sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

O Ex segundo clube de toda a gente

Houve uma época em que fui ver ao Restelo todos os jogos da época.

O meu avô falava do Belenenses como um grande, o estádio está num sítio lindo, o estádio em si é lindo. Também foi no restelo que vi o pior jogo de futebol da minha vida: Belenenses 0-0 Boavista. 

O Belenenses sempre foi aquele clube com um estádio que, tal como Portugal, tinha uma vista para o mundo. Um clube que perdeu grande parte da sua massa associativa para os dois maiores clubes da cidade, mas que continuava a ser, de longe, o segundo clube de toda a gente. Só mesmo a Académica pode rivalizar neste titulo de ser o maior 2º clube dos Portugueses. 

Sempre me custou ver o Belenenses a lutar para não descer. Sempre tentei ignorar as ligações vergonhosas entre Belenenses e Porto nestes ultimos anos. 

Agora, é-me dito que não posso entrar numa certa bancada daquele estádio com um cachecol do Benfica ou de outro clube qualquer. Como é que os sócios todos do Belenenses que eu conheci aceitam uma coisa destas no seu clube eu não sei. Isto até parece ser extremamente ilegal. 

Pois bem. Seja. Enquanto continuarem a ser uma sucursal do Porto, estamos conversados. Acabem e vendam o terreno do estádio para apartamentos porque pelo menos a vista é bonita. 



PS: Se eu fosse sócio do Belenenses, ia para o estádio no Domingo com uma camisola vermelha. Se isto fosse num jogo contra o Sporting, ia com uma camisola verde. Se isto fosse num jogo contra o Porto, não ia ver porque não gosto de ver treinos a brincar. 


*Imagem roubada do Vozes.

Curtas do Benfica - PÁ.OK.nósvamo-nosembora.

Perfeito. Ganhámos tranquilamente, deu para descansar quem estava cansado, deu para dar minutos a quem vem de lesões e ainda deu para inventar um termo novo no futebolês: o livre à Gaitán. 

Percebi perfeitamente as declarações do JJ no dia anterior quando disse que este jogo era para levar muito a sério. Havia o risco de os jogadores entrarem desmotivados depois da superioridade do jogo de Salónica e não foi isso que se viu. 

O grande desafio de Jorge Jesus vem agora. Será capaz de continuar a gerir a equipa dando prioridade máxima ao campeonato com o Tottenham como adversário? Terá aprendido com os erros do passado ou vai outra vez arrastar o mesmo 11 até estarem todos esfarrapados, e os restantes 14 todos fudidos? 

Ontem rodaram alguns 9 jogadores e é isso que tem que acontecer em TODOS os jogos da Liga Europa. Se não queres rodar alguém, então não rodes o guarda redes. 

Principalmente este ano, com um plantel tão equilibrado, não há desculpa nenhuma para isto. Os jogos com o Tottenham vêm com um jogo SUPER IMPORTANTE com o Nacional da Madeira pelo meio. É precisamente nessa jornada que Sporting e Porto jogam em Alvalade. É imperioso que o jogadores entrem nas melhores condições possíveis para os jogos do campeonato. Se a caminhada da Liga Europa for encurtada por causa disto, então que seja! 


Entretanto o Benfica faz hoje 110 anos de vida. 110 anos de uma estória que justifica e exige o suor e a luta de quem representa o clube no presente. Parabéns e que o 111º ano traga ainda mais esforço, ainda mais determinação e ainda mais coragem.


Fonseca está on fire!

Deixa lá, desta vez eu compreendo. Foste até Leverkusen, depois para Frankfurt e o jet-lag é lixado... Mas oh Fonseca, também bastava olhares para trás!


 
(Roubado ao Benficabook)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

O AVB mandou uma SMS aqui para o tasco mas eu acho que isto não é para nós


Ó AVB, tá bem, mas o que é que nós temos a ver com isso? Como isto é um tasco bem frequentado talvez um dos nossos leitores te possa ajudar, mas não prometo nada. 

Vai mas é ver o Benfica e acalma-te. 

Ideia genial


Os jogadores do Parma agora dão aspiradores aos adversários. Parece que foi pressão do fabricante Folletto que lhes patrocina as camisolas.

Tenho pena que esta moda não pegue. Gostava de ver os os jogadores do Paços da "Capital do móvel" a dar mesas de cabeceira, e os do Barcelona da Unicef a dar...enfim



Entretanto daqui a bocadinho joga-se o Benfica - PAOK. Mais um dia de liga Europa ou como lhe chamam os sportinguistas, quinta feira.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O passado e o futuro do Benfica!

Os juniores do Benfica passaram aos quartos de final da liga dos campeões dos pequeninos. Ganharam 4-1 ao Austria de Viena no Seixal onde deram a volta ao resultado na segunda parte. E com uma pinta do caraças pá! 

Foi a primeira vez que tive oportunidade de ver os nossos rapazes e tenho a dizer que estou muito impressionado com o potencial que ali está. Sem querer parecer muito um adepto do Sporting, aqueles putos podem ter algo a dizer sobre o futuro do Benfica. Para seguir com muita muita atencão o jogo dos quartos de final que será contra Man. City ou Atlético de Madrid. 

Vejo ali mais potencial do que na equipa B, onde só o Bernardo me tem impressionado. Dá lá uns minutos a este rapaz JJ! Ou pelo menos leva-o aos treinos da equipa principal. 

