terça-feira, 17 de março de 2015

O pior avançado do mundo





Jonas Gonçalves Oliveira. Conhecido como Jonas no mundo do futebol. Jonas Pistolas aqui no Benfica.

Tem cara de funcionário das finanças e voz de cantor de sertanejo. Tem 30 anos e faz 31 daqui a 15 dias. Sempre com barba de 3 dias. Até as chuteiras parecem ter 30 anos e ir a caminho dos 31. Se o plantel fizer um sprint de 30 metros o Jonas é capaz de só ganhar ao Luisão e ao Raul josé. O remate não é dos mais fortes. É assim para o fraquito fisicamente e há quem finte melhor.

No Brasil passou pelo Guarani, Santos, Grêmio  e Portuguesa.

Em 2009, depois de um jogo menos conseguido na Copa Libertadores foi apelidado pelo revista Espanhola Mundo Deportivo como “o pior avançado do mundo” ou “el peor delantero do mundo” como diria o Camacho. 

Em 2010 o Valencia paga 1.25 Milhões de euros para accionar a sua cláusula de rescisão.

No Verão de 2014 é dispensado pelo agora novo-rico Valencia porque não cabia no clube que deu 30 milhões por Rodrigo. O tal Rodrigo de muito sucesso no Benfica e que corria muito e era muito rápido e rematava muito forte.

Vem para o Benfica já depois do fecho do mercado no dia 12 de Setembro. Por menos 10 milhões que o avançado Espanhol contratado pelo Porto no mesmo defeso. A custo zero. Digamos que o aeroporto de Lisboa estava ligeiramente mais calmo do que quando chegou o Nani. À sua espera alguma desconfiança.

Que é velho. Que está quase na reforma. Que se não tem lugar no Valencia também não tem lugar no Benfica. Que recebe demasiado. Que tira lugar aos putos da B. Que já não pode ser inscrito na Champions. Que é mais uma negociata para pagar favores a alguém.

Alguém ficou nervoso no Porto ou no Sporting por contratarmos o Jonas? “O Benfica agora quer ser campeão a comprar tipos de 30 anos a custo zero?”

Mas também gera interesse. Já havia quem gostasse do estilo. O forum do Serbenfiquista.com tem 400 páginas do Jonas ainda antes de ser contratato. Que a cara dele faz lembrar o João Pinto e que só tem mais 9 meses que Cristiano Ronaldo. 

Eu como nunca tinha visto o Jonas a jogar fui ver um video do youtube e pensei que estava a ver um filme do jogador errado. Jogadores daqueles não são dispensados. Pelos vistos era o Jonas certo.

Com 3 semanas de treinos nas botas que parecem ter 30 anos, Jonas dá os primeiros passos pelo Benfica contra o Arouca. Os primeiros passos e os primeiros cabritos e o primeiro golo.

E agora, 7 meses e 5 dias depois de ter assinado pelo Benfica? Titular, 1967 minutos, 20 golos. Um golo a cada 98 minutos e classe que dói nos outros minutos todos. 

Joga muito bem e faz toda a gente jogar melhor. Tem pausa. Tem classe a rodos. Nunca perde bolas e ajuda a defender. Recebe balões como se fossem passes de 2 metros e a bola dele sai sempre redondinha. É o rei das boas decisões no jogo entre-linhas e parece um adulto a jogar entre-crianças. Marca golaços de cabeça, marca golos de encostar, marca golos de fora da área.

Impressionou toda a gente. Quem não o conhecia, quem não acreditava e quem já sabia. Não se ouvia tantas vezes a palavra “classe” nas bancadas do estádio da Luz desde a primeira época de Saviola e Aimar. Só falta o partido comunista vir avisar que a guerra de classes acabou...e que ganhou o Jonas.


10 comentários:

  1. Brilhante artigo sobre um Jogador que tem enchido os estádios e campos deste país com uma Classe só ao alcance dos abençoados por Deus! O novoriquismo tem disto. Pôr no saco do lixo Tv's que nos custaram os olhos da cara e que funcionam só porque a loja tem agora uns LED's.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É de facto de uma classe enorme. Se continuar livre de lesões ainda teremos pelo menos mais 2 anos ao mais alto nível. O Valencia também pagou pelo futuro do Rodrigo e estou convencido que irá ser uma aposta conseguida. Convenhamos que o Jonas é um jogador que faz mais sentido em ataque continuado do que em contra ataque rápido com muita correria pelo meio. Abraço!

      Eliminar
  2. Caro Mats Magnusson,

    Excelente descrição de um jogador que já nos conquistou o coração!

    Ele é, atrevo-me a dizer, o melhor negócio do século XXI por parte do Benfica.

    Saudações Benfiquistas,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um excelente negócio já é. Se vai ficar na história do Benfica depende da prata que acabar no Cosme Damião enquanto cá estiver. Ele que continue a fazer a sua parte para que isso aconteça. Abraço!

      Eliminar
  3. entretanto, marco ferreira que em braga permitiu 2 agressoes a jogadores do benfica (fora danilo fazer 5 faltas para amarelo...) nomeado para o rio ave-benfica. tao previsivel. TEMOS QUE FAZER BARULHO PARA ELE NÃO SE SENTIR À VONTADE PARA DAR O GOLPE.

    ResponderEliminar
  4. Para o Jonas apenas quatro palavras FE-NO-ME-NAL !!! Adoro este jogador. A técnica, a visão de jogo, as assistências, o jogo entre linhas, os cabritos, as bombas, etc, etc, etc,... 4 anos no Benfica uma vez que FELIZMENTE com 30 anos não vem cá ninguém buscar o Jonas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 4 anos duvido. 2 ou 3 a este nível já seria extraordinário. De que ele é fenomenal não duvido nada. É craque mesmo. Abraço ó anónimo.

      Eliminar
  5. Totalmente de acordo. Ainda por cima é muito parecido com o meu falecido Tio Xico.

    ResponderEliminar
  6. A um bom observador e com conhecimento de causa nada lhe escapa. Boa "radiografia".

    ResponderEliminar
  7. Belíssima análise. Aqui pelo Brasil para um reformado, até que já é mais falado na CS do que Neymar. Quanto ao Rodrigo, nas mãos daquele treinador não vai sair daquilo e facilmente será esquecido na prateleira.

    ResponderEliminar

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?