segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Dois pesos, duas medidas


("Roubado" ao Master Groove)
 
Porque de todas as pessoas que falam na televisão, a única que não defende o Benfica e ataca os corruptos é aquela que mais o devia fazer... É preferível apoiar o Gomes porque promete profissionalização dos árbitros. Para mim, aqui em Portugal, isso só ia trazer uma vantagem (e não era para o Benfica): mais tempo para fazerem as coisas que não devem!
 
Parabéns António Melo!
 
Peço desculpa pela qualidade do vídeo, mas era impossível tirar o palhaço corrupto.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Quem não chora não mama!! Ai Proencinha...não vás ás compras esta semana!

Estou curioso por saber se desta vez também foi culpa do Jorge Jesus o Proença ter sido nomeado para o jogo do porto e ter conseguido, como melhor árbitro do mundo e arredores, vislumbrar um penalti que mais ninguém viu.


Proença está neste momento ao nível dos pastorinhos de fátima: consegue ver o que mais ninguém vê!



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Jesus, o Mourinho do bairro!

A novela da "agressão" do Jorge Jesus aos polícias ganhou uma dimensão que começa a fazer confusão...ainda há 15 minutos estava a fazer zapping e nos programas de comentário futebolístico que estavam a dar, não se fala de outra coisa...pensei que não me apetecia ouvir mais do mesmo, mas...veio-me um flash à cabeça que me fez pensar isto de maneira diferente...vejam se encontram algum fundamento por detrás desta minha teoria "puxadinha", admito!

Lembro-me perfeitamente, até porque não foi assim à tanto tempo, das jogadas que o Mourinho tem vindo a fazer pelos clubes por onde passou, que se baseava numa princípio muito simples...quando a equipa estava na mó debaixo, a jogar mal e a começar a despertar a contestação dos adeptos, o Mourinho arranjava sempre maneira de iniciar uma polémica qualquer...das primeiras vezes, achei que era coincidência, e até poderia ser o "mau perder" dele a libertar algumas fagulhas, como se estivesse a perder a paciência e a disparar em todas as direcções sem pensar muito nas consequências. Ao fim de alguns "sururus" deste tipo se terem começado a repetir, comecei a achar que era estranho. Cheguei à conclusão, e até posso estar errado, que o Mourinho criava estes episódios propositadamente, para que as atenções se virassem para ele e a equipa deixasse de ser o centro das atenções...assim poderiam trabalhar sem a pressão toda dos resultados e dos media, sabendo que o seu treinador tinha posto a "cabeça na forca" para que pudessem recuperar psicologicamente e começassem rapidamente a ganhar jogos e a afastar a contestação.

Pois bem, o que é que me passou pela cabeça há bocado...

Eu duvido seriamente que esta reacção do Jesus tenha sido propositada, tendo em vista uma jogada deste tipo, mas ainda assim, não posso deixar de acreditar que possa vir a ter um efeito genial...melhor ainda que as jogadas do Mourinho.

Primeiro, arranjou uma bela maneira de não se falar da equipa, deixando-os saborear a preciosa vitória no difícil terreno do Guimarães e mantendo-a concentrada para o próximo jogo.

Depois, conseguiu, numa altura importante, unir os adeptos do Benfica em torno da equipa e do seu treinador, fazendo dele um defensor máximo de quem deve apoiar o clube em todos os momentos!

As únicas diferenças, que na minha opinião, parecem existir neste "duelo" de jogadas, são o facto de eu continuar a achar que o Mourinho fazia de propósito e o Jesus foi genuíno, por outro lado o Mourinho tratava das coisas com alguma discrição, na medida em que eram sempre acções de palavreado ou gestos para os jornalistas verem e ouvirem e iniciarem a saga de críticas (exceptuando as idas aos balneários dentro de carrinhos da roupa suja e tal), e o Jesus teve uma acção mais directa e física, se assim se pode dizer, que pode vir a ter consequências mais aborrecidas para ele...espero que não, há assuntos mais importantes para tratar neste país.

PS: Continuo a achar que ele se esticou um bocado...mas também já acho um exagero a dimensão que esta merdinha está a ganhar!

Saudações futebolísticas!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atenção, vem aí post à benfiquista!

O fim-de-semana terminou em estrondo mas promete ainda fazer correr muita tinta. Sim, porque neste país transformar tinta em merda é coisa comum (pasquins).

Sinto-me orgulhoso e preocupado. Orgulhoso porque vi uma equipa lutar apesar de algumas más decisões arbitrais (mesmo não fazendo um bom jogo, voltamos a não sofrer e vencemos num terreno muito difícil) e vi finalmente aparecer um comunicado na página oficial do Benfica que não foi escrito por uma lata de salsichas com cérebro. Preocupado porque da última vez que vi um treinador do Porto a queixar-se de árbitros, a coisa não correu bem para nós e porque Jesus, com aquela atitude (que eu aplaudo, mesmo sabendo que se tratou mais de uma maneira de voltar a cair no goto dos adeptos do que outra coisa qualquer) arrisca-se a ser suspenso. E sim, eu sei que o Pintinho já fez pior e não sei quê, mas esse para apanhar prisão, só se for a de ventre.

