quinta-feira, 31 de julho de 2014

O Benfica vai aos Alpes

Todos os anos o Benfica joga com o Sion no cenário do filme Musica no Coração. Esse belo filme que ficou famoso pela canção “os cabeços estão vivos com o som da música”. Em vez da Julie Andrews cantando docemente, temos o Luis Filipe a correr pelo prado atrás do Yartey enquanto o Jorge Jesus grita com toda a gente de braços abertos. Vai dar ao mesmo. 

O treinador do Sion é director de vendas de uma empresa de Neuchatel e o Calado não comentou o jogo. Será que ele ouviu o Calado a falar das derrotas do Benfica e o contratou para gestor de conta? “Calado, vende-me esta caneta.

O João Teixeira pesa menos que o peso total que o Sidnei, o Eliseu e o Luis Filipe têm de perder. O João Teixeira perde menos bolas, os três estarolas perdem mais peso, o plantel perde o Sidnei e o Luis Filipe, e tudo acaba bem. 

Talisca a rematar torto…afinal era Sidnei” (…) “Talisca a não conseguir chegar ali para o remate…afinal era Jara”. Qual é a necessidade de andar a chamar nomes feios ao Talisca?

Resumindo, aproveitámos a onda dos adversários e desta vez jogámos contra uns mega coxos. Ganhámos e podíamos ter goleado, mas também podíamos ter sofrido 3 ou 4 golos. 

Nesta altura, o plantel principal parece a Feira de Carcavelos numa quinta feira de manhã - uma multidão que não se pode, rolexes de ouro misturados com rolexes de plástico, ninguém percebe porque está um senhor aos gritos e há sempre alguém que me faz lembrar o Quaresma. 

GLORIOSO BENFICA!

terça-feira, 29 de julho de 2014

A esquizofrenia mais bonita é a Benfiquista!

Temos por hábito afirmar meio na brincadeira que o Benfica é uma religião. Se alguma coisa faltava para confirmar que o Benfica é mesmo uma religião, basta olhar para a irracionalidade que percorre as caixas de comentários e posts da blogosfera Benfiquista para se ter a certeza.

Da minha parte, já me falta paciência para lidar com quem só sabe colocar as coisas em absolutos (estilo George W. Bush: "ou estão conosco ou contra nós" ), com quem não entende que ser “coerente” quando confrontado com factos contraditórios é idiota, com quem não entende que o valor da mensagem não tem nada a ver com o mensageiro, com quem quer limitar a liberdade de expressão de outros (!!), com quem acha que o Benfica é demasiado pequeno para opiniões contrárias às suas. Salvo raras excepções, a falta de lógica e de civismo na discussão da pré época Benfiquista é aterradora… se não fosse um tudo nada engraçada também: 

1) Mais uma vez, o Benfica contrata uma data de jogadores por milhões para serem imediatamente emprestados. 

- O fundamentalista pró-vieira: “Não vou responder directamente a isto mas vou insultar quem quer que mencione isto e vou acusa-lo imediatamente de ter uma agenda secreta.  Deixa-me só ver aqui o meu manual de scientology sobre como lidar com perguntas difíceis.

- O fundamentalista contra-vieira: “2 milhões directamente para a sua conta bancária a meias com pinto da costa. Faz tudo parte da estratégia: “o plano para fuder o Benfica mais longo e complicado da história””

- O gajo normal do Benfica: “Estes milhões não devem fazer falta para contratar trutas, só pode.

2) Trutas do plantel campeão já saíram Oblak, Garay, Markovic, Rodrigo. Enzo e Gaitan ainda se fala que possam sair. 

- O fundamentalista pró-vieira: “Isso são vocês que só querem é desestabilizar o Benfica com noticias inventadas pela CS anti-benfica seus talibans! … como? Saíram mesmo estes todos? hmmm. Ah, já sei. Vieira fez tudo o possível e o impossível para que eles ficassem (Deus te guarde Veiria) e foi o melhor do mundo nas negociações. Mesmo com as saídas tenho a máxima confiança que vamos ser campeões outra vez! Não duvido nunca! Eu acredito!… menos se o Enzo e o Gaitan saírem. Assim já não acredito nada...mas agora como é que eu vou dizer isto sem ser acusado pelos meus colegas de ser talibã? Ah, há sei: nesse caso a porca já torce o rabo! Perfeito."

