segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Benfica é festa, dê por onde der





Os meus pais estiveram no Marquês ontem e estiveram mesmo no meio da confusão. Mesmo mesmo no meio da carga policial.

Tinha falado com eles pelo telefone umas horas antes. Como de costume a minha mãe obrigou o meu pai a ir para a festa.

A minha mãe que é tão doente pelo Benfica que nem consegue ver os jogos porque fica demasiado alterada. Se o Benfica ganha ela vê os resumos todos mil vezes e obriga o meu pai a ver os programas todos de futebol falado. Se o Benfica perde ou empata ninguém vê o telejornal durante a semana.

O ano passado quando ganhámos ao Olhanense eu telefonei à minha mãe e ficámos ali a chorar baba e ranho os dois a 3000km de distancia. Passados 10 minutos sem conseguirmos dizer nada sugeri telefonar dali a bocado porque assim não estava a dar.

A minha avó (mãe da minha mãe) fez com as suas próprias mãos o meu cachecol de lã do Benfica. O cachecol com mais classe do mundo. Também me fez um gorro do Benfica que me faz parecer um sem abrigo. Mas com muita classe também. Temos os dois muitas saudades da minha avó Benfiquista que me dava doces e um café descafeinado na minha chávena do Benfica.

Foi da minha mãe que ouvi a inesquecível frase sobre o Paulo Madeira: “ó filho está bem que o senhor não é muito bom, mas é jogador do Benfica. E os jogadores do Benfica são sempre os melhores”. Eu aposto que ainda hoje ela não consegue criticar o Bébé. Ela era professora e não é capaz de dizer mal do Português do Jesus.

O meu avô paterno esteve durante muitos anos senil e a minha mãe ia lá visita-lo a casa. O meu avô já não reconhecia os filhos, já não reconhecia a mulher, já não reconhecia ninguém. A única coisa a que ele respondia era à minha mãe a cantar o “Glorioso SLB”. Até se lhe abria um sorriso e se animava todo a tentar cantar. Também temos os dois muitas saudades do meu avô Benfiquista.

No dia do 6-3 em Alvalade a minha mãe foi passear para a praia durante o jogo porque estava muito nervosa. Chegou a casa a poucos minutos do fim e fui eu que lhe abri a porta e lhe dei a noticia que estávamos a dar 6. Eu tinha 9 anos. A mesma idade do miudo que viu o seu pai e avô serem espancados em Guimarães por um polícia mesmo à sua frente.

O meu avô materno era quem levava a família toda à velhinha Luz. Hoje em dia ainda tenho uma coisa dele - um porta chaves antigo com o simbolo do Benfica. E com muitas saudades também. Quando morreu tinha mais ou menos a idade do velhote que levou com dois socos do policia em Guimarães em frente ao neto de 9.

A minha mãe e o meu pai estavam ontem no Marquês mesmo no meio da confusão onde uns idiotas resolveram provocar uma carga policial de outros idiotas. Falei com eles mesmo agora pelo Skype.

Tiveram que fugir para as grades. Ficaram ali presos junto à tenda vip porque para fugirem tinham que atravessar o sítio onde estava ainda a policia. Foram empurrados. Viram senhoras a levar da polícia. Viram velhotes e crianças a fugir com medo de quem é pago para os proteger.

Mas só me contaram isto depois de 10 minutos aos berros a cantar pelo Benfica. Até o cão já ladrava com tanta animação. Pelo Skype, a 3000km de distancia.

É o Benfica, pois claro. E o Benfica é festa, dê por onde der.

“A convite do presidente, José Magalhães e os dois filhos vão marcar presença no Estádio da Luz, no jogo de consagração do Bicampeonato.
O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, entrou esta segunda-feira em contato com José Magalhães, adepto Benfiquista ontem envolvido no incidente com a polícia em Guimarães. O mesmo foi convidado a assistir ao próximo jogo em casa com o Marítimo, relativo à última jornada da Liga NOS, a consagração do Bicampeonato.
Os dois filhos de José Magalhães vão entrar com o presidente no relvado para a cerimónia da entrega do troféu de Campeão Nacional.
Bi-campeões”

PS: E o avô?

8 comentários:

  1. O Benfica foi, é e será SEMPRE FESTA!

    ResponderEliminar
  2. Phoda-se MATS, não tenho palavras:

    QUE GRANDE POST!

    CARREGA BENFICA!

    P.S. Também já estive a milhares de km de distância e ia ver o teletexto do eurosport às tantas da noite porque não havia net para saber o resultado do Benfas. E ver um Benfica-Sporting na Casa do Benfica de San Jose (Silicon Valley) a tomar o pequeno almoço!?
    O Benfica também se explica com posts destes. É para emoldurar e pendurar lá em casa!

    ResponderEliminar
  3. Campeão,

    Excelente Post.

    Tomámos a liberdade de o destacar aqui: http://tudoportibenfica.blogspot.pt/2015/05/3-ao-poste.html.

    Saudações Benfiquistas
    Fred
    Tudo por ti Benfica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ora essa, campeão é você.

      Bem gira a ideia. Vou ver se já estás ali na blogroll. A blogroll que está ali ao fundo depois dos Takuaras. .

      Porque nós aqui no blog temos uma tradição de deixar os Takuaras com votações já fechadas por mais 5 meses só para termos a certeza dos resultados. E com a tradição não se brinca.

      Abraço

      Eliminar
    2. Shhh que ainda ninguém reparou nisso e que a votação só foi feita um mês depois do aniversário do blog...

      Eliminar
  4. Caro Mats
    Ler o seu texto fez-me sentir ainda mais saudades de Portugal e orgulho em fazer parte desta religião que é o Benfica. Fez-me pensar na pessoa que me transmitiu geneticamente esta paixão, a minha mãe, que também não vê os jogos nem ouve os relatos por causa do coração. Sou professor de português na Polónia e ,se me permite, vou usar este texto já na próxima aula.
    Abraço
    Benfica sempre!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Shor Matos pode usar à vontade.
      Boa sorte na Polónia!
      Abraços!

      Eliminar
  5. Foda-se, Mats Magnusson, com escrita deste calibre, tens que mudar de nome para Valdo!! É que textos como estes vão muito para além da eficácia devastadora: têm técnica, genialidade, magia e mística para dar e vender a lagartos (que tão precisados estão).

    Continua assim, Valdo!

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?