O comunicado do Benfica surge na altura certa, chama os bois pelos nomes e expõe a porcaria que é este país (mas veio apenas dizer o que os blogs benfiquistas dizem à meses/anos).

Num fim-de-semana em que o Benfica é prejudicado (um entre tantos outros) há quem tenha a ideia de vir dizer que Jesus esteve nos 3 campos. E não interpretem mal o Fonseca, o homem provavelmente é católico e disse aquilo que todos os cristãos acreditam há séculos: Jesus é omnipresente. Mas oh Paulinho, o Jesus que estás a pensar é outro, tem mais barba, foi crucificado menos vezes e não usa coletes roxos.

O gesto de Jorge Jesus, defendendo o adepto é bonito e estúpido. Podes defender-nos, mas não agredir as autoridades. Foram só umas palmadinhas, mas por essa imprensa fora, Jesus usou armas químicas, soltou os cães e juntou-se ao Kim Jong-Un, enquanto roubava urânio ao Irão. E sim, JJ podia fazer isto tudo ao mesmo, porque Paulo Fonseca diz que sim. Mas aquele acto de "gostem de mim outra vez, benfiquistas" acabou por ficar um pouco de lado, quando por essa blogosfera se vai, mesmo que indiretamente, levando Marco Silva ao banco do Benfica.

Quanto a Leonardo Jardim, confesso que aquele sotaque madeirense dele muitas vezes me confunde. Então é hipocrisia falar de arbitragens e os treinadores só falam quando são prejudicados, mas fala dos bloqueios e nem abre a boca quando o Sporting em duas jornadas seguidas tem golos em fora-de-jogo do "muito à frente" Montero e quando o Maurício faz de mochila do Cardozo no seu primeiro dia de aulas?

A mim não custa nada admitir que todos os 3 grandes saíram prejudicados da jornada. O Sporting no penalty, o Porto no penalty (embora Otamendi merecesse já estar fora do campo naquela altura) e o Benfica no penalty e fora-de-jogo. Fazer deste fim-de-semana um "Capela versão 2" é que não. Mas é isto mesmo que me deixa preocupado...

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Benfica vs. Breaking Bad

Eu tentei...andei a noite toda numa agitação mental desgraçada porque queria muito fazer este post, mas não queria que os leitores ficassem a pensar que apenas o faço por ser Sportinguista e querer criticar o Benfica...se se passasse o mesmo no Sporting, dar-me-ia imenso prazer escrever este mesmo post com as adaptações óbvias, mas infelizmente o meu clube do coração não tem esta vertente teatral desenvolvida, o que lhe retira certa dose de piada!

Desde o final da época passada, com a tão badalada performance do Tacuara, que dentro do seio do Benfica se têm passado algumas situações estranhas. Normalmente, não ligo muito a estas coisas, porque são sempre episódios pontuais que acabam por se diluir com o tempo, fazendo com que no mês seguinte ninguém se lembre do sucedido...mas...parece que o Benfica está a apostar nesses episódios...atentem:

1- A reacção de Cardozo para com Jesus no final da taça.

2- O pedido de perdão de Cardozo a todos os Benfiquistas, ao Pai, à Avó, ao cão do vizinho, à girafa do jardim zoológico...menos ao Jesus!

3- Luisão desentende-se com os adeptos do Glorioso e defende os seus "mininos"!

4- Jesus defende Cardozo das críticas!

5- Jesus desentende-se com a polícia para defender os adeptos do Benfica!

6- ??? (o meu palpite vai para: "Luis Filipe Vieira desentende-se com águia vitória por esta não aterrar sempre na altura desejada, no local onde é suposto e esta responde-lhe com uma valente cuspidela no bigode!")

Voltando ao início, há que explicar que sou "viciadíssimo" na série Breaking Bad, e tenho vindo a encontrar um paralelo entre estas cenas do Benfas e algumas cenas da série:

- Cardozo será o Jesse / Jesus será o Walter White / Luisão será o Agente Hank

Cardozo e Jesus chateiam-se, fazem as pazes e no final dá sempre bom resultado...igual no Breaking Bad entre Walter e Jesse! Cardozo é um Adulto acriançado, com a mania que é bom, não gosta de ser posto de parte e apesar de não ser um Van Persie está lá para o que der e vier e consegue sempre atingir os objectivos, na sua função.

