segunda-feira, 8 de junho de 2015

Critérios na escolha de um treinador. Palhaçada.





Faz-me muita confusão cada vez que ouço alguém da nossa estrutura falar dos critérios na escolha do novo treinador. O famoso "perfil" para se encaixar no "projecto".

Fala o Vieira, falam os comentadores na TV, falam ex-jogadores, toda a gente fala mas ninguém nunca refere nenhum critério que tenha alguma coisa a ver com o trabalho de um treinador.


Alguns critérios directamente relacionados com o trabalho de treinador:
  • Vêm-se padrões nas suas equipas de movimentos colectivos de muita qualidade?
  • Excelencia reconhecida em momentos específicos do jogo? Alguma inovação tática?
  • Modelo de jogo capaz de jogar em posse a maior parte do tempo contra equipas piores?
  • Vêm-se comportamentos colectivos de qualidade no ataque a fazer uso constaste dos três corredores?
  • Conhecido por ser dos melhores a implementar uma defesa à zona? 
  • Conhecido por ser dos melhores a controlar a profundidade?
  • Conhecido pelo jogo entre linhas fortíssimo no ataque organizado? 
  • Conhecido por haver sempre muitas opções de passe para o portador da bola?
  • Conhecido por conseguir fazer uma pressão fortíssima sobre o portador da bola sem perder a organização?
  • Jogadores sempre muito juntos a defender e a atacar?
  • Quantidade de erros táticos dos seus jogadores? Más posicionamentos ou posicionamentos desfasados do comportamento colectivo da sua equipa?
Alguns critérios mais secundários mas que mesmo assim podem ser indicativos do trabalho de um treinador:
  • As suas equipas nunca têm problemas de disciplina e têm sempre um grande espírito de grupo.
  • Muitos jogadores se valorizam nas suas equipas. 
  • Conhecido por ser um perfeccionista nos treinos.
  • Conhecido por ter uma liderança inquestionável no grupo.
Critérios usados pelo Vieira, pela maioria dos clubes, pela comunicação social e pelos adeptos:
  • Tem currículo? Já ganhou alguma taça? Já tirou pontos aos 3 grandes?
  • Conhece o campeonato Português?
  • Faz classificações no campeonato acima do seu orçamento?
  • Gosta de ter muitos jovens portugueses na equipa?
  • É Benfiquista?
  • Já mandou alguém do foculporto para o c****?
  • Sabe o que é a mística Benfiquista?
  • É amigo do Presidente? Do Mendes?
  • Tem cara de mau? Tem voz grossa? Fala com convicção?
  • Já encavou o Jesus?
  • Vem cheio de pica para se vingar do seu ex-clube?
  • Motiva bem a equipa?
  • Faz bem substituições?
Quando é que se profissionaliza a escolha de treinadores e deixamos de andar a escolher ao calhas?

Não é surpreendente que a dupla Vieira-Vilarinho tenha 11% de sucesso na escolha de treinadores desde que entrou no Benfica. Nem que o Milan ande a contratar Inzaghis, Seedorfs e Leonardos. Nem que o próximo treinador do Real seja o Benitez. Nem que o Judas só tenho chegado a um grande aos 54 anos.

Como é que é possível que alguém tenha sucesso na escolha 11% da vezes e ainda não tenha repensado os critérios que usa nessa escolha?

Anda tudo a atirar o barro à parede. De vez em quando o barro pega e toda a gente faz de conta que sabe o que está a fazer.

Tudo isto me faz lembrar o filme Money Ball e como os jogadores eram escolhidos no Baseball antes da revolução de 2004. Entre os critérios usados estavam coisas como:
  • Tem um maxilar forte?
  • A namorada. É boa?
No futebol é só ligeiramente menos parvo.

20 comentários:

  1. Concordo com tudo. E é difícil expliciar a isso a muita gente porque em Portugal fala-se muito pouco de futebol.
    Não vejo no futebol das equipas do RV nenhum comportamento excelente ou ideias de qualidade.
    Muitos cruzamentos, muita bola longa, linhas afastadas, nenhum jogo entre linhas... and on and on...
    A queda vai ser grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim vamos continuar a atirar o barro à parede até acertarmos num Vitor Pereira. É esperar que não demore muito tempo.

      Já o gordo de alvalade... Leonardo Jardim, MS e agora Jesus? Será que já mudaram os critérios de escolha de um treinador?