- O fundamentalista anti-vieira: “Este campeonato e os próximos 5 já foram ao ar. O Vieira pôs a finanças do clube no abismo e agora expulsa os melhores jogadores por tuta e meia quando eles nem se queriam ir embora. A destruição da equipa campeã está completa e faz parte da sua caminhada para o homem mais rico de Portugal. Agora é o Miguel Rosa vai ser uma estrela.

- O gajo normal do Benfica: "desde que haja talento à disposição, o nosso treinador é homem para nos por a lutar pelo título. Com menos probabilidades de sucesso do que se ficassem todos, claro."

3) O Luis Filipe Vieira vai à casa de banho e deixa a tampa da sanita aberta. 

- O fundamentalista pró-vieira: “Essa sanita nem sequer aí estava se o nosso grade líder não a tivesse construído. Os talibans nem deviam puder usar as sanitas do estádio que tanto criticaram. São todos uns cagões!”

- O fundamentalista anti-vieira: “A questão é: os vieiristas limparam-lhe o cu ou ele limpou-se a si próprio?”

- O gajo normal do Benfica: "O nosso presidente foi a Alvalade e deixou a porta aberta?"

Eu já não sei se quero menos ou mais desta palhaçada, mas que isto é cómico lá isso é. Sem qualquer dúvida, a esquizofrenia mais bonita veste de vermelho e branco e é também ela muy gloriosa. 

sábado, 26 de julho de 2014

O King não merecia isto

Acabado o jogo da Eusébio Cup, o primeiro depois da morte do King, esperava se uma homenagem ao grande Rei e uma exibição condizente.


Puro engano. Se até aqui não estava demasiado preocupado, o que se viu hoje foi mau demais.

Para uma equipa que não tem dinheiro para segurar os melhores jogadores e depois contrata cepos como o Luis Felipe, Cesar, Bebe, Derley, etc....é no mínimo estranho.

A juntar a isso a presença de jogadores como Cardozo, Jara, Sidnei e Artur é uma ofensa à intelegencia de qualquer adepto de futebol. Mas vamos deixar o Bernardo e outros putos como ele que fariam no mínimo igual figura a muitos dos que hoje passaram pelo relvado. Entrando em detalhe:

Bebe - fez uma estreia muito semelhante à que fez Djaló há uns tempos. Acho que isso diz tudo.

Jara - nunca foi inteligente nem nunca soube fazr nada além de correr. Não era agora que iria começar.

Sidnei - Está mais gordo que o Eliseu. Tudo dito. 

César - faz me lembrar o Michael Thomas.

Cardozo - devia dedicar-se a jogos de homenagem tipo o do Deco. Ainda assim o Jorge Andrade ganhava lhe em velocidade.

Derley - tinha esperança....mas eu também achava que o Djuricic era bom jogador e depois foi o que se viu.

Artur - tive vómitos ao ver a braçadeira no braço desta avestruz.


Salve se Talisca que parece ter potencial tal como o Teixeira, o Ola John que parece querer voltar a correr e rezar para que Enzo não saia. Agradecimento especial ao Gaitan pelo jogo de merda que fez hoje de propósito para não virem cá largar uns milhões por ele. És grande Nico.



Haja fé em Jesus mas verdade seja dita....estamos fraquíssimos para quem joga a supertaça em 15 dias.


O King não merecia isto. Haja vergonha.



P.s. - não percebo porque emprestámos o Rodrigo. Era titular de caras nesta equipa.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

O sócio zero euros faz um serviço útil

Não percebo tanta aversão ao facto de o sócio zero euros aparecer de vez em quando todo oculto no canto da televisão. Eu acho que por acaso ele até tem aparecido bem. Há coisas que eu não preciso de ver. 

Apareceu bem aqui.

E aqui, por exemplo. Grande capacidade de antecipação. 

Sim, por favor. Eu não preciso de ver isto. 

Pronto, aqui já apareceu menos bem. Mas mesmo assim! Um dia não são dias. 

E não me venham com merdas. Uma ideia pode ser boa e ser comunicada de maneira cómica ao mesmo tempo. Acho bastante inovador usar o humor para angariar sócios. Espero que resulte porque são precisos uma data de sócios para pagar o salário do Eliseu quando ele tiver 34 anos.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Operação Bikini

Já tivemos a operação coração, agora temos a operação Bikini.






























Eu estava à espera de uma truta, mas acho que somos capazes de ter contratado um peixe balão.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

A pré-época dos 3 grandes em imagens

O futebol a sério está de volta e o Parem lá com Isso! tem acompanhado com o maior interesse o trabalho dos três principais clubes portugueses. Por isso, apresentamos as melhores imagens dos estágios e jogos das equipas até agora.