Jesus, sendo o Walter, é o génio por detrás das operações! Ele é que sabe tudo e os outros são todos burros...e mesmo quando dá merda, é teimoso o suficiente para continuar a perseguir o seu objectivo, por mais desviado da rota, racional, que possa parecer. Quando as coisas dão certo, o mérito é dele...quando dão errado, borra-se todo pelas pernas abaixo. No entanto, mantêm-se de pedra e cal no seu posto e tem poder operacional que chegue para manter a moral!
Às vezes distrai-se e mete-se com quem não devia, mas como está a dar em maluco e tem prazo de validade, está-se pouco borrifando!

Luisão, como agente Hank Shrader, é aquele personagem que ferve em pouca água...quando se metem com os dele, o resultado é explosivo. Carrega muita responsabilidade às costas e está habituado a dar o peito às balas, mas de vez em quando tem uns lamirés de cobardia...acabam por passar e regressa sempre ao seu lugar, como se nada se tivesse passado! É respeitado, temido, esforçado e nota-se que à medida que o tempo passa, está a perder a força, mas sempre hirto!

Agora desafio-vos a completarem com personagens futebolísticas à vossa escolha, os restantes personagens da série!!!


Curtas do fim-de-semana

- Ganhámos em Guimarães e roubámos pontos aos nossos adversários directos, não estava à espera mas foi um desfecho muitíssimo bem vindo.

- Fomos mais uma vez roubados, ainda assim conseguimos ganhar. São nestas vitórias que os campeonatos muitas vezes se decidem.

- O Sporting queixa-se de um penalty por assinalar. Já se passaram duas semanas do derby e por isso acho que deviam esquecer esse assunto.

- O Porto diz  que foi roubado porque Otamendi fez falta fora da área. Não se lembraram é que o Otamendi já devia tar na rua aos 10(!) minutos de jogo. Incrível como se consegue ter uma memória tão selectiva num tão curto espaço de tempo.

- O Jesus andou à batatada com a polícia por causa de um adepto.   Fuck the Police!

- O Paulo Fonseca acabou a metamorfose de "gajo porreiro que até gostava de ver treinar o Benfica um dia" para "gajo asqueroso e sem coluna vertebral que espero que seja sodomizado por 10 quenianos".

- O Estoril joga muita à bola e tem um grande treinador.

- O Costinha ainda não foi despedido? Ah vai ser hoje? Então tá bem.

- A malta da direcção do Porto (incluído o bufas-mor) andou à porrada por terem empatado. Quando perderem um jogo declaram guerra aos "mouros" e ainda levam reféns.

- O Paulo Fonseca tem um complexo de inferioridade que ainda consegue superar o do Vítor Pereira com o Jesus.



P.S. - Anda tudo pelo beicinho com o Jardim. Não sejam anjinhos. O homem que "não fala" de arbitragens mas que dos bloqueios do Benfica já falou. Se para a semana for roubado (o que é bastante provável) quero ver se o discurso não muda logo.

Este jovem vai muito longe

Deixo a posta relativa ao jogo do Benfica, rivais e cenas caricatas nos fins dos jogos para amanhã....hoje só quero dizer que a cada dia que passa mais respeito ganho por este senhor:


Absolutamente incrível o trabalho que Marco Silva está a fazer pelo 2º ano com um Estoril muito limitado em termos de orçamento e plantel. Consegue tirar o "sumo" todo dos seus jogadores e tem neste momento uma das equipas (a equipa?!?) que melhor futebol pratica em Portugal.

Juntando a isso o seu carácter frontal e directo muito ao estilo "curto e grosso" que é cada vez mais raro no futebol português. 


Fantástico!

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

É no futebol, no andebol e onde mais haja árbitros

Vamos ser claros: não tem problema nenhum ser adepto de um outro clube. Não tem sequer problema ser sócio, ser apaixonado e ser seguidor activo desse mesmo clube.

Agora é um problema quando mais do que ser adepto de um clube isso se conjuga com ter ódio assumido a outro clube, juntando a várias pretações que põem em causa o profissionalismo e a verdade desportiva por parte de um árbitro.  Seja ele de futebol, andebol, basquetebol, jogo da malha ou sueca.


Este porco suíno de nome Rui Rodrigues, que mais não é que um autentico puto ressabiado e que tenta compensar a sua provavelmente diminuta genitália com um apito na boca, tem uma página do facebook que tem tanto de amor aos Corrupto e ao grande lider como de ódio cretino ao Benfica.


Se a isto juntarmos a arbitragem vergonhosa que este réptil protagonizou há uns dias na Luz e que acabou por empurrar os corruptos azuis para a vitória no jogo fica tudo dito.

Ficam as declarações do nosso treinador no fim desse jogo:
“Estou muito desgastado pela forma como o Andebol é encarado pelos dirigentes. Para mim, como treinador há mais de 30 anos, é totalmente inconcebível nomear uma dupla que nunca apitou clássicos ou jogos de nível elevado. Esta dupla veio apitar pela primeira vez à Luz em jogos do Andebol 1. Nomear uma equipa de arbitragem do Porto para apitar um Benfica – FC Porto é uma brincadeira. Houve muitas decisões que não entendo e que prejudicaram o Benfica”.


