qualquer (isto já contando com todos os atletas à sua disposição). Leiam lá esta frase outra vez que isto é importante. Nem um!

E nós, os adeptos do Benfica, pelo menos somos de confiança a descobrir trutas que mais ninguém vê ou nós deixávamos sair as trutas? Enzo Peres, Matic…tínhamos deixado sair pelo menos estes dois. Não, não somos de grande confiança neste aspecto. 

Resumindo todos estes factos acima descritos:
  • Nos últimos 5 anos, a formação Benfiquista não formou as 5 ou 6 trutas que pudessem ter sido a espinha dorsal de um Benfica Campeão. As evidencias mostram que se formaram jogadores médios para equipas médias.
  • Se tens talento médio, o Jorge Jesus potencia-te para um talento médio+ mas nunca para um nível truta. Entre jogadores de nível médio, JJ parece ter uma predilecção para apostar em quem vem de fora.
  • O adepto Benfiquista tem a tendência de ver estrelas onde elas não existem (Miguel Victor), e de não ver estrelas onde elas existem (Enzo…).
  • O JJ tem tendência de ver estrelas onde elas não existem (Emerson) mas nunca o contrário.
E como é que isto influencia a minha opinião sobre este assunto?
  • A formação do Benfica continuará a formar uma multidão de jogadores que terão como destino natural equipas médias de Portugal. Se houver talento muito acima da média na formação, Jorge Jesus irá explorá-lo. Espero que este talento lá esteja mas sou céptico quando este talento é anunciado por adeptos do meu clube e ignorado pelo meu treinador. A realidade dos últimos 5 anos é que se tivéssemos apostado principalmente na formação para suprir necessidades da equipa titular teríamos tido equipas muito piores do que as que tivemos. 
  • O Benfica pode ter no plantel vários jogadores de nível médio vindos da formação mas um plantel de nível médio não chega para o Benfica ser campeão. Ter feito toda a carreira no Benfica e ser um gajo porreiro como o Miguel Rosa não chega. Entre jogadores claramente medianos, em principio faz mais sentido apostar na prata da casa e diria que JJ poderia fazer mais isto. Faz sem duvida mais sentido do que o camião de jogadores médios que costuma chegar do estrangeiro no Verão...mas um camião de melancias também faz mais sentido do que isso. De qualquer maneira, não é na origem dos jogadores medianos que está a razão de o Benfica ser campeão ou não. Jogadores medianos são úteis e também podem ser um problema mas nunca serão a solução.
Sobre Bernardo Silva em particular, este plantel é tão miserável em criatividade na frente de ataque, que seja ele médio+ ou truta, para mim teria sempre lugar. Um grande abraço Bernardo Silva e que não tenhas nada a ver com o Miguel Rosa. Força aí!

CARREGA BENFICA!

13 comentários:

  1. Grande post sobre o assunto.

    Nem mais. Até já chateia a falta de confiança na equipa técnica...

    ResponderEliminar
  2. Primeira vez que venho a este blog, e só tenho uma coisa a dizer: MUITO OBRIGADO. Posso não concordar com bolha do que escreves, mas ao menos fazes-me rir de caraças xD os posts são demais!

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está um tópico... TOTALMENTE ERRADO! Lamento...

    Começo por uma frase do Carlos Dinis, que conhece a formação melhor que eu e tu juntos:

    "é preciso formar e a formação deve ter «qualidade de treino», sim senhor, mas os futebolistas só se desenvolvem quando jogam com os melhores e os mais capazes".
    http://leitor.expresso.pt/#library/expressodiario/29-07-2014/caderno-1/temas-principais/03_TP-SUB-19

    Portanto acho que com isto já te explico essa TRETA PEGADA que é a puta da teoria de que os jogadores saem do Benfica por não ser aposta e chegam ao Belenenses e são os melhores do campeonato.

    Se achas que um jogador em formação ainda fica um craque a jogar no Belenenses, Beira-Mar ou Rio Ave... lamento! Não percebes a ponta de um corno disto.

    Digo-te mais: Todos a quem fizeres isso... vão continuar a ficar à porta do que poderiam ser.