Jorge Jesus: Então Zé? Como estás?

José Augusto: Jorge, preciso de falar contigo. O presidente esteve a falar comigo e disse que vai vender mais um jogador. O negócio já está feito e continua a não haver dinheiro para tu comprares jogadores.

Jorge Jesus: (sussurra foda-se) Oh Zé tens a certeza? O gajo prometeu-me que não vendia mais ninguém e que ainda me arranjava mais dois ou três gajos para posições que não são precisas.

José Augusto: Tenho, Jorge. O presidente confirmou-me. Vais ter de te aguentar com o Luís Felipe.

Jorge Jesus: (pensando para si) Agora é que me fodestes, oh Vieira... Espera, quem é esse caralho do Luís Felipe?

Raul José: Repara nele. Ali sentado, triste, à espera de algo que não lhe posso dar.

Pietra: Foda-se oh Raul, já 'tou farto de te ouvir.

Raul José: Pietra, a sério. O homem já nem piners consegue comer. Repara como ele ficou mais magro.

Pietra: Isso foi porque o Luís Felipe comeu-os todos. Caralho Raul, deixa de ser maricas e deixa-me ver o jogo em paz.

Jorge Jesus: (pensando para si mesmo) A sério! Quem raio é o Luís Felipe?

Jorge Jesus: FODA-SE EMERSON! Contrato-te outra vez, meto-te a jogar à direita a ver se atinas e tu continuas a falhar a bola sempre que tentas chutar? E que raio de cara de sofrimento é essa? Pareces o Raul.

Emer... Luís Felipe: Pô, quem é o Emerson? E que é esta coisa branca? Isto é de comer?

Maniche: É claro que é de comer. Oh Rui, olha o que é que eu consigo comer...

Lopetegui: Yo estaba hablando con el árbitro, el chico de repente ve el símbolo en el suéter, me da un abrazo y dice que el penal de costumbre no será olvidado.

Adjunto: Carajo, coño. Tapa la boca quando hablas. No pueden ver lo que dices....

Lopetegui: ¿Qué lenguaje de mierda estás hablando? Esso no es español...

Adjunto: Quique me ha ensinado. No te ajuda un carajo nel futebol, pero las chicas lo gustan. Mucho!

Adjunto: Y después, Lopetegui me dice que gosta de ganar limpo kakakaka

Abdoulaye: Acho que estou a ficar constipado outra vez...

Tello: Vamos! Como enseñó Danilo. Primero mano derecha, después mano izquierda...


Marco Silva: Vais ali e fazes como o Montero: sempre à frente do defesa. Percebes?

Tanaka: Yeah, yeah...

Marco Silva: Percebes nada caralho! Então pergunto, em português, respondes-me em inglês e percebes? Farto destes gajos...


Marco Silva: (pensando para si) Onde é que eu me vim meter, caralho? Estes gajos festejam vitórias na Taça de Honra. E posso jurar que aquele gajo me parecia indiano. Mas ele é japona, caralho...


Marco Silva: FODA-SE TANAKA! À frente do gajo! Como o Montero, caralho!


Marco Silva: 'Tou fodido com esta merda! 'Tava melhor no Estoril. O que é que eu fiz à minha vida? E o gajo é japonês ou não, caralho? 'Sa foda esta merda!


André Martins: Foda-se oh Wilson! Sai de cima e põe-te a andar para a Croácia.


Marco Silva: Segundo, malta! O objetivo este ano é o segundo! (Pensando para si mesmo) Este Tanaka persegue-me, caralho! O que é que o gajo quer?


André Martins: Não, oh Adrien. Não é assim. O mister disse que era segundo! Segundo é o objetivo! Assim, vês?

Adrien: Eh pá, não consigo fazer essa merda com a mão. Tens a certeza que não é cinco mais dois que o mister queria dizer? Como há dois anos?

André Martins: Se calhar, mano. Tenta aí.

Adrien: Esquece, não consigo, esta merda é fodida!

Tanaka: Damn it, where is the coach? In my pocket, maybe? Coach?

sábado, 19 de julho de 2014

O Benfica voltou. E as trutas? Ficaram em casa?

Depois da análise mais ponderada do jogo de ontem pelo meu colega aqui de blog, só fica a faltar a análise aos reforços em modo pita histérica. Preparem-se para um mundo de dor. 