Espero sinceramente que haja medidas a ser tomadas acerca deste espécime. 


E oh Ruizinho, um aviso....é melhor não voltares a aproximar-te muito aqui da zona do Colombo....pergunta ao teu amigo Proença o que lhe aconteceu da última vez que foi visto a comer fruta no Vitaminas! 

Penso eu de que.....








quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Klopp!!

Acabadinha de sair do forno: O sempre sorridente e bem-disposto a mostrar a sua faceta germânica em que parece querer estrangular, violar e mutilar o quarto árbitro enquanto manda invadir a Polónia tudo ao mesmo tempo!!



Sorrisinhos e piadas só até lhe chegar a mostarda ao nariz, com este é que eu não me metia!!


P.S. - Continuo a adorar este homem como treinador claro, um verdadeiro senhor e para ter esta reacção aposto que algo de muito grave se terá passado.

Gostava imenso de o ver treinar o nosso Benfica um dia mas isso é claramente uma utopia e o seu projecto no Dortmund deverá ser para continuar durante muitos e bons anos.





EDIT: E quem eram os árbitros perguntam vocês? Nada mais nada menos que Proencinha e sua trupe de elite!   O "melhor árbitro do mundo"...nem aqui nem na China.



terça-feira, 17 de setembro de 2013

Parte 1 de 6 - Done!

Jogo competente sem ver o rolo compressor que todos estamos à espera de ver regressar (na minha opinião pouco vamos ver este ano, porque a equipa está diferente). Mais um bom início de uma equipa que está em clara deficiência física. Algumas notas:

- Cada vez mais estou surpreendido com Fejsa. Um jogador que chegou e que todos achamos que era para "tapar buracos" mas que hoje até foi o melhor. Muito bom no posicionamento e na recuperação de bola, tem tudo para ser titular com Matic. Estou a gostar.
- Cardozo bem a distribuir mas mal na finalização. Ah????? Estou confuso...
- Já todos víamos que André Almeida era melhor opção neste momento que Maxi Pereira. Depois de o ver jogar: Fod#-&% cara$!= pu%$ que pariu esta me*!# oh Jesus, deixa o rapaz continuar a jogar! O Maxi vai ser titular no próximo jogo, não vai?
- Bem os centrais e Matic também. Não acho que tenha havido alguém a jogar mal, mas os que enumerei anteriormente merecem destaque.
- É sempre bom começar com uma vitória na Champions, mas atenção. Este foi provavelmente o jogo mais fácil da fase de grupos.
- Deixa-me um pouco triste ver, ainda para mais num ano em que organizamos a final, o Estádio da Luz a não encher numa noite europeia. Esperemos por melhores dias. Recebamos Saviola (e Roberto) e enviemos os milionários de volta para França, com o estádio cheio (e com um bom resultado, claro).
-Parabéns aos miúdos pelo bom jogo que fizeram à tarde. Há ali qualidade e há que ter em atenção que este Anderlecht tem uma das melhores academias de futebol do Mundo. Muito boa vitória.

Liga dos campeões - Sempre gostei de comer Belgas

O Benfica joga hoje o primeiro da jogo da Champions e é essencial ganhar em casa contra este Anderlecht que está claramente ao nosso alcance.

Tem bons jogadores sim senhir e foram campeões lá da terra deles mas saõ de caras os mais fracos do grupo e não podemos perder pontos com eles.
E dava-me também especial gozo fazer aquele atrasado daquele defesa engolir o que disse do Benfica.



Com um lateral esquerdo (finalmente!) bom nada temos a temer. Confirme Fejsa o que fez contra o Paços e temos também uma alternativa muito válida para trinco apesar de preferir que o Matic jogue mais atrás.

Mas desde que ganhemos o resto que se lixe.

Já tenho é saudades de ouvir isto:


Amanhã começamos a caminhada. Que seja plena de sucesso. Todos sabemos que chegar à final é quase impossível tendo em conta os oponentes e os seus orçamentos mas....o sonho comanda a vida. Enquanto pudermos, com calma, vamos sonhando....




Força Benfica!! 

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Benfica com 8ª melhor equipa da história do futebol!

A revista inglesa Four Four Two divulgou nesta sexta-feira a lista com as melhores equipas da história do futebol mundial. No top 20 está o Benfica, em oitavo lugar, numa equipa onde pontificavam, entre outras estrelas, Eusébio, Costa Pereira, Germano, Coluna, José Águas e Simões. 

