quarta-feira, 11 de setembro de 2013

King - O melhor de sempre





Anda por aí muita gente chocada (sobretudo adeptos do anti-Benfica, mas não só por incrível que pareça) pelas declarações do King Eusébio ao dizer que se sente triste por ser comparado com Cristiano Ronaldo.

Não compreendo essa gente e só posso dar toda a simpatia ao grande Eusébio. Comparar o melhor jogador de futebol português de todos os tempos com o Cristiano devia ser considerado heresia. 

Vamos lá desmistificar a questão para todas as vertentes:

Vertente estatística:  

Eusébio: 
614 jogos -> 638 golos (S.L.Benfica) 
64 jogos -> 41 golos (Selecção Naciona)   

C. Ronaldo:
494 jogos -> 320 golos (Manchester United e Real) 
106 jogos -> 43 golos (Selecção Nacional)

Pronto. Nem digo mais nada e daqui estamos conversados de quem foi o melhor. 

Eusébio 1 - 0 Ronaldo.

Vertente histórica:

Eusébio ganhou uma champions, Ronaldo até agora também ainda só ganhou uma. Ambos conquistaram um grande número de campeonatos nacionais sendo que o Ronaldo só não ganhou no Sporting mas também ninguém o pode levar a mal por isso. O Eusébio também não o ganhou no Beira-Mar que é praticamente do mesmo nível.

Eusébio levou a selecção literalmente às costas um Mundial inteiro até ao terceiro lugar. Até agora o melhor que o Ronaldo conseguiu foram alguns golos e um belo punhado de exibições miseráveis em fases finais (e não só, ele é bom mesmo é nos amigáveis....Oi? Pauleta anyone?) com a selecção. Até o Deco foi mais importante nas fases finais mais recente que disputámos. Veremos se nos apuramos para este mundial e o que fará Ronaldo.

Portanto para mim até ao dia em que o Ronaldo realmente mostrar na selecção o que faz nos clubes (que até hoje não mostrou, não me venham com merdas) continua muito atrás da influência que teve Eusébio na mesma.

Eusébio 2 - 0 Ronaldo

Vertente física/técnica 

A grande arma de todos os "defensores do Ronaldo. Ele tecnicamente é muito evoluído, fisicamente é um animal. É bom em várias posições blá blá blá....tudo verdade! Ninguém o discute.

O que esta malta não se lembra (ou não sabe) é que nos anos 60 não haviam substituições (confirmem à vontade), as bolas eram basicamente de pano, as chuteiras idem (não eram as nike ultra super mach 40 power), e basicamente a canela era até ao pescoço.

Tendo em conta isto vejam o que o King faz em termos de corrida em sprint, controle de bola em corrida e drible:




Isto meus amigos ainda hoje em dia é dado como exemplo em muitas escolas de futebol por esse mundo fora. Correr e controlar a bola de 2 em 2 passos com um toque desde atrás do meio campo até à pequena área com meia dúzia de coreanos a dar porrada pelo caminho não era coisa que o menino Ronaldo fizesse. 

O Ronaldo já estava no chão a reclamar um amarelo 10 metros a seguir ao circulo central. Nunca vi o Ronaldo com este tipo de técnica e controle de bola. Ele é mais mete para a frente e corre. Ou faz fintas e rabias a meio campo que normalmente acabam num passe para o lado (vejam aquela genial finta contra a Irlanda e o resultado prático dela...0).


Posto isto:  Eusébio 3 - 0 Ronaldo

Não me interpretem mal. Ronaldo é um óptimo jogador. De longe o melhor Europeu da actualidade mas Eusébio, Pelé e Maradona eram de outro nível. E não vai ser nem Ronaldo, nem Messi nem Neymar que vão conseguir destronar os seus compatriotas como os melhores de sempre nos seus países.





P.S. - E o Eusébio tinha muito mais estilo...olhem lá para isto!



13 comentários:

  1. A Irlanda do Norte perdeu ontem contra o Luxemburgo 3-2...

    E ja no 1º jogo nao tinha ganho em casa...

    Tanta coisa porque Ronaldo marcou 3 à Irlanda...


    ResponderEliminar
  2. é mesmo uma heresia.. King só há um EUSÈBIO....

    ResponderEliminar
  3. é mesmo uma heresia.. King só há um EUSÈBIO....

    ResponderEliminar
  4. AHHAHA o grande King que acabou a carreira no Beira-Mar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Ronaldo também começou a dele no Sporting mas não deixa de ser bom jogador apesar dessa enorme falha curricular.

      Eliminar
    2. @João Cardoso 14:25

      Se não fosses tão rasteirinho tal como as todas lagartixas, saberias que o genial g.redes do teu clube de bairro,considerado por muitos o melhor g.redes português de todos os tempos, acabou a sua carreira no famosissimo "Ittihad de Tanger".

      Sim, estou a falar de Carlos Gomes ... palhaço!

      Eliminar
  5. Não se pode ficar conversado sobre a vertende estatística porque dessa forma :

    Fernando Peyroteo
    328 jogos -> 528 golos (Sporting)
    20 jogos -> 14 golos (Portugal)

    E como é natural ninguém considera Peyroteo o melhor de sempre. Os tempos eram outros. Eusébio e Pelé eram geniais, mas no futebol de hoje não jogariam da mesma forma, não iam ter tempo nem espaço para tal. O tal amarelo que o Ronaldo reclamaria aos 10m seria o mesmo que os dois pediriam porque também já tinham levado uma porrada semelhante às que Ronaldo leva.