Luis Filipe - O Luis Filipe é rabo...Literalmente. O JJ na primeira parte estava com o rabo do Luis Filipe mesmo à frente e não conseguiu ver nada. “sei lá, tipo…rabo <3”

João Teixeira - o próximo Manel. Muitos furos acima tanto de Cancelo como de Bernardo. “xoxo ;)”

Ola John - acordou antes de entrar em campo, o que é bom sinal. Se ele quiser, tem imenso potencial. Nada de novo portanto. “yolo! Ola John! YOLO!”

Talisca - Gostei de algumas coisas, de outras nem tanto. Muito para crescer ainda (o rapaz tem 20 anos) mas pelo menos tem potencial para chegar a um nível tremendo. “xoxoxoxoxox, tipo swwwaaaaaaagggg :)))))))))))))) loles”

César - não vi nada de especial que me diga que está ali um central de nível de um Zenit. “k? +/-“

O Jara - …muito inteligente nas decisões que toma. ou não. “tipo, :S”

O Derley - gostei mais do que estava à espera. Volto a dizer que não tem nenhuma característica física ou técnica que seja especial ou diferente - mas isso também o Lima não tem e foi só o melhor marcador o ano passado. 

Candeias - O Rennie nos comentários do post anterior é capaz de ter dito que o defesa esquerdo do Estoril andou de candeias ás avessas…”loles” 

Benito - gostei. Mais um com um potencial tremendo. “xoxo :) ********** “

E é isto. Alguém que me explique porque é que os jogos de pré época são mais úteis para julgar jogadores do que videos do youtube que eu não percebo. 

Noutras notícias, a contratação do Casimiro pelo Porto é uma boa e uma má noticia. 

A má é que o Porto está a fazer um plantel muito superior ao do ano passado. Danilo, Alex Sandro, Tello, Casimiro, Adrian, Quintero - 7 jogadores com potencial para um Liverpool, um Zenit ou um Atlético de Madrid.

A boa notícia é que pelos visto agora já são precisos bons jogadores para se ganhar o campeonato. Já não é só com o Benfica que isto se passa.

XOXO grande meus fofos <3. E lembrem-se….

"Y-O-L-O Ola John! YOLO!"

PS: fodasse. até estou mal disposto. não sei como é que os putos aguentam esta merda. 
PS2: foi preciso o Luis Filipe chegar para eu perceber o símbolo "<3"

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Olhem só quem voltou!

Esperei pelo 1º jogo para poder dar uma melhor opinião sobre aquilo que pode valer este Benfica, depois de ver todo o histerismo que percorre a nação benfiquista. É óbvio que ainda vamos no início da pré-temporada, mas acho que já todos estão mais calmos e esperançosos. Para primeiro jogo, não me pareceu nada mal.

Artur e Jardel estiveram iguais a si mesmos, César esteve calmo. Benito, Talisca e Ola John foram os que se mostraram mais. O suíço parece seguro, sabendo quando subir e quando ficar. Talisca é muito diferente de Enzo. Joga mais através de passes a desmarcar e é grande como o car&$@§. O Ola John voltou com muita vontade e pode ser uma peça chave este ano (assim o queira, porque tem qualidade). Gostei do João Teixeira, uma espécie de André Gomes mas mais agressivo, o que retira logo todo o sentido à expressão "uma espécie de André Gomes". Candeias desaparecido e Luís Felipe demasiado parecido fisicamente com o Emerson para eu ter sequer amostras de esperança nele. Gostei da força do Derley, mas é demasiado idêntico ao Lima para jogarem ambos lado-a-lado. O Jara tem muita vontade mas continua trapalhão como um gajo num bar a pedir o número a uma gaja.

Na segunda-parte praticamente não houve jogo, o que impediu que se visse muita coisa do Bernardo, Ruben Pinto e Cancelo. Penso que nos vai fazer falta um avançado como o Rodrigo, que joga em velocidade e potência e um trinco, embora esse esteja a ser tratado. De resto gostei do que vi, mas obviamente é apenas o primeiro jogo e ainda muito vai acontecer. Mas finalmente, temos o campeão dos campeões de volta!

PS: A todos aqueles que andam pela Internet fora a comentar "Quem não Talisca, não petisca!": parem, por favor! Obrigado.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

O início de uma nova era

A silly season está no seu expoente máximo e enquanto o Benfica vende o plantel todo, do outro lado da segunda circular o Sporting tornou se no primeiro clube do mundo a lançar um canal de televisão dedicado unicamente ao clube!!

Espera....o quê? O Benfica já tem um há seis anos? Não vão passar jogos da equipa principal sequer? Passam um jogo em diferido que dá duas horas antes na BenficaTV? Eh....isso são peaners!!