Durante este período as águias venceram duas Taças dos Campeões Europeus, em 1960-1961 diante o Barcelona por 3-2, e na temporada seguinte contra o Real Madrid por 5-3. Em primeiro lugar está o Ajax, onde brilhava Johan Cruyff e que foi tricampeão europeu em 1970/1971 , 1971/1972 e 1972/1973.

A lista com as 20 melhores equipas

1 - Ajax de 1965 a 1973
2 - Milan de 1987 a 1991
3 - Real Madrid de 1955 a 1960
4 - Barcelona de 2008 a 2011 
5 - Liverpool de 1975 a 1984
6 - Inter de Milão (de 1962 a 1967
7 - Santos de 1955 a 1968
8 - Benfica de 1959 a 1968
9 - Bayern de Munique de 1967 a 1976
10 - Torino de 1945 a 1949
11 - Celtic de 1965 a 1974
12 - Manchester United de 1995 a 2001
13 - Independiente de 1971 a 1975
14 - Juventus de 1980 a 1987
15 - Dynamo Kiev de 1985 a 1987
16 - Boca Juniors de 1998 a 2003
17 - Preston North End de 1888 a 1889
18 - Borussia Monchengladbach de 1970 a 1979
19 - Budapeste Honved de 1950 a 1955
20 - Nottingham Forest de 1977 a 1980






Epá....onde é que está o Real do Ronaldo? O Manchester do Ronaldo? O Real do Figo? O Barcelona do Figo? O Sporting do Peyroteo?? O Porto do....LOL o Porto nunca teve jogadores lendários, só árbitros lendários. Explica muita coisa. 

E não foi nenhum super entendido de bola que fez esta lista como o Rui Santos ou o António Tadeia foi só uma das mais prestigiadas revistas de análise e estatística futebol do Reino Unido. E esta hein?

Podem ver a lista aqui que o site oficial ainda está a lançar aos poucos as equipas. Ficamos à espera do artigo a falar do grande Benfica.



Haters gonna Hate.




Lidem com esta, Bitches.

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Apreciar o que temos de bom!

Para acabar a discussão (ou talvez não), aqui fica um link para um artigo, que mais não é que a opinião de Carlos Daniel, um dos poucos que se aproveita no podre jornalismo português. A mim custa-me um pouco comparar duas lendas (Ronaldo ainda não é, mas um dia será). Prefiro sim, apreciar tudo o que têm para nos dar. E foda-se, estamos em Portugal, um mini-país que teve estrelas atrás de estrelas. Enjoy their greatness:

http://duplopivot.blogspot.pt/2013/09/melhor-jogador-tuga-de-sempre.html

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

King - O melhor de sempre

Anda por aí muita gente chocada (sobretudo adeptos do anti-Benfica, mas não só por incrível que pareça) pelas declarações do King Eusébio ao dizer que se sente triste por ser comparado com Cristiano Ronaldo.

Não compreendo essa gente e só posso dar toda a simpatia ao grande Eusébio. Comparar o melhor jogador de futebol português de todos os tempos com o Cristiano devia ser considerado heresia. 

Vamos lá desmistificar a questão para todas as vertentes:

Vertente estatística:  

Eusébio: 
614 jogos -> 638 golos (S.L.Benfica) 
64 jogos -> 41 golos (Selecção Naciona)   

C. Ronaldo:
494 jogos -> 320 golos (Manchester United e Real) 
106 jogos -> 43 golos (Selecção Nacional)

Pronto. Nem digo mais nada e daqui estamos conversados de quem foi o melhor. 

Eusébio 1 - 0 Ronaldo.

Vertente histórica:

Eusébio ganhou uma champions, Ronaldo até agora também ainda só ganhou uma. Ambos conquistaram um grande número de campeonatos nacionais sendo que o Ronaldo só não ganhou no Sporting mas também ninguém o pode levar a mal por isso. O Eusébio também não o ganhou no Beira-Mar que é praticamente do mesmo nível.

Eusébio levou a selecção literalmente às costas um Mundial inteiro até ao terceiro lugar. Até agora o melhor que o Ronaldo conseguiu foram alguns golos e um belo punhado de exibições miseráveis em fases finais (e não só, ele é bom mesmo é nos amigáveis....Oi? Pauleta anyone?) com a selecção. Até o Deco foi mais importante nas fases finais mais recente que disputámos. Veremos se nos apuramos para este mundial e o que fará Ronaldo.

Portanto para mim até ao dia em que o Ronaldo realmente mostrar na selecção o que faz nos clubes (que até hoje não mostrou, não me venham com merdas) continua muito atrás da influência que teve Eusébio na mesma.

Eusébio 2 - 0 Ronaldo

Vertente física/técnica 

A grande arma de todos os "defensores do Ronaldo. Ele tecnicamente é muito evoluído, fisicamente é um animal. É bom em várias posições blá blá blá....tudo verdade! Ninguém o discute.

