quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jesus, o Mourinho do bairro!





A novela da "agressão" do Jorge Jesus aos polícias ganhou uma dimensão que começa a fazer confusão...ainda há 15 minutos estava a fazer zapping e nos programas de comentário futebolístico que estavam a dar, não se fala de outra coisa...pensei que não me apetecia ouvir mais do mesmo, mas...veio-me um flash à cabeça que me fez pensar isto de maneira diferente...vejam se encontram algum fundamento por detrás desta minha teoria "puxadinha", admito!

Lembro-me perfeitamente, até porque não foi assim à tanto tempo, das jogadas que o Mourinho tem vindo a fazer pelos clubes por onde passou, que se baseava numa princípio muito simples...quando a equipa estava na mó debaixo, a jogar mal e a começar a despertar a contestação dos adeptos, o Mourinho arranjava sempre maneira de iniciar uma polémica qualquer...das primeiras vezes, achei que era coincidência, e até poderia ser o "mau perder" dele a libertar algumas fagulhas, como se estivesse a perder a paciência e a disparar em todas as direcções sem pensar muito nas consequências. Ao fim de alguns "sururus" deste tipo se terem começado a repetir, comecei a achar que era estranho. Cheguei à conclusão, e até posso estar errado, que o Mourinho criava estes episódios propositadamente, para que as atenções se virassem para ele e a equipa deixasse de ser o centro das atenções...assim poderiam trabalhar sem a pressão toda dos resultados e dos media, sabendo que o seu treinador tinha posto a "cabeça na forca" para que pudessem recuperar psicologicamente e começassem rapidamente a ganhar jogos e a afastar a contestação.

Pois bem, o que é que me passou pela cabeça há bocado...

Eu duvido seriamente que esta reacção do Jesus tenha sido propositada, tendo em vista uma jogada deste tipo, mas ainda assim, não posso deixar de acreditar que possa vir a ter um efeito genial...melhor ainda que as jogadas do Mourinho.

Primeiro, arranjou uma bela maneira de não se falar da equipa, deixando-os saborear a preciosa vitória no difícil terreno do Guimarães e mantendo-a concentrada para o próximo jogo.

Depois, conseguiu, numa altura importante, unir os adeptos do Benfica em torno da equipa e do seu treinador, fazendo dele um defensor máximo de quem deve apoiar o clube em todos os momentos!

As únicas diferenças, que na minha opinião, parecem existir neste "duelo" de jogadas, são o facto de eu continuar a achar que o Mourinho fazia de propósito e o Jesus foi genuíno, por outro lado o Mourinho tratava das coisas com alguma discrição, na medida em que eram sempre acções de palavreado ou gestos para os jornalistas verem e ouvirem e iniciarem a saga de críticas (exceptuando as idas aos balneários dentro de carrinhos da roupa suja e tal), e o Jesus teve uma acção mais directa e física, se assim se pode dizer, que pode vir a ter consequências mais aborrecidas para ele...espero que não, há assuntos mais importantes para tratar neste país.

PS: Continuo a achar que ele se esticou um bocado...mas também já acho um exagero a dimensão que esta merdinha está a ganhar!

Saudações futebolísticas!

2 comentários:

  1. Isso até faria sentido se o circo que se criou à volta da história toda não fosse tão grande que parece que nao se passa mais nada no futebol em portugal....em todos os clubes!! Todos falam do Jesus e de Guimarães. Por isso no fundo distrai os adeptos n so da equipa do Benfica como das outras equipas também.

    Por esse ponto de vista e por me parecer que dado o barulho que está a ser feito pelos pasquins algum castigo terá de sair para o Jesus...não acho que o Benfica saia beneficiado.

    ResponderEliminar
  2. Acho que não vale a pena achar que o Jesus é um gajo assim tão complexo. Na minha humilde opinião, ele fez aquilo apenas e só para voltar a ter os adeptos do seu lado. Não acho que vá mais longe que isso.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?