      Eliminar
  2. Caro, obrigado pela escrita supra. Nem imaginas o bem q me faz ler alguém q pensa o Benfica e como a escolha do treinador pode e deve ser feita dps ler o Geração Benfica e de levar c os problemas gastricos dum dos escribas daquela casa causados pela possibilidade Vito Pereira no Benfica. Parece q a dor de estomago é um dos critérios q por ali se aplicam.

    ResponderEliminar
  3. Isso tudo e a ideia que nos fica de que o(s) Presidente(s) tem tudo sob controle e, no fim, umas horas depois dos campeonatos acabarem andarem a marcar almoços e a fazer telefonemas onde os outros não aparecem!
    E então lá vem o plano B, mais o C, mais o D, mais o E, pois É até acertar num!
    Sinceramente, e aí só me apetece dar com um martelo na cabeça, esta época, estive até ao fim com a convicção de que já se tinha chegado àquele nível de ter tudo tratadinho com o JJ e até com o Maxi, de deixar os pasquineiros a atirar eles o barro à parede e afinal....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o JJ se queria ir embora, então força. Tudo de mau para ele. Para mim isso já é passado.

      Este revés combate-se contratando um treinador com competencia e jogadores com qualidade. Tudo certo. Há opções, há dinheiro e temos tempo. Basta serem racionais e comecarem por admitir aquilo que não percebem.

      Basta o Vieira reconhecer que os critérios que utiliza para escolher treinadores são uma merda e chamar para a decisão quem perceba de futebol.

      Por amor de Deus, alguém no Benfica que faça uns videos com comportamentos colectivos da equipa de RV e lhe explique porque é que esta é uma escolha extremamente arriscada.

      Não me admirava nada que o Vieira fizesse esta decisão sem ver um único jogo do RV tirando os jogos com o Benfica. Eu já o ouvi definir o perfil que quer. Cabe lá tudo, desde excelentes treinadores até às maiores picaretas.

      Eliminar
  4. estadio da luz ou adeptos para capa do blog

    ResponderEliminar
  5. bla, bla bla
    Quem vier terá todo o meu apoio e passará a ser o melhor treinador do mundo, mas dai a dizer quem eu queria e depois fazer comparações entre ambos, partindo do principio que quem eu quero ganha sempre, não é o mais correto,
    Marco Silva - jovem, benfiquista(suponho) mas roubou-nos um campeonato quando estava no estoril.
    Rui Vitória - menos jovem, já trabalhou no Benfica, tem feito bom trabalho em guimarães e antes no paços, nunca treinou um grande
    ambos têm no curriculum 1 taça de Portugal.
    o Rui ainda tem uma final da taça da liga que perdeu para o Benfica.
    agora o Rui faz equipas em guimarães e paços sem dinehiro, com miudos da B e do CNS, achados no Benfica terá mais recursos e mais dinheiro, as equipas dele não jogam mau futebol, trocam a bola, jogam em posse, mas é um treinador com pouco carisma.
    o marco parece ter mais ideias, fez um grande trabalho no estoril e no sporting com os poucos recursos que teve, esta em grande neste momento e é o preferido de 90% dos Benfiquistas, tem mais carisma, mas, não está livre, está ainda agarrado ao sporting, e é por isso que não vem, está agarrado porque ainda não saiu, não aceitou uma indemnização ridicula e lutou pelos seus direitos, levou com um processo disciplinar e um despedimento com justa causa que o impede de assinar por qualquer clube e é por isso que por mais que queiramos o marco no Benfica, ele não vem, porque não pode.
    logo, será o Vitória e será no vitória que temos de por todo o nosso apoio, sem nunca querer outro ou exigir outro, e que faça um grande trabalho e que seja campeão, afinal de contas, JJ não é a ultima coca cola do deserto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Pinheirinho,

      Critérios que usa na sua avaliação dos dois treinadores:
      - idade
      - afilição clubística
      - experiencia em clubes grandes
      - quantas taças ganharam
      - classificações acima do ser orçamento
      - Carisma ou falta dele

      Como referi no texto, critérios que são muito maus a prever se será um sucesso no Benfica. Podem ser, podem não ser. É atirar o barro à parede e esperar.