O que esta malta não se lembra (ou não sabe) é que nos anos 60 não haviam substituições (confirmem à vontade), as bolas eram basicamente de pano, as chuteiras idem (não eram as nike ultra super mach 40 power), e basicamente a canela era até ao pescoço.

Tendo em conta isto vejam o que o King faz em termos de corrida em sprint, controle de bola em corrida e drible:




Isto meus amigos ainda hoje em dia é dado como exemplo em muitas escolas de futebol por esse mundo fora. Correr e controlar a bola de 2 em 2 passos com um toque desde atrás do meio campo até à pequena área com meia dúzia de coreanos a dar porrada pelo caminho não era coisa que o menino Ronaldo fizesse. 

O Ronaldo já estava no chão a reclamar um amarelo 10 metros a seguir ao circulo central. Nunca vi o Ronaldo com este tipo de técnica e controle de bola. Ele é mais mete para a frente e corre. Ou faz fintas e rabias a meio campo que normalmente acabam num passe para o lado (vejam aquela genial finta contra a Irlanda e o resultado prático dela...0).


Posto isto:  Eusébio 3 - 0 Ronaldo

Não me interpretem mal. Ronaldo é um óptimo jogador. De longe o melhor Europeu da actualidade mas Eusébio, Pelé e Maradona eram de outro nível. E não vai ser nem Ronaldo, nem Messi nem Neymar que vão conseguir destronar os seus compatriotas como os melhores de sempre nos seus países.





P.S. - E o Eusébio tinha muito mais estilo...olhem lá para isto!



terça-feira, 10 de setembro de 2013

Come e cala - Zé do boné

Confesso que a selecção desde há um tempo para cá me aborrece e como tenho estado de férias aproveitei este tempo para me desligar um pouco da bola, já que o nosso Benfica só joga este fim de semana. 

Visto que o jogo com o Paços é já este sábado é altura de falar daquilo que é realmente importante: O boné do treinador do Paços nas conferências de imprensa.
Aquilo que sempre foi um facto engraçado da nossa Liga ganhou este ano toda uma nova dimensão por o treinador do Paços ser essa diva da moda de nome Costinha. 

O mesmo Costinha, Raínha da Prada, que proibiu os chapéus de pala para trás no Sporting agora usa um bonito chapéu preto a condizer com os seus já famosos fatos Armani.  

Parece que chapéus com pala para a frente já não há problema. 

Tenho para mim que é por o obrigarem a isto que Costinha, vitíma da moda, anda a fazer de tudo para ser despedido do Paços:
Champions já foi, mas era de esperar.
Campeonato miserável até ao momento tendo já sido feito o favorzinho de levar a enrabadela por parte da casa mãe.
Destruição completa da equipa do ano passado e do ADN do clube que, até se terem vendido por completo no ano passado, sempre foi um dos campos mais difíceis em que os corruptos azuis jogavam.

O trabalho de Costinha, assinante vitalício do catálogo Gucci, está quase feito e só lhe falta uma coisa: Roubar pontos ao Benfica.

Como não acredito que ele dure até à 2ª volta do campeonato a missão é já neste sábado na Luz. Esperemos uma apitadura condizente com a ocasião e os ingredientes estão lá todos.

Por mim era dar uma valente sova nos castores para que este Filipe La Féria versão treinador fosse corrido já do Paços, apesar de simplesmente adorar esta visão:


É por estas coisas que só podemos adorar o campeonato português.

sábado, 7 de setembro de 2013

O neo-benfiquismo. Ou se calhar não é assim tão neo... (PARTE 2)

- Sílvio (e neste caso assumo uma culpa tremenda) mudou, em poucos meses, de besta a bestial. E é bestial lesionado! Chegou, não corria metade do que estávamos habituados a ver o Maxi fazer, passou-se contra os B's do Sporting e foi criticado por todos nós. Foi subindo a produção, lesionou-se. Maxi parece um velho a atravessar a estrada numa tarde de calor. O que pensa a cabeça do benfiquista: que o Sílvio é o melhor lateral direito do mundo e arredores. É claro que isto é exagero da minha parte, mas a falta de pilhas do Maxi começa a levar-nos ao desespero. E enquanto não há Sílvio, chama-se por André Almeida na Luz. Estranhos tempos estes...

- O coitado do André Gomes também sofreu da bipolaridade benfiquista neste último ano. Foi para a equipa principal depois de apenas um jogo na B, num verão que nos roubou o meio-campo. Era a nova estrela, finalmente um miúdo da formação, com estilo e que até dá uns toques. Passados uns meses, "era pior que o Roderick". Foda-se!

- Nico Gaitán é um estranho elemento da comitiva gloriosa. E isso dá mais razões à bipolaridade dos benfiquistas. Todos lhe reconhecemos grandes capacidades (em forma é o nosso melhor jogador), mas desaparece de vez em quando. Quantos não foram os adeptos que à pergunta "Quem deveria sair do Benfica neste mercado de transferências?", não responderam com o nome do argentino? Nesta época passou-se o mesmo. Mas agora há uma nova: deve ir para o banco (e estou a falar como se não existisse lesão). Mas está tudo maluco?

