Quando eu era puto a minha mãe ia-me buscar à escola e levava-me de carro para casa. Todos os dias, algures na via rápida, ela fazia a mesma pergunta: “o que é que comeste hoje ao almoço?” E eu, que ainda estava a pensar no jogo de bola que tínhamos jogado durante o intervalo das aulas, nunca fazia a mínima ideia do que tinha sido o almoço.
“Ao almoço não sei, mas o Careca marcou o golo da vitória mesmo ao tocar da campainha. O Careca joga muito. Fartou-se de dar cuecas. Não faço ideia do que é que ele comeu ao almoço. Mas espero que o jantar dele seja pizza, porque ele merece. Grande golo que foi. ”
Hoje em dia eu continuo sem saber o que comi ao almoço (e tristemente já ninguém me pergunta), mas lembro-me bem que o Benfica já jogou com o Braga esta época. O nome verdadeiro do Careca acho que nunca soube.
Lembrando-me que já jogámos com o Braga este ano, também me lembro que só ganhámos com muito sorte.
Foi no dia 23 de Novembro que foram 35 mil à Luz para ver Benfica e Braga jogar num batatal mascarado de relvado. O Benfica vinha de uma vitória sobre o Sporting para a taça de Portugal.
O Benfica era terceiro no campeonato. Ivan Cavaleiro e Rodrigo jogaram como suplentes, Djuricic entrou a titular. O Jesus estava castigado e viu o jogo da bancada da cozinha ao lado do Cardozo que estava lesionado.
Durante esse jogo, se perguntassem aos jogadores do Benfica “o que é que aconteceu na jogada de ataque anterior?” eles iam dizer que não se lembravam, mas que o almoço tinha sido impecável.
Mas eu lembro-me. Mil ataques descontrolados do Benfica seguidos constantemente por contra ataques do Braga em situações de 4x3 de 5 em 5 minutos. O Braga mandou 2 bolas aos ferros (Éder e Rafa) e obrigou Artur a três enormes defesas.
"Ao almoço não sei, mas o Matic marcou o golo da vitória bem antes da campainha tocar. Também se fartou de mandar cuecas e espero que tenha comido frango assado ao jantar. O Matic joga muito."
Amanhã voltamos a jogar com o Braga e eu tenho medo que o Benfica de Março já não se lembre do Benfica de Novembro. Aliás, se o Benfica de Março encontrasse na rua o Benfica de Novembro, mudava para o outro lado da rua para não ser visto em más companhias. E o perigo está aqui.
É que se precisarmos da mesma sorte para ganhar o jogo de amanhã, quem vai ter um grande jantar é o Proença. E toda a gente sabe qual é a sobremesa preferida do Proença.
Benfica, não sejas banana e ganha-me lá isso. Amanhã à noite quando eu falar com a minha mãe benfiquista pelo Skype, gostava de não ter que falar sobre o que comi ao almoço.