    Se isso assim não fosse, para que serviam as equipas B? Pois eh... dá trabalho pensar nisto, não é?

    Dito isto, estou certo que o Miguel Rosa tem tanto ou mais valor, por exemplo, que o Ruben Amorim. Não tenho duvida nenhuma que o Miguel, o Danilo e o Nelson, com um treinador decente neste aspecto, seriam ainda hoje jogadores do Benfica.

    Se o Miguel seria titular? Tanto como o Ruben o é...! Algumas vezes sim, noutras alturas nem por isso. Talvez menos que mais.

    mas quantos lá tens assim que jogam tanto ou menos que o Miguel e recebem 10x mais?

    Pois é! Se me disseres "ou fico com o Enzo ou com o Miguel, não ha lugar para os dois no autocarro" oh meu caro, mas não há duvidas. Agora... jogo com o Talisca porque o Bernardo não tem qualidade? Jogo com o Derley ou o Jara porque o Oliveira nao presta? Gasto 2M no Luis Felipe porque o Cancelo é mau?

    Nao me gozem...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uau, hoje temos celebridades aqui no tasco! Primeiro que tudo, Benfica by GB eu sei que no teu blogue tu estás habituado a ser atacado por malta que não tem o mínimo respeito pela lógica da argumentação, mas eu garanto-te que aqui não é o caso - portanto poupa-me a caps locks e a "lamentos" e os "pensar já dá trabalho" e merdas do género. Segundo, tu levantas dois pontos. Um que é interessante e diferente e um que é uma repetição do que eu tinha escrito.

      1) Um jogador com potencial para ser uma estrela pode ser queimado se não for utilizado no Benfica na idade certa. Equipas B e empréstimos queimam o potencial de um jogador. É um ponto interessante e que pode muito bem ser verdade, mas é um ponto que curiosamente não pode ser baseado em exemplos práticos. Mesmo que isto seja verdade, custa-me a acreditar que haja muita gente que caiba nesta categoria. Se houvesse muita gente nesta categoria, de certeza que agora tinhas aí pelo menos 1 gajo que tivesse conseguido ultrapassar o queimanço e se fez estrela noutro lado. Mas não tens. Nos últimos 5 anos, nem 1. Será o queimanço assim tão extremo? Sinceramente, com equipas B e com empréstimos onde possam jogar regularmente, não me parece.

      2) Jogadores médios por jogadores médios, mais valia apostar nos putos da formação. Isto está escrito no meu texto. Não era preciso repetir.

      É claro que a discussão não é simples, que é difícil dar exemplos, e que é muito redutor estar a falar do potencial dos jogadores como sendo “médio” ou “estrelas” como se eles viessem em categorias e não num continuo de talento. Há muito por onde pegar aqui, e eu agradeço que fomentes a discussão neste tópico, aqui e no teu blogue. Um grande abraço e estás sempre convidado a voltar.

      Eliminar
    2. Errado! A geração do Miguel Rosa é a primeira geração que nasce depois de a formação ter ficado sem condições de trabalho. A equipa do Miguel é a primeira geração que nasce com dois anos a trabalhar no Seixal.

      Portanto é demagogia ir antes disso.

      O que não fazes é olhar para o "depois". Ou seja, o segundo melhor jogador do Mundial Sub20 não tem lugar? O primeiro joga no Chelsea... O único da selecção desse mundial que entrou no 11 da Fifa não tem lugar? De 11 8 estão a jogar agora ao mais alto nível...

      O Bernardo não tem lugar? O Cancelo? Êh pah...

      O que fez o Sulejmani que o Ivan não tenha feito?

      Continuo?

      Eliminar
    3. Benfica by GB, não percebo nada da primeira frase. Quando eu digo que com Jesus ninguém saiu pelo porta pequena para se ir tornar truta noutra lado, estou a incluir toda a gente, e não só os putos da formação (isto está no texto original). Como tal, o meu ponto mantém-se inalterado.

      - não consigo encontrar esse onze ideal do Mundial Sub20. Se voltares aqui, deixa aí o link porque já agora gostava de ver quem são os 11.