      Esta avaliação dos treinadores ser profissionalizada até devia ser mais óbvia. O scouting de jogadores não é feita por profissionais?

      Escondido no comentário está a sua opinião que o Guimarães do Vitória é uma equipa de toque de bola e de posse...como assim?

      Abraço!

      Eliminar
  6. Para se perceber melhor essa coisa de julgar e analisar treinadores apenas pelos seus resultados e classificaçoes, basta-me no exemplo que se dá no Lateral Esquerdo: se juntássemos os 18 melhores treinadores do Mundo numa Liga, so um é que ficava em primeiro... Era por isso que os outros eram maus? Repare-se que a diferença entre este ano e ha dois anos atras para o JJ foi o Kelvin acertar um chouriço enquanto este ano o Jackson andou a fazer de defesa central contra o Benfica. O trabalho de um treinador deve sempre ser avaliado pelas suas ideias e por isso Vitor Pereira é a melhor opção, embora também goste do Marco ou como se fala no blog "O Indefectivel", um treinador alemão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. hahaha o Klopp!!!! isso é que era.

      Olha lá, ainda temos aqui o judas ali na imagem pequenina do blog (o "fav icon" diz-me aqui um nerd ao lado).


      Eliminar
    2. Calma que ainda estamos em fase de mudanças. Tenho de ir buscar mais caixas para pôr o resto dos Jesus'es porque a bazófia dele ocupou-me as caixas todas

      Eliminar
  7. Muito bem. É isto. Havia de existir uma comissão especializada para a escolha do treinador dentro de portas... Sei lá, juntar toda a estrutura técnica do Seixal (ou o raio que o parta) e chegar a um nome.

    De génio só mesmo a pessoa que escolhe o treinador do Benfica ser precisamente aquela que diz nada perceber de futebol e aí, claro, estatística a funcionar. Ainda vamos ver chegar o Di Matteo, afinal de contas venceu uma Champions.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se as contratações de treinadores fossem tão frequentes como as contratações de jogadores podes ter a certeza que havia profissionais só a fazer isto. Se calhar eles até existem e um gajo não sabe.

      Mas como a decisão por um treinador é a decisão mais estrutural num clube de futebol obviamente que tem de ser tomada por quem menos percebe do assunto.

      Eliminar
    2. Pois é... O mal é que, como já vi em alguns lados, o treinador é escolhido quase por feeling. Depois temos Benitez no Real, Inzaghi no Milan ou Blanc no PSG.

      Eliminar
  8. Gosto do Marco Silva. Para mim era a opção óbvia, até por estar livre.

    Vitor Pereira em dois anos perdeu um jogo para o campeonato. Seria também ele para mim excelente opção.

    Rui Vitória? Ou estamos completamente falidos e o LFV quer um "Yes man" ou então em Dezembro estamos a contratar treinador.

    ResponderEliminar
  9. Excelente post, como aliás é costume por aqui.

    A lista dos critérios directamente relacionados com o trabalho do treinador parece uma lista de atributos do modelo de jogo do Benfica de JJ...

    Marco Silva era boa opção, mas segundo um dos sites mais credíveis do mundo - o Sporting Comédia de Portugal - legalmente, não poderá assinar outro contrato, enquanto o processo disciplinar estiver em curso.

    Vítor Pereira ou Klopp!!!

    ResponderEliminar
  10. Grande post. Um post pedagógico, mas que 90% dos adeptos deplora.

    Vieira pôs-se numa situação delicada: a decisão que tomar tem que ser popular. Por essa razão Vítor Pereira nunca seria escolha. Mas eu acho que está fora do radar do Benfica, nem sequer o tomam por grande treinador.

    Rui Vitória será um yes-man. Esta imposição do Vieira de 5 jogadores na formação é de uma estupidez brutal, é condicionar o trabalho de um treinador.

    Preferia Rui Vitória a Paulo Bento sob este ponto de vista: creio que ele não quererá impor ao grupo as suas más ideias, desbaratando o trabalho de 6 anos de JJ. Já o sargento Paulo Bento iria querer impor as suas péssimas ideias, criando problemas no grupo. A minha esperança é pensar no Braga de Domingos, que não estragou o trabalho do JJ. É o mal menor, mas pouco consolador.

    ResponderEliminar
  11. Vou entrar dos computadores que for preciso até à nossa imagem do blog for um pinguim. Só para avisar.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?