segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ressuscitar o Benfica Campeão no Domingo de Páscoa?





Uma mini-Luz com 30mil Benfiquistas empurrou a equipa para a vitória ontem no Municipal de Aveiro. O jogo em si foi mais difícil do que o resultado final de 2-0 indica. O Arouca entrou a pressionar a campo inteiro e na primeira parte nunca deixou o Benfica estar confortável no jogo. É do Arouca a primeira jogada de grande perigo da partida e só um esforço sobre-humano do capitão Maxi Pereira impediu o golo com um corte em cima da linha. 

A equipa do Benfica não de desuniu e Rodrigo chega ao golo no último minuto da primeira parte depois de um grande trabalho de Lima na faixa direita. Este golo tirou os nervos de cima da equipa encarnada que se lançou para uma segunda parte de enorme nível. Gaitan, Markovic e Enzo estiverem em grande destaque e mais uma vez trouxeram magia ao nosso futebol e acabaram por ser compensados com um golo brilhante de Gaitan. 

Já não há dúvidas, este Benfica está diferente. As caras da revolução são Lima, Rodrigo, Gaitan e Markovic e sem eles em simultâneo o Benfica perde muita qualidade. Teremos tempo para escrever sobre isto em pormenor mas Jorge Jesus mudou muito a maneira de o Benfica construir jogo este ano. Gaitan e Markovic estão sempre no meio do terreno em vez de se estarem a desmarcar junto à linha (agora quem se encosta à linha é o ponta de lança desse lado). Os jogadores cansam-se menos e há sempre muitos jogadores ao pé da bola a atacar e a defender. É tanto o equilíbrio que esta é a primeira época em que não tenho saudades de Ramires. 

Neste sistema, Markovic, Rodrigo, Lima e Gaitan são insubstituíveis a construir, a controlar e a defender. Voltando Salvio, por exemplo, voltam os sprints descontrolados junto à linha e volta o desequilíbrio e as dificuldades de construção. Não é que Salvio seja mau, só que ainda não teve tempo de se adaptar ao novo Benfica e parece continuar a jogar no Benfica de 2010-2013. 

Oblak fez um traumatismo craniano e deverá parar pelo menos 2 semanas embora ainda não haja confirmação do tempo de paragem. Uma perda potencialmente grave para o Benfica porque nos próximos tempos os jogos serão decididos por pormenores e Artur já demonstrou que escolhe mal os seus “dias maus”. De qualquer maneira, nesta altura quem quer que seja o guarda redes do Benfica terá sempre o meu apoio total.

Inacreditavelmente, o nosso Benfica está a 2 pontos de ganhar o tão desejado e tão sofrido 33º título de Campeão Nacional. Ninguém, nem nós, acreditava que isto seria possível no princípio da época. Ninguém acreditava que este jogadores e treinador tivessem dentro deles esta vontade e esta determinação de lutar contra tudo e contra todos mais uma vez. Depois de morto, benzido e enterrado, Jesus tem no Domingo de Páscoa a possibilidade de ressuscitar o Benfica campeão.


1 comentário:

  1. "É do Arouca a primeira jogada de grande perigo da partida"-desculpa lá mas devias estar a dormir cinco minutos antes quando lima isolado na pequena área consegue acertar no no guarda redes e na recarga o rodrigo consegue falhar a baliza, isto para não falar no lace do maxi.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?