segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Aqui há talento nº2 - Gonçalo Guedes





Estive um pouco hesitante em fazer este texto. O último que fiz foi sobre o Bernardo Silva, um dos maiores talentos das últimas décadas da nossa academia, e ele foi praticamente empurrado para um Mónaco do qual as esperanças que volte são bastante magras...

No entanto este jovem dá-me esperança que possa vir a ser um dos rostos do tal "Benfica made in Benfica" e como tal aqui fica a análise:


Gonçalo Manuel Ganchinho Guedes é um avançado de 17 anos que está no Benfica desde 2005 e que já se estreou profissionalmente a 19 de Abril de 2014 pelo Benfica B.

Foi uma das figuras da Uefa Youth League (Champions para sub-19) na qual marcou 4 golos e foi uma das figuras da competição. Na retina fica o seu golo de bicicleta contra o PSG.

 

Com dois títulos nacionais nos escalões jovens (sub14 e sub16) Gonçalo foi a figura maior do épico jogo do título contra o Futebol Corruptos do Porto no qual enfiou um melão direitinho na peida do guarda redes andrade que segundos antes o provocava apontando para a insígnia de campeão...passados 20 segundos Gonçalo Guedes selava um golaço e as mudanças dessa mesma insígnia para o equipamento do Sport Lisboa e Benfica.


 
O Karma nunca dorme.

Neste momento Gonçalo Guedes afirma-se na equipa B do Sport Lisboa e Benfica apenas com 17 anos e promete mais a cada dia que passa levando já 2 golos em 4 jogos disputados. Esperemos que o seu pé direito continue a fazer estragos ao serviço do nosso clube!

Haja coragem para apostar nestes jovens na equipa A e não apenas dar-lhe meia dúzia de minutos muitas vezes contra equipas de carregadores de baldes de messa vindas dos escalões terciários e em "relvados" impraticáveis. Haja coragem para apostar na nossa formação ao invés de gastarmos milhões muitas vezes contratando jovens de outras formações.

Muito se diz que não interessa a nacionalidade do jogador desde que haja qualidade. Pois eu digo que sabendo da qualidade que temos em casa faz toda a diferença um jogador que sente o clube e a camisola do que um outro qualquer que vem cá apenas de "passagem" e que força a saída ao primeiro sinal de petrodólares. Neste momento fico um pouco mais tranquilo ao saber que o agente deste jovem AINDA não se chama Jorge Mendes...esperemos que nunca o seja.

Não tenho dúvidas que o Gonçalo tem qualidade para se afirmar no nosso clube, tal como tinha o Bernardo e tal como mais uma mão cheia de jovens da nossa formação também tem. Saiba o nosso clube dar-lhes as oportunidades certas! 


 
O futuro passa por aqui!


1 comentário:

Insultem e javardem para aí. Mas se sujarem isto depois limpam, ok?