segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Contenção de Dolos





Houve dolo? Não houve dolo? No ano passado 3 minutos de atraso deixaram o Bruno de Carvalho à beira de um ataque nervos. Se Bruno fosse daquelas pessoas que comem quando ficam nervosas, tinha sido um problema. No final, parece que não houve dolo nenhum mas já era tarde demais. A palavra “dolo” já fazia parte do léxico do futeluso. Na ordem alfabética do futeluso, dolo ficou ali entre coca e emplastro. Eu por acaso tinha preferido “fodasse que isso dói” mas pronto, ficou dolo

Voltando ao Benfica. As estrelas do plantel saíram quase todas e as trutas para os substituir estão bem mais atrasadas do que 3 minutos. Se o atraso de 3 minutos foi dolo, o que será este atraso de vida? Um Dolão? Um Super-Dolo? O dolo dos 3 minutos de atraso comparado com isto não é nada mais que um dolinho

Nos anos 60 e 70 os tri-campeonatos do Benfica eram difíceis de gerir e o tetra emperrava sempre. Neste século parece que já nem sabemos gerir um único campeonato ganho. 

Mas enfim, na hora certa a avaliação será feita aos responsáveis por quem de direito… ou não. O que é certo é que o Benfica começa a época com um plantel menos talentoso e profundo que o ano passado. As segundas linhas do ano passado tornaram-se nas primeiras linhas deste ano. As segundas linhas deste ano são o Luis Felipe. 

Não só há menos talento como os potenciais titulares que persistem estão todos no estaleiro por tempo indeterminado: Luisão, Sílvio, Jardel, Fejsa, a confiança do Artur, o potencial do Talisca, o cérebro do Bebé, etc. A coisa está tão negra que há quem ponha o limite da esperança na permanência de 1 jogador! Enzo! Confesso que nem eu estou assim tão pessimista, mas ainda assim a opinião é indicadora do zeitgest Benfiquista nesta pré época. 

Posto isto, algumas decisões terão que ser tomadas porque o dolo tem que ser limitado. Aqui ficam as minhas sugestões. 
  • É um ano atípico mas o Benfica terá que se focar desde o principio em conquistar o campeonato e nada mais. A única coisa que falta a esta pré-temporada é o presidente ou o Jorge Jesus dizerem que “vamos atacar a champions!
  • Mais nenhuma contratação da treta. 
  • Se o Benfica não for capaz de contratar jogadores caros nos próximos anos, então esta época terá que ser usada para fazer crescer ao máximo os putos disponíveis. A ideia é tentar não perder não só o próximo campeonato, como não perder os dois ou três a seguir.
  • A serem contratados ainda umas trutas, então façam lá isso rápido. Só teremos alguma chance de lutar pelo campeonato se conseguirmos não perder a tonelada de pontos que se prevê enquanto a equipa não estabiliza e os lesionados não regressam do estaleiro. 
  • Como a coisa está, mais vale adiar a saída do Gaitan e do Enzo o mais possível. Normalmente saídas no último dia de Agosto ou em Janeiro não fazem sentido, mas ter estes dois pelo menos até Janeiro pode fazer uma diferença positiva. 
  • Eventualmente, tem que se avaliar o que aconteceu para que 3 meses depois de termos sido campeões chegássemos a esta situação e corrigir os processos que nos levaram aqui para que nunca mais aconteça. 
Sobre a avaliação do dolo, isto fica para outro post e provavelmente este não será o momento certo (haverá algum momento errado para identificar o que está errado?) mas deixo já aqui uma achega: 

Como gestor seja de que empresa for, a única maneira de melhorar resultados é melhorar os processos. Desculpar maus processos com bons resultados é meio caminho para o insucesso (ou para a vergonha infinita no caso do Porto). Isto é verdade para o Benfica e para o Ajax, mas também é para a Google, para a Nokia e para todas a empresas que possam pensar. É por isso que os processos fazem parte de qualquer avaliação de departamentos. No caso de uma pré-época do Benfica, dizer que só pode ser avaliada no fim do ano e que quem não está por dentro do Benfica não pode avaliar o processo é simplesmente mentiroso. Dezenas de clubes da dimensão do Benfica fazem um processo perfeitamente comparável todos os anos e à vista de toda a gente. Para além de que as acções da direcção podem ser avaliadas contra a estratégia que eles próprios anunciaram. Alguma avaliação é de facto possível. 

A não ser que quando o vosso filho chega a casa e diga que não estudou nada, que só copiou pelo vizinho do lado mas que mesmo assim passou (à rasca) no exame da terceira classe, vocês respondam: “boa filho. olha que bom” e depois abram mais uma jola.

Desculpar maus processos com bons resultados é meio caminho para o insucesso. Pior, pior só mesmo ignorar os processos por completo quando os resultados são bons. Não, minto, pior mesmo só impedir avaliações de processos. 

VIVA O BENFICA!

2 comentários:

  1. Haja alguém que nos ajude a ver um pouco mais à frente. Tem a certeza que o Benfica não o quer para os seus quadros? Viva o Benfica! SEMPRE!

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?