O Parem lá com isso tem em seu poder a verdadeira grelha de programação do novo canal e passamos a apresentar:

19:07 - Maria José Valério, semi-nua só com uma saia de peles de leão, canta o hino do Sporting. Seguem se os juvenis do Sporting (também conhecido por futuros júniores do Porto) a cantar o hino da mocidade portuguesa.

20:00 - Grande gala Sporting - feita no circo Cardinalli e apresentada por Bruno de Carvalho e Eládio Clímaco, os dois com uma t-shirt da missão pavilhão.

22:00 - Programa de verão: "Soltem a parede" apresentado por Eduardo Barroso de fato banho à anos 60 e com participação especial da secção de polo aquático do Sporting.

23:00 - Conferência do Presidente: "Conversas em família" - SPOILER - Bruno de Carvalho ensina todos os sportinguistas a obter aquela voz de quem fez uma traqueostomia: uma garrafa de bagaço ao pequeno almoço durante sete semanas faz o truque. Para os mais impacientes: sete canetas Parker espetadas na glote obtém o resultado com efeitos imediatos.

00:00 - Nuticias: notícias sobre as vastas conquistas do Sporting por Rui Oliveira e Costa que se despe gradualmente.

00:01 - Programa de entretenimento: Queridos mudei o estádio: Pedro Proença apresenta com a ajuda do fashion adviser Salema Garção.

02:00 - Maiores de 18: "Amante Latino" - Leonardo Jardim é a estrela maior deste filme para adultos onde a mulher de Bruno de Carvalho e a namorada do presidente do Mónaco também contracenam.

03:00 - JOGO GRANDE - Transmissão em directo e exclusivo do grande jogo Sporting Clube de Portugal vs. Os Pastilhas. Em snooker.

04:00 - Espaço Cultural: "Perdeu o carácter" - Jorge Gabriel e Badaró falam de assuntos sérios do mundo da sétima arte. Montero presente no primeiro episódio mostra como se faz para se estar sempre um passo à frente.

05:00 - Mensagem de despedida de emissão por Brunco de Carvalho que promete outra revolução no futebol em Portugal.

05:07 - Paulinho apaga as luzes e termina a emissão.





Entretanto nos corruptos parece que o novo defesa Bruno Indie (é Hipster) mandou o Benfica e Sporting à merda.
Bruno Indie ficou conhecido por entrar no filme  com Arnold Shwarzenegger no qual foi brutalizado por um bixo feio. 
                          

Não sei o que a malta tava à espera de um tipo que nasceu no Barreiro e morou a vida toda na Holanda? Só pode ter o cérebro todo queimado da droga (vejam só o Olá John...). Eu por mim tou contente, desde o Boulahrouz que adoro que os nossos rivais comprem defesas holandeses...

Não joga o Matic, joga o Manuel!

Tenho ouvido muito esta expressão neste defeso por parte de pessoas que estão muito calmas com o futuro próximo do Benfica. Como eu estou muito apreensivo, resolvi experimentar. É que eu gosto mesmo é de estar calmo. Vamos lá então experimentar:

Não joga o Oblak, joga o Roberto!
Não joga o Garay, joga o Roderick!
Não joga o Markovic, joga o Fernández!
Não joga o Gaitan, joga o Carlitos!
Não joga o Rodrigo, joga o Keirrison!
Não joga o Siqueira, joga o Capdevilla!
Não joga o André Gomes, joga o Felipe Menezes!
Não joga o Enzo, joga o Carlos Martins!
Não joga o Salvio, joga o Éder Luis!
Não joga o Lima, joga o Kardec!
Não joga o Luisão, joga o Sidnei!
Não joga o Maxi Pereira, joga o Schaffer!

Hmm, não sei se isto está a funcionar. Devo estar a fazer qualquer coisa de errado. Deixa-me cá tentar outra vez:

Não joga o Reyes, joga o Di Maria!
Não joga o Javi Garcia, joga o Matic!
Não joga o Matic, joga o Fejsa!
Não joga o Di Maria, joga o Gaitan!
Não joga o David Luiz, joga o Garay!

Ah, agora sim. Já está a correr melhor. Continuemos. 

Não joga o Quim, joga o Roberto!
Não joga o Ramires, joga o Bruno César!
Nao joga o Coentrão, joga o Emerson!
Não joga o Coentrão joga o Melgarejo!
Não joga o Witsel, joga o Carlos Martins!

