quarta-feira, 16 de julho de 2014

Será Truta, será gente?





É claro que há factores psicológicos e físicos que são difíceis de prever em jogadores de futebol. Quem é que ia adivinhar que o Djuricic e o Ola John iam ter problemas de motivação? 

Contudo, eu tenho para mim que poucos minutos podem ser suficientes para se perceber se um jogador pelo menos tem potencial ou não para trazer mais valias para o Benfica (e quem ache que isto é idiota que vá ler o livro Blink e depois volte cá). É simples, o jogador em questão tem algum atributo físico ou técnico verdadeiramente especial e diferente que seja óbvio à primeira vista?

Posto isto, e sem saber se os reforços são bons da cabeça ou não, pelo menos podemos antever o seu potencial. Que comece o programa “Será Truta, será gente?”.

Candeias - o xaquiri tuga ou, como eu prefiro chamar-lhe, o Daniel. Vem das escolas do Porto e foi o rei das assistências no ano passado no campeonato. Quando não está a cruzar para a área 100% das bolas que lhe chegam aos pés está a forçar a expulsão do Matic. Tem a vantagem que nunca nos irá desiludir porque fugiu para Liverpool. Imaginem só…o Daniel no Liverpool. Não se riam que isto é sério. Jorge Jesus, precisamos de magia para este rapaz render alguma coisa. Vai um defesa direito? Veredicto: Solha (para o caso de não haver truta disponível)

Benito - o único jogador do plantel que só tem 1 video no youtube…e é a ser mordido por uma marta (o animal, não a apresentadora). Pelo menos não mordeu a marta de volta, o que já é bom. Será que vai ser mordido por alguma apresentadora? Se jogarmos contra o Suarez já estamos preparados. Como é que ele se dará com ovelhas? Veredicto: Truta da floresta

Talisca - um rapaz de 1.90, magricela, brasileiro, boa técnica, rápido, joga no meio campo, no ataque, nas alas, marca bem livres…nem era preciso ir ver videos do youtube. Espero que no contrato esteja uma cláusula anti cabelo louro. 
Veredicto: Truta de mar (o gajo é tão bom que até salta ecossistemas).

Luis Felipe - bom nome pá. Lembra-me de muitas coisas bonitas. Enfim. Este é a prova de que tudo é possível na vida. Pensas que não tens capacidade para jogar sequer no Cruz Quebrada? Tudo é possível meu amigo. Ainda podes acabar no Benfica! 
Veredicto: Batata (este nem chega a ser peixe mas pode ser que acompanhe bem)

César - Bom nome também. Só assim de cabeça temos o Bruno César, César Peixoto e Júlio César (o “imperador”). Jogava num clube da segunda divisão brasileira chamado Ponte Preta (pontchi preta). Ele provavelmente pensou que estaria com sorte se fosse contratado pelo Paços de Ferreira, mas não, acabou no Benfica. No primeiro minuto do seu vídeo no youtube dá para ver este rapaz a cagar para 3 lances para ir cobrir a linha de baliza (está bem que o Oblak já bazou mas não é preciso tanto). Não será titular com certeza mas pelo menos é mais magro que o Sidnei. Veredicto: Caboz

Dawidovic - Lá talento e físico o David tem. Diz que até o Dortmund andava atrás do jovem. É Polaco, como o João Paulo II,  e eu não me lembro de nenhum Polaco no Benfica. Rapaz ainda novo e que será o primeiro a saltar para o onze titular quando o Enzo ou o Fejsa tiverem de folga. De longe a coisa mais branca que andará pelo Seixal por estes dias. Este, meus amigos, não engana. 
Veredicto: Truta bebé e cheia de protector solar

Djavan - Rapaz alto, magricela, brasileiro, bom de bola…onde é que eu já ouvi isto? Se jogar no mesmo flanco que o Talisca vai ser um problema para descobrir quem é quem. Tem 26 anos, o que já é mais velho do que o normal mas ainda vai a tempo. 
Veredicto: Truta de 2 dias que se não for servida hoje nunca mais é. 

Victor Andrade - As comparações ainda muito jovem com Neymar e Robinho fizeram-lhe mal à cabeça e chega ao Benfica depois de muitos meses sem jogar. Veredicto: ainda não sei se é peixe ou carne porque os vídeos do rapaz são de quando ele tinha 17 ou 18 anos. 

Derley - Bom nome também. Boas recordações. A direção do Benfica este ano não poupa esforços para nos traumatizar. Enfim. Um rapaz que marca golos pelo Marítimo sem nenhum atributo físico ou técnico particularmente especial ou diferente. Será o substituto do Lima (um caso surpreendente de successo)?  Veredicto: Solha

Resumindo, sejam trutas, solhas ou batatas, o que eu vos desejo é que sejam muito felizes no Benfica e que provem que eu estava certo nas trutas e errado nas solhas e nas batatas. 

E se se portarem mal têm que lidar com o Luisão que pelos vistos passou o Verão no ginásio:



6 comentários:

  1. É pá, esse poster está... qualquer coisa!
    O Luisão parece-se com o Colossus dos X-Men e tenho quase a certeza que ali à direita é o Senhor Fantástico.
    Mais o Tsubasa e o Mercúrio, pá, grande misturada de super-heróis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este poster aparece todos os dias no jornal aqui em Londres. E por debaixo do Luisão está escrito: Luisão, "The Enforcer". Tenho que tirar uma foto à coisa.

      Eliminar
  2. Batata (este nem chega a ser peixe mas pode ser que acompanhe bem) - Espectáculo!!!

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Daqui a 2 anos o Barcelona vem buscar o Derley por 25 ou 30M? Se calhar estamos a falar de trutas diferentes. Espero que tenhas razão. Abraço

      Eliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?