- Cardozo é a principal premissa desta minha teoria. Tudo o que se passa com o paraguaio, para o benfiquista devia ser ao contrário. "Deve jogar com o Sporting porque é o mais melhor bom avançado do mundo". No fim do jogo: "Então o Jesus mete o Cardozo? Foda-se, para quê? O gajo está sem ritmo!". Ou então, quando Cardozo não treinava, era só ir às redes sociais e ver "Volta Cardozo!". Quando foi reintegrado: "Está na hora de o vender. Aceitem lá os 12 Milhões!". E nem quero falar dos assobios quando falhava/cânticos quando marcava que tinham uma diferença temporal de 2/3 minutos. Porque só com isto teria espaço para mais de 30 partes deste post e vocês não querem isso.

- Lima chegou sob desconfiança, mas logo no primeiro jogo espetou um petardo que parece ter acertado na cabeça de todos nós, tal foi a facilidade com que mudamos de opinião. No início desta época, lá se gritava por Cardozo quando o Lima falhava golos contra o São Paulo. Aliás, "ele agora já não presta mesmo". Oh Lima, e que tal mais um balázio?

O benfiquista da Internet (e cada vez mais se vai alastrando ao "comum") é assim. Muda de opinião conforme o que lhe convém. Disse eu, na Parte 1, que os benfiquistas que expõem a sua opinião pelos blogs e afins, são uma minoria. Uma grande minoria. Mas isso não faz de nós pouco ouvidos. Aliás, muito do que aqui é dito, passa de boca em boca por esse país fora. Dizemos barbaridades, coisas acertadas e mantemos essa tal "bipolaridade" que vai sendo o símbolo do benfiquismo do século XXI. Ou que então vem desde sempre. Mas essa resumia-se a títulos e não a capas de jornais. O treinador não prestava porque levava 7-1 do Sporting e era levado em braços quando no final era campeão. É este mais um post "dantes o Benfica é que era..."? Não, é mesmo um post sobre a bipolaridade benfiquista. Até porque a bipolaridade já vem desde há muito tempo, é doença diagnosticada à nascença juntamente com o benfiquismo. Vai perdurar para sempre. Mas não devia, é chato...

O neo-benfiquismo. Ou se calhar não é assim tão neo... (PARTE 1)

Cortez, Siqueira, Sílvio, Gomes, Nico, Cardozo, Lima. Porque andou o gajo a escrever estes nomes todos aqui? Porque é que ele se farta de fazer perguntas em cada post que faz se sabe que ninguém lhe vai responder? - perguntam vocês.

Mas o que têm eles em comum, para lá de serem atletas do Benfica? Têm neles, indiretamente, o benfiquismo do século XXI. Indiretamente porque não são eles os benfiquistas. Mas, quando os benfiquistas falam deles, mostram aquilo que se tornou o ser benfiquista. Não perceberam nada, pois não? Vamos falar em exemplos.

O benfiquista comum, ou seja, a maioria dos benfiquistas, não lê blogs. Tirem de lá essa ideia porque os que vagueiam por essa blogosfera são uma minoria. O benfiquista comum é capaz de ter bigode. Sai de casa de manhã e toma o seu cafezinho na tasca da esquina. Aí aproveita para ler o habitual desportivo, que mais não é, por estes dias, um grande pedaço de... bom papel para manter a lareira acesa no inverno. Desculpem-me, não quis descer à ordinarice que essas mesmas acendalhas lançam a cada página diariamente. Mas já estou a divagar. O benfiquista comum é esse. Não lê blogs nenhuns. Nada disso. Vive o Benfica através dos jornais, rádios e televisões. E o seu julgamento sobre o seu clube parte daí. Se lhe dizem que o Matic andou ao pontapé com um marco do correio na rua dele, ele acredita. O benfiquista comum não é burro, mas cresceu sem esta merda dos blogs, internets e o caralho. "Para falar do sítio onde pertences já és ordinário? Foda-se!".

