quarta-feira, 15 de abril de 2015

O Benfica não joga sozinho





Imagine.

Imagine só o que seria um campeonato em que 2 terços das equipas fossem treinadas ou presididas por ex-glorias do Benfica. Humberto, Toni, Álvaro Magalhães, Preudhome, Mozer, Helder, Sheu, Pietra, etc. E agora imagine que estes só tinham ganho o lugar precisamente por serem do Benfica e porque o Benfica tinha feito pressão para os por nos seus lugares. E agora imagine que contra o Benfica eram jogos de treino e contra o Porto tinham todos prémios de jogo a triplicar. Contra  o Benfica as suas conferencias de imprensa nem apareciam nos jornais, contra o Porto era só videos de motivação, murros na mesa, etc. Contra o Benfica a relva estava sempre ali cortadinha e molhada, contra o Porto a relva não se cortava durante duas semanas e rega nem ve-la.

Imaginem que o presidente da Federação era Manuel Vilarinho.

Imagine que todos os jogos fora do Porto fossem arbitrados por árbitros da AF de Lisboa. AF essa que teria o Pedro Guerra como presidente a decidir que árbitros sobem de escalão e ficam milionários, ou passem a vida na segunda divisão. Imagine que o Porto não tinha um penalty assinalado a seu favor no estádio da Luz num jogo competitivo desde 1975.

Imagine que o orçamento do Benfica fosse superior ao do Porto.

Nesta situação imaginária, imagine que o Porto conseguisse em 6 anos ter ganho 2 campeonatos e estivesse quase a ganhar o terceiro sempre com o mesmo treinador. Imagine que o Porto conseguisse estar sempre na luta pelo campeonato com uma % de pontos ganhos altíssima. Imagine que o Porto jogasse um futebol de espectáculo onde se marcam muitos golos e sofrem poucos. Imagine que apesar de tudo os campeonatos fosse sempre equilibrados. Nesta situação imaginária, como adepto do Benfica podem ter a certeza que eu queria o treinador do Porto o mais rapidamente possível dali para fora.

Imagine que, vendo-se nesta situação, os adeptos do Porto enchem fóruns a queixar-se que o treinador deles é um borrado, que tem pé frio, que não sabe escolher jogadores, que deixa fugir pérolas, etc. OK, este último cenário  nem eu consigo imaginar. Demasiado inacreditável. Esqueçam este último cenário.

Voltando à realidade.

Em 6 anos de JJ, em 5 o Benfica lutou até ao fim pelo campeonato, mesmo que o Porto tenha um plantel de melhor ou de semelhante qualidade, controle 2 terços das equipas do campeonato e domine quase toda a arbitragem e imprensa.  Em 6 anos o Benfica ganhou o campeonato 2 vezes e pode ganhar o terceiro este ano. Mesmo que o Porto ganhe o campeonato este ano, será mais um ano em que o Benfica equilibrou a luta pelo campeonato até ao fim.

Ter Jorge Jesus no Benfica é nivelar uma competição desnivelada estruturalmente. Com planteis equiparáveis, é suposto ser fácil o Porto ganhar. Mas desde que JJ entrou, deixou de ser.

Houve um ano em que este desnível estrutural não existiu, o ano do Apito Dourado. Por motivos óbvios o desnível extra-futebol a favor do Porto desapareceu. Nesse ano de 2005, com um plantel inferior ao Porto, até deu para o Benfica ser campeão com 7 derrotas e 8 empates. Em 2013, com JJ, o Benfica perdeu o campeonato com 1 derrota o ano todo.

Num ano em que haja um novo Apito Dourado, se JJ estiver no Benfica somos campeões em Março.

Jorge Jesus já mostrou que tem capacidade para nivelar o que era suposto ser extraordinariamente desnivelado. Coisa que só mesmo o Apito Dourado conseguiu fazer.

É aproveitar.

12 comentários:

  1. Se eu tivesse chegado hoje ao futebol nacional teria dito - que imaginação!!!
    Como já cá ando há alguns anos só tenho a dizer que post mais banal, limitou-se a substituir Porto por Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Que enorme post! Na muche! Tem que ser partilhado pela blogosfera...
    Jim

    ResponderEliminar
  3. Há dias em que um Homem acorda e faz um post brilhante!

    ResponderEliminar
  4. Obrigado!
    O pior inimigo do Benfica são por vezes alguns benfiquistas.
    A extraordinária competência de Jorge Jesus é a grande mais valia desportiva do Benfica.
    É absolutamente inacreditável o que se vai lendo por aí de gente que se afirma benfiquista.
    Se JJ for campeão este ano merece uma estátua ao lado de Eusébio!

    ResponderEliminar
  5. Excelente! Começou sou extremista, defendo que há benfiquistas que deviam ser expulsos de sócios sem piedade, outros impedidos de falar ou de escrever sobre o clube. Logo aprendiam.
    Para grandes males, grandes remédios, isto é, queremos remédios que funcionam!

    ResponderEliminar
  6. Belo post! Parabéns. Verdades tão à vista de todos mas tão ignoradas por muitos. O que dói é que desses muitos alguns são benfiquistas...

    ResponderEliminar
  7. Grande Post!! Pena que muitos Benfiquistas não percebem isso... O que eu costumo dizer é que com a equipa que tem, com as alterações que a mesma sofreu.. se o Benfica for campeão este ano cada vez que daqui para a frente tivéssemos que dizer o nome do Jesus devia passar a ser obrigatório levantarmos nos...

    ResponderEliminar
  8. Post absolutamente brilhante! Não pares com isto.

    P.S. Se não fosse o histórico da expressão na produtora de humor do Lumiar, diria mesmo: Jorge Jesus forever!

    ResponderEliminar
  9. Excelente post. Felizmente há cada vez menos benfiquistas a não reconhecer o mérito de JJ. Esses poucos são nalguns casos pessoas pouco inteligentes e noutros pessoas que têm uma agenda própria que necessita do falhanço desportivo do Benfica para serem ouvidas e terem algum poder no clube (Rangel, Tavares e essa oposição aglutinada no blog das gerações).

    ResponderEliminar
  10. Caro Mats,

    Este foi o melhor post que aqui li.
    Um verdadeiro golaço à Magnunsson.
    Parabéns.

    CARREGA BENFICA!

    ResponderEliminar
  11. P.S. O mérito do nivelamento não é só do JJ. Mete lá o LFV. E o resto da "superestrutura".

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?