Ahhhhhhhhh. Isto resulta mesmo. Estou muito mais calmo agora. Isto é como ir ao Spa. Aconselho vivamente. Confiança cega. Só aquelas miúdas dos anúncios da Tampax é que têm uma ar mais tranquilo do que eu.

Já podem mandar vir essas trutas que eu já estou mais calmo.


quarta-feira, 16 de julho de 2014

Será Truta, será gente?

É claro que há factores psicológicos e físicos que são difíceis de prever em jogadores de futebol. Quem é que ia adivinhar que o Djuricic e o Ola John iam ter problemas de motivação? 

Contudo, eu tenho para mim que poucos minutos podem ser suficientes para se perceber se um jogador pelo menos tem potencial ou não para trazer mais valias para o Benfica (e quem ache que isto é idiota que vá ler o livro Blink e depois volte cá). É simples, o jogador em questão tem algum atributo físico ou técnico verdadeiramente especial e diferente que seja óbvio à primeira vista?

Posto isto, e sem saber se os reforços são bons da cabeça ou não, pelo menos podemos antever o seu potencial. Que comece o programa “Será Truta, será gente?”.

Candeias - o xaquiri tuga ou, como eu prefiro chamar-lhe, o Daniel. Vem das escolas do Porto e foi o rei das assistências no ano passado no campeonato. Quando não está a cruzar para a área 100% das bolas que lhe chegam aos pés está a forçar a expulsão do Matic. Tem a vantagem que nunca nos irá desiludir porque fugiu para Liverpool. Imaginem só…o Daniel no Liverpool. Não se riam que isto é sério. Jorge Jesus, precisamos de magia para este rapaz render alguma coisa. Vai um defesa direito? Veredicto: Solha (para o caso de não haver truta disponível)

Benito - o único jogador do plantel que só tem 1 video no youtube…e é a ser mordido por uma marta (o animal, não a apresentadora). Pelo menos não mordeu a marta de volta, o que já é bom. Será que vai ser mordido por alguma apresentadora? Se jogarmos contra o Suarez já estamos preparados. Como é que ele se dará com ovelhas? Veredicto: Truta da floresta

Talisca - um rapaz de 1.90, magricela, brasileiro, boa técnica, rápido, joga no meio campo, no ataque, nas alas, marca bem livres…nem era preciso ir ver videos do youtube. Espero que no contrato esteja uma cláusula anti cabelo louro. 
Veredicto: Truta de mar (o gajo é tão bom que até salta ecossistemas).

Luis Felipe - bom nome pá. Lembra-me de muitas coisas bonitas. Enfim. Este é a prova de que tudo é possível na vida. Pensas que não tens capacidade para jogar sequer no Cruz Quebrada? Tudo é possível meu amigo. Ainda podes acabar no Benfica! 
Veredicto: Batata (este nem chega a ser peixe mas pode ser que acompanhe bem)

César - Bom nome também. Só assim de cabeça temos o Bruno César, César Peixoto e Júlio César (o “imperador”). Jogava num clube da segunda divisão brasileira chamado Ponte Preta (pontchi preta). Ele provavelmente pensou que estaria com sorte se fosse contratado pelo Paços de Ferreira, mas não, acabou no Benfica. No primeiro minuto do seu vídeo no youtube dá para ver este rapaz a cagar para 3 lances para ir cobrir a linha de baliza (está bem que o Oblak já bazou mas não é preciso tanto). Não será titular com certeza mas pelo menos é mais magro que o Sidnei. Veredicto: Caboz

Dawidovic - Lá talento e físico o David tem. Diz que até o Dortmund andava atrás do jovem. É Polaco, como o João Paulo II,  e eu não me lembro de nenhum Polaco no Benfica. Rapaz ainda novo e que será o primeiro a saltar para o onze titular quando o Enzo ou o Fejsa tiverem de folga. De longe a coisa mais branca que andará pelo Seixal por estes dias. Este, meus amigos, não engana. 
Veredicto: Truta bebé e cheia de protector solar

Djavan - Rapaz alto, magricela, brasileiro, bom de bola…onde é que eu já ouvi isto? Se jogar no mesmo flanco que o Talisca vai ser um problema para descobrir quem é quem. Tem 26 anos, o que já é mais velho do que o normal mas ainda vai a tempo. 
Veredicto: Truta de 2 dias que se não for servida hoje nunca mais é. 

Victor Andrade - As comparações ainda muito jovem com Neymar e Robinho fizeram-lhe mal à cabeça e chega ao Benfica depois de muitos meses sem jogar. Veredicto: ainda não sei se é peixe ou carne porque os vídeos do rapaz são de quando ele tinha 17 ou 18 anos. 