    Dito isto, tenho pena de não ter visto Eusébio jogar. Mas vou aproveitar para ver o Ronaldo sempre que puder. Não sei quando teremos o próximo ao nível destes 2.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Peyroteo foi de facto o único com números que conseguiram até superar os do Eusébio! Não conheço muito do jogador em si nem vi muitos vídeos antigos mas não tenho a menor dúvida que será o único jogador português que estará próximo de Eusébio!

      Eliminar
  6. benfiquista do coração11 de setembro de 2013 às 19:53

    e o eusébio numa década disputou pelo menos 5 finais dos campeões
    não há comparação

    ResponderEliminar
  7. Para todos os lagartos e tripeiros, sejam anónimos, jornalista ou outra classe qualquer, quando C.Ronaldo marcar 4 golos em 20 minutos como Eusébio o fez contra a Coreia no mundial de '66, aí poderemos discutir. Atenção que o C.Ronaldo, para mim, é o melhor jogador do mundo actualmente!
    O Peyroteo foi grande, rezo-me pelas crónicas de epoca, mas nunca pôde demonstrar em grandes palcos, ora pela a selecção ou pelo SCP, isto sem querer tirar valor a este jogador marcante.
    Os portugueses sempre desvalorizaram os seus, e actualmente é uma perseguição aos simbolos do SLB que nunca visto. Não sei, mas parece-me que andam a querer dizimar o SLB a todo o custo. Para mim só há uma razão, e o Baía já deu o toque: O FCP e o sistema sem PdC (Pinto da Costa) não será o mesmo!
    Por isso á que acabar com o SLB antes do padrinho bater as botas!
    EUSÉBIOE O VERDADEIRO KING!!!

    ResponderEliminar
  8. Não podemos ver a coisa tão friamente como estão a pintar. O Futebol atual é muito mais evoluido. O Eusébio não iria conseguir agora fazer o que fez na sua época. O Pelé Idem aspas, e o Maradona também não seria o mesmo. Não havendo possibilidade de fazer uma comparação legítima, vamos ser sempre injustos para um deles. Acrescento também um fator que não tiveram em conta nas estatisticas - o CR7 não é ponta de lança. Acho que nenhum extremo na hisória fez o que ele fez/faz. Eu próprio não tenho como fazer uma comparação séria, porque infelizmente não tive possibilidade de ver o Eusébio a jogar, apenas vejo alguns vídeos do que ele fez. O meu avô via todos os jogos do Benfica - era e é ferrenho pelo Benfica, adorava o Eusébio, mas diz que ele nã fazia o que o Ronaldo ffaz. Para mim o Ronaldo é melhor, mas é só a minha opinião (e do meu avô). E escrevo este comentário com todo o respeito por Eusébio e também como benfiquista que sou.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só um reparo...o Eusébio também não era ponta de lança. Esse era o Torres. O Eusébio tanto podia jogar nas costas do avançado, como nas alas ou como avançado se o Torres não estivesse lá. Isto tal como o Ronaldo joga hoje em dia. Comparações são sempre difíceis mas fazendo as como tem sido feitas ultimamente o Eusébio goleia o Linic!

      Eliminar
  9. Claudius9112,
    Dizes tu que o Eusébio não fazia o que o Ronaldo faz? Já pensaste que com os treinos e tipo de jogo dos anos 60/70 o Ronaldo é que não fazia o que faz!
    A tua observação é ridícula, mesmo. Jogadores como Eusébio, Pelé, Maradona, Cruijff, Bobby Moore, Charlton e muitos mais, com os treinos e tecnologia (bola e chuteiras) de hoje eram de outro planeta!
    «Ah, mas agora não há tanta liberdade como antes», e então? Só por isso não se adaptavam ao tipo de jogo? Querem á força fazer do Ronaldo um deus, mas ele ainda tem de acabar a carreira e aí é que se pode comparar.
    Mais, isto de golos e posições é tudo muito simples:
    1º - Tanto um como o outro jogam da mesma maneira, ou seja, soltos no ataque.
    2º - Eusébio precisou de 12 anos para fazer 64 jogos pela seleção e para marcar 41 golos. Ronaldo vai em 9 anos de seleção e leva 43 golos em 106 jogos. Agora o cerne da questão é que Portugal só se apurou pela primeira vez para uma grande competição em 1966 e só passados quase 20 anos é que voltou a outra (euro 1984). A seleção, felizmente, não falha apuramentos desde 1998. Ou seja, o Ronaldo tem, teve e terá mais oportunidades para pulverizar o recorde de golos na seleção, mas não deixa de ser verdade que o Eusébio fez quase metade dos jogos (sem teins e ãos) e conseguiu o que conseguiu.
    Continuo a dizer: Quando o Ronaldo for o melhor jogador e marcador de uma grande competição, tipo Mundial ou Euro, aí poderemos discutir.
    Atenção, ao contrário de muitos portugueses, não é por agora que o Ronaldo passou o Eusébio, que o considero o melhor do mundo! É e será até acabar a carreira, o melhor do mundo! Para mim desde a primeira vez que o vi jogar.
    Isso de dizerem que o Messi e ele são acima dos outros é conversa de barbearia. Jogaram ao mesmo tempo Eusébio, Bobby Moore, Pelé, Bobby Charlton, Coluna, José Águas e muitos mais grandes jogadores e nunca se separou dois dos outros, tal como nas décadas seguintes. O jornalismo de merda mundial é que quer fazer deuses á força.
    Fica bem e desculpa lá as verdades!

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?