      - dizeres coisas como "O Bernardo e o Cancelo não tem lugar?" demonstra má fé na discussão porque essa nunca foi a minha posição. O post original prova isso.

      Ou seja, para mim, as conclusões mantêm-se inalteradas. Ao fim de 5 anos o Jorge Jesus ainda não deixou escapar nenhum jogador com muito potencial. Até agora, ainda só saíram jogadores médios da formação. Obviamente que os melhores destes, ainda que médios, tinham lugar no plantel. Contudo, olhando para o historial de JJ e de adeptos, tenho mais razões para desconfiar dos adeptos do que do JJ no que toca a avaliação de jogadores da formação.

      Abraço!

      Eliminar
    4. A tua resposta está aqui:

      http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/08/a-ou-se-preferirem-seixal.html

      Eliminar
    5. Sobre o Danilo

      visaodemercado.blogspot.pt/2011/08/mundial-sub-20-garra-talento-e-coragem.html

      Eliminar
    6. Benfica by GB, porque raio não dás o benefício da dúvida ao JJ? Achas que se o SLB tiver um puto com o potencial do Markovic o JJ não o usa? E se o JJ não o usar, não tinha ido para outro lado e estoirar? Não consegues mesmo conceber que o Miguel Rosa não tinha, de facto, potencial para ser um jogador bom? Ou achas que foi a falta de aposta do JJ que o tornou o jogador que é hoje? Não achas que se tivesse tanto potencial não havia uma equipa que o vinha buscar? Repara na situação do Ronny Lopes. Puto com muitíssimo potencial, o melhor daquela camada do SLB e foi logo pescado. Mais nenhum foi, e sabes porque? Porque não apresentam o potencial de super trutas. E dos putos, só tens o Bernardo com algum potencial para ser um jogador bom (esquece lá o Cavaleiro/Cancelo). Mas a situação dele é mais delicada, já que tem o azar da especificidade dele não se adequar ao modelo do JJ.

      Agora, o exemplo de torrar 2M no Filipe Luís e não usar a "cantera"? Acho que toda a gente está de acordo neste ponto.

      Eliminar
  4. Benfica GB, numa coisa ele tem razão: os jogadores sairam do Benfica e nao se encontram em equipas de topo...tudo bem, nao evoluiram, e até posso concordar contigo quando dizes que evoluir no Benfica é diferente de evoluir no Olivais e Moscavide. Mas a questão mais nenhuma equipa decente encontrou sequer potencial nos jogadores para os tentarem fazer evoluir. Não nos enganemos, o André Gomes ainda hoje é um cepo comparado com muitos dos jogadores do Benfica, mas ali há potencial e o Valência aproveitou esse potencial...qual vai ser o destino destes? Ou muito me engano ou seguirão o caminho de Miguel Rosa. Infelizmente, concordo contigo, o treinador deveria apostar mais neles em vez de apostar em alguns cepos que o Benfica tem. Mas não nos enganemos, nenhum deles tem estofo para ser titular nesta altura...se a sua aposta fosse gradual, talvez daqui a 2 ou 3 anos agarrassem o lugar

    ResponderEliminar
  5. Esta é uma opinião estruturada e baseada mais em factos do que em crenças, como tal deve ser tida em conta. Eu de um modo geral estou de acordo com tudo o que li.
    Já agora parabéns por terem a coragem de não censurarem comentários incómodos e a inteligência para lhes responder sem insultos. Ao contrário do que tantas vezes acontece num outro blog (tido por celebre).

    ResponderEliminar
  6. As de escrever convêm saber para não dizer asneiras...o David Simão vai para a segunda época no Arouca. O Oblak é tudo menos da formação do SLB. Tanta asneira junta que só consegui ler o 1o parágrafo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge. David Simão já está alterado. O Oblak (que aparece no oitavo parágrafo) chegou ao Benfica em 2010 com 17 anos. Para o propósito da discussão, dizer que um jogador que está no Benfica desde os 17 anos conta como se fosse da formação não me parece descabido. Abraço

      Eliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?