Mas mais não disse eu, até agora, do que aquilo que já todos ouvimos. E o que continuarei a dizer não sairá dessa linha. Mas porque comecei eu a divagar? Porque comecei a falar de jogadores e acabei nos pasquins? Para mostrar como funciona a cabeça do benfiquista. Não só o comum, mas todo o benfiquista. Peguei um pouco daquilo que vou escrever de certos textos que tenho lido durante a semana, por essa gloriosasfera fora. Vamos a isto: o benfiquista é estúpido. Eu sou estúpido, o Rennie é estúpido, o Mats é estúpido, o Bueno é estúpido (mas este a um nível diferente), o 1º gajo que comentar este post é estúpido (isto se alguém comentar e se esse indivíduo for benfiquista; se não for é estúpido e outras coisas que não me apetece dizer agora), somos todos estúpidos, basicamente. A minoria dos benfiquistas (aquela que navega por blogs enquanto espera que a mulher se vá deitar para ver a sua sessão de porno semanal - o benfiquista vê o porno, não a mulher. Acho eu...) muda de opinião consoante cada decisão feita pelo clube/jogadores/ou o car*%$#. Eu incluído. Mas vamos por casos:

- Cortez e Siqueira têm as histórias interligadas. Quanto mais não seja pela posição em comum. Cortez chegou, mesmo sem saber, com uma pressão tremenda. Enquanto os jornais iam falando de Coentrão, os benfiquistas sonhavam. Mas tudo isso acabou quando à Portela chegou uma esfregona de aparelho. Nem lhe demos chance. Mas sabíamos que Jesus ia apostar nele. E enquanto o lado direito ia sendo uma passadeira, o Cortez levava na cabeça a cada falha. No último dia de mercado, o Benfica decide contratar Siqueira, num final de noite digno de um filme vencedor de um qualquer festival paquistanês. No dia seguinte, o Benfica apresentava a lista de jogadores para a UEFA, sem Cortez. O que disse o benfiquista: "Agora o Cortez passa de titular a não-inscrito? E inscrevemos este gajo que fomos comprar à última da hora, que pelos vídeos que vi, é igual ao Cortez? Ou pior!" Ou seja, a opinião mudou da crítica ao Cortez, que durou estes meses de verão, para um "o Cortez não é assim tão mau" e "o Siqueira não é grande coisa". E nem me ponham a falar do Melga...

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Volvidas mais de 24h ---> Sporting x Benfica

Bem sei que com este post irei incendiar muitas mentalidades, irei ser ofendido como se não houvesse amanhã e talvez venha a ser atacado pelo governo Sírio com armas químicas...mas como quem tem medo compra um cão, e eu até tenho um bem grande e ensinado a usar máscaras protectoras, aqui vai!

1º - Excelente moldura humana no estádio, sem grandes desacatos, tudo a puxar para o seu lado! Gostei!

2º - Presidente do Benfica onde é suposto receber os convidados, e bem, e Bruno de Carvalho no banco! Digam o que disserem, continuo a Gostar!

3º - Jogo muito bem disputado, ao estilo liga inglesa, grande ritmo, inprevisível! Gostei muito!

Agora é que vai doer!!!

4º - Jogo do Sporting precedido de fora de jogo, sem dúvidas, sem desculpas...errou e não há mais a dizer.

5º - Muito mais Sporting do que Benfica na primeira parte e, apesar do golo ser ilegal, a justificar mais do que muito a vantagem.

6º - Fim da primeira parte, resultado justo até então, oportunidades para os dois lados mas a pender para os verdes, para além do lance de golo, boas e más decisões do árbitro para os dois lados, sem grandes alaridos.

7º - Benfica começa muito melhor a segunda parte e carrega com força! Li uma frase do Raminhos que explica bem o que se passou para tal mudança: "As lesões mexem melhor no Benfica do que o Jesus!"

8º - Segundo lance, que para mim, é também um erro grave do árbitro...Maxi tem que ser expulso...em Portugal ou na China aquilo é vermelho...

9º - Mudança crucial no jogo! Leonardo Jardim tem um soslaio de "mariquismo" e em vez de por os tomates no sítio e responder à entrada de Cardozo com um jogador de ataque, borra-se todo pelas pernas abaixo e põe um central...previ logo o pior!

10º - Markovic faz uma obra de arte! Grande jogada, golo lindo! Mas...não consigo parar de pensar que se em vez do Dier estivesse la o Rinaudo, o Markovic ia sair maltratado da jogada...poderia dar em golo na mesma, poderia ter sido pior para o Sporting, mas naquela situação tinha que se ver uma "coutada"!

11º - O sporting reage bem ao golo e volta a tomar conta do jogo, mas de maneira algo contida.

12º - Montero rouba golo a Wilson Eduardo! Neste lance não sei como é que não tive um ataque!

13º - Rodrigo tem AVC e perde-se a menos de meio metro da baliza do Sporting...voltei a acreditar!

14º - O jogo desenrola-se sem grande interesse nem grandes oportunidades até ao final...sinal mais para o Sporting, mas o empate acaba por se ajustar.

PS: Siiiiiim, já sei que estão a pensar: "Então e o penalty do Maurício sobre o Cardozo??? Claríssimo, chocante, blá blá blá!"
Na minha opinião, este lance é quase um "não assunto", porquê? Porque acontecem 500 lances destes durante um jogo e se fosse sempre falta, o futebol estaria transformado em voléi!

Abraços e boa semana!