Derley - Bom nome também. Boas recordações. A direção do Benfica este ano não poupa esforços para nos traumatizar. Enfim. Um rapaz que marca golos pelo Marítimo sem nenhum atributo físico ou técnico particularmente especial ou diferente. Será o substituto do Lima (um caso surpreendente de successo)?  Veredicto: Solha

Resumindo, sejam trutas, solhas ou batatas, o que eu vos desejo é que sejam muito felizes no Benfica e que provem que eu estava certo nas trutas e errado nas solhas e nas batatas. 

E se se portarem mal têm que lidar com o Luisão que pelos vistos passou o Verão no ginásio:



terça-feira, 15 de julho de 2014

O que é mais chocante? As saídas ou as entradas?

Vivemos numa fase em que jogadores extraordinários aparecem por todo o lado. Nos anos 90 e princípios do novo milénio, o Benfica só tinha Manducas e Calados e Donizetes para ir buscar. Era possível ganhar campeonatos em Portugal indo buscar os melhor jogadores de clubes da primeira divisão. Mas a coisa mudou e de que maneira. Se há 10 anos as listas dos "jovens mais talentosos do mundo" tinham 25 gajos, hoje as mesmas listas têm 100. 

Só no Mundial deste ano, veja-se a quantidade absurda de talento individual que Bélgica e Colombia tinham ao seu dispor. Veja-se a quantidade de jogadores de talento extra que foram deixados de fora das seleções de Brasil, França, Argentina e Alemanha. 

Alguma coisa terá acontecido mundialmente ao nível das camadas jovens para que de repente o número de jogadores com potencial brutal se multiplicasse em meia dúzia de anos. Não faço ideia do que terá sido mas alguém saberá.

Eu estou habituado a ser extraordinariamente difícil encontrar jogadores de potencial extra. Há 10 anos o Real Madrid jogava com o Salgado, o Gravensen e o Solari a titulares. 

Por exemplo, vejam qualquer jogo do River Plate hoje e digam-me lá quantos jovens talentos de potencial mundial é que por lá andam? Pelo menos 2 (vejam lá um video do Lanzini). 

São tantos que as equipas Bs de equipas como o Chelsea e o PSG já nem sabem o que lhes fazer. 

Olhando para o Benfica, em anos consecutivos conseguimos ir buscar jovens com o potencial de Di Maria, Ramires, Markovic, Witsel, Oblak, David Luis, Matic, Javi Garcia, etc. Tudo em anos consecutivos como se isto fosse normal. Eu sei que o Jesus também faz milagres (vide Coentrão e Matic) mas quem é que ao fim de 5 minutos não sabia que o Ramires era uma estrela? Este ano o Sporting contrata o mini-messi escocês. O Porto vende Hulk e compra Jackson, vende Mangala e compra Indi, vende James e compra Quintero. 

O que eu quero dizer com isto é que não parece ser extraordinariamente difícil encontrar malta com potencial de nível mundial numa amostra de talentos tão grande. Não me parece que seja difícil para um clube como o Benfica encontrar substituto para qualquer jogador que saia do plantel. 

Foi dentro desta linha que contratámos jogadores como o Djuricic, o Ola John, o Talisca, o Dawidovic, o Benito. Não mãos de Jesus só não serão jogadores de nível mundial se tiverem a cabeça feita num 8 (vide Djuricic e Ola John) ou se tiverem muitas lesões. 

Agora...o Candeias? O Pizzi? O Djalo? O Nelson Oliveira? O Julio César? O Bebé? O Derley?

Tudo jogadores para, no máximo do seu potencial, serem segundas linhas do plantel. Claro que segundas linhas deste género também são precisas... mas não chega. 

Com a saída este ano de tantos jogadores extraordinários o Benfica está obrigado a contratar pelo menos mais 4 ou 5 jogadores com um potencial "extra"... e apesar de haver muitos por onde escolher parece-me quase impossível de fazer isto tudo num ano. 

Espero estar enganado. Espero que Gaitan e Enzo fiquem no plantel, espero que o Ola John e o Djuricic expludam esta ano, espero que o Nelson Oliveira seja o melhor ponta de lança do mundo, espero que o Candeias aos 26 anos descubra que afinal é o Robben, espero que o Talisca e o Dawid e o Benito atinjam o seu potencial em 30 dias, espero que o Derley descubra que é o Van Persie. Eu espero estar redondamente enganado em relação a estes todos e que o Benfica saia deste Verão mais forte do que entrou. 

Que no fim do ano estejamos todos a levar o departamento de scouting em ombros. 

domingo, 13 de julho de 2014

Bebe não serve para o Benfica

Eu sei, eu sei. A malta gosta do Bebe porque ele é alto e rápido, porque mal pega na bola baixa a cabeça e desata a correr, porque de vez em quando ele dá uma chuto de longe e acerta na baliza. A malta gosta dele porque, com bola, ele toma a decisão errada 80% das vezes...mas 3 vezes por campeonato ele consegue fazer alguma coisa de espectacular.

Djalo à esquerda, Bebe no centro e Quaresma na direita é o ataque de sonho da malta.

Enfim. Bebe não é jogador para o Benfica. Não é agora com 24 anos, nem nunca vai ser. Talvez como suplente, para entrar quando toda a gente estiver lesionada....e só se vier de borla.

2009/2010 - com 20 anos, Bebe explode (!!!!) no Estrela da Amadora na segunda divisão e marca...6 golos em 26 jogos...

2010/2011 - é transferido para o Man Utd (recomendado por Queiroz) para pagar uma dívida ao Jorge Mendes e faz 2 jogos o ano inteiro... é considerado o maior flop de Alex Ferguson nos seus 27 anos à frente do clube. Na sua biografia, Ferguson admite que Bebe tem talento, mas não tem cabeça nem confiança para jogar em clubes grandes - Ferguson não tem problemas em afirmar que estes problemas de confiança estão ligados ao facto de Bebe ser órfão e de ter vivido na rua.

2011/2012 - emprestado ao Besiktas. Rompe os ligamentos cruzados do joelho. Em Abril é banido de entrar no clube por ter fugido de uma concentração para ir para uma discoteca até de madrugada.

2012/2013 - emprestado ao Rio Ave e finalmente explode!!!! Hmmm, espera, afinal não. Afinal só marcou 1 golo o ano inteiro.

2013/2014 - já com 24 anos, joga o ano inteiro pelo Paços de Ferreira e marca 12 golos.

Acabámos de perder o melhor extremo do plantel, Markovic. Perdemos o melhor defesa central do plantel, Garay. Perdemos o melhor ponta de lança, Rodrigo. Perdemos o melhor lateral do plantel, Siqueira. Já temos um plantel mediado e o Porto já é de longe o maior candidato a ser campeão. Já temos um plantel pior que o do Sporting.

Se calhar eu estou a ver isto pelo prisma errado. Se calhar faz sentido tirar o Bebe ao Paços de Ferreira porque vamos lutar com eles para não descer.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

8 prioridades para o Benfica na pré época

1) “Ser campeão é a prioridade máxima” tem que ser repetido ad nauseum

2) Só contratamos jogadores de duas categorias: ou são jogadores de nível mundial perdidos em ligas mais pequenas para entrar directamente para o onze, ou jogadores com menos de 22-23 anos com muito potencial. Tudo o resto, com o tamanho do plantel que temos, só serve para engordar uma folha de salários ridiculamente gorda. Candeias? Derley? da fuck?

3) “Ser campeão é a prioridade máxima”

4) Se vamos perder algum daqueles jogadores que são de top (Siqueira e Garay já foram), então temos que os perder o mais rápido possível, até ao final de Julho no máximo. Deixar isto para o último dia de Agosto é ridículo e amador. Isto tem que ser particularmente apertado com a malta que já foi vendida a fundos como o Rodrigo.

5) Temos quase 90 jogadores na folha salarial…Tudo o que for jogador com mais de 22 - 23 anos e que esteja na equipa B tem que ser despachado e de preferencia de modo permanente (Michel, Jara, Martins, Djalo, Vitoria, etc x 40)

6) “Ser campeão é a prioridade máxima”

7) Silencio total sobre contratações. Só comprarmos jogadores que a malta só descobre quando eles chegarem ao Seixal. 

8) Concentração e preparação total para entrar no campeonato a toda a velocidade. Falem com o JJ, com o preparador físico, não quero saber. Esta mania de começar mal tem que acabar. Porque raio é que isto é obrigatório no Benfica de Jesus?

9) Há 2 jogadores impossíveis de substituir, neste ou noutro ano qualquer: Markovic e Enzo.   Isto dito por alguém que ia tendo um ataque quando o Ramires foi vendido…impossível de substituir e de longe o jogador mais importante da equipa campeã de 2010.

11) Dá para começar a época sem um Roberto na baliza e um Cortez a defesa esquerdo? Vejam lá isso sff.