Mas se hoje jogou o futuro do clube, ontem perdemos mais uma ligação ao nosso passado. O grande Capitão Mário Coluna deixou-nos. 

Onde quer que os Deuses joguem na eternidade, está-se a formar uma equipa imbatível. 

O Senhor Coluna juntou-se ao seu afilhado Eusébio e a Águas. E a alma do Benfica enche para no fim ficar mais pequena.

Juntamo-nos aos milhões da família Benfiquista neste momento de pesar. Um abraço sentido para seus familiares e amigos. Agora são nossos amigos também. 

Adeus Senhor Coluna e até um dia destes. Um monstro entre gigantes, o Senhor Coluna. Que senhor que era e que bonito legado nos deixa. Saibamos nós deixar para trás algo ainda maior. 

Aviso já que, quando for a minha vez, não vou à baliza contra estes dois. 










PS: Ou o gajo que tirou esta fotografia era ninja ou estava nu. Ou então eles estão todos a olhar para a multidão de miúdas que os está a rodear (espero que sim). Ou se calhar quando se é campeão europeu duas vezes já não é preciso olhar para a fotógrafo. 

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sr. Mário Coluna, obrigado por tudo!

Confesso que sinto sempre grande dificuldade em escrever este tipo de texto. Escrevendo num blog que criei para fazer rir as pessoas, vejo-me a mim mesmo sem conseguir esboçar sequer um protótipo de um sorriso e já perto das lágrimas. Num espaço de dois meses, tiraram-nos duas das maiores figuras do benfiquismo, dois homens a quem eu agradeço tudo. Principalmente o facto de ser benfiquista!

O Sr. Mário Coluna era daqueles homens a quem devemos tratar sempre com o máximo de respeito. Não consigo escrever o seu nome sem um "Sr." atrás. Nem o quero fazer. Porque tudo aquilo que ele fez em vida merece todo o respeito que tenha dentro de mim. Todo ele vai direcionado para si, Sr. Mário Coluna.

E não sou só eu que o respeito por tudo o que fez. A imagem abaixo é prova do quão fantástico era o Sr. Coluna. Até Cesare Maldini fazia a vénia perante o capitão, bicampeão europeu:


Sr. Coluna, antes que se junte a Eusébio, gostava de lhe pedir apenas mais uma coisa, entre tudo o que já nos deu. Guie, tal como o grande capitão que sempre foi, este clube e os seus adeptos onde certamente os queria ver: ao topo, de novo. Tão alto que vos poderemos ver, a si e ao Eusébio, como faziam a cada troféu ganho. Ou seja, a sorrir, pelo Benfica.

Obrigado por tudo, eterno capitão! Sr. Mário Coluna, descanse em paz. E que quem ainda cá está, a usar o mesmo manto vermelho que o Sr. usou durante anos, com todo o orgulho, consiga honrá-lo e homenageá-lo como o senhor sempre soube fazer. Obrigado por tudo!!!

Se ainda não acarditam, acarditem!!!


Por mais sportinguista que eu seja, e por mais que eu saiba que o Sporting ainda não tem o que é preciso para ser campeão, mas que a proximidade aos lugares da frente não deixa que se apague aquela ínfima esperança de que pode haver magia, eu sei que este ano o Benfica tem que ser campeão!

Pelas melhores razões, porque tem um bom plantel. Porque Jesus percebeu que não vale a pena ser teimoso e já abriu mão de algumas manias parvas para ganhar jogos, com menos espectáculo, mas ganhando. Porque tem duas ou três peças na sua equipa, que são fulcrais e, ou não saíram no mercado de Inverno, tendo aguentado bem o Presidente esses jogadores, ou chegaram este ano e tiveram uma adaptação adequada, permitindo-lhes explanar o seu talento mais rapidamente que o costume!

Pelas piores razões, pois os símbolos do Melhor Benfica estão a partir, e infelizmente não estão a dar tempo aos adeptos de futebol, de perceber que não são eternos, e que a despedida tem mesmo que acontecer, perpetuando-se apenas em vídeos e estórias contadas por quem os pode ver jogar. Ainda que tenham um único ponto positivo, que é a possibilidade de transformar lágrimas em garra e força de vontade, e fúria e tudo o mais que faça um gajo entrar em campo e só querer varrer aquela merda toda, enquanto a bola não entrar na baliza adversária um número suficiente de vezes, para ganhar o jogo.

Mas bem, se ainda não "acarditam", e eu percebo porquê, tomem lá disto! Aposto que se tornarão mais crédulos!!!




Descansa em paz Coluna! Manda um abraço ao King, por mim!

4 pontos de avanço!

Ontem andámos ali entre o essencial e o sublime. Conseguimos alargar o fosso para o ainda principal candidato ao título, o Porto. O avanço nesta altura é de 7 pontos, mas na prática são só 4, olhando para a incapacidade de o Benfica conseguir sair do dragão sem perder nos últimos anos. Ora, 4 pontos de vantagem são melhores que 1 e muito melhores do que 4 de desvantagem. Não sendo favoritos, continuemos a treinar 2x mais do que todos os adversários e a encarar todos os jogos do campeonato como a guerra que são. Continua a ser o Benfica contra o mundo, nada mudou. A única diferença é que o mundo ficou ligeiramente menos esmagadoramente favorito. 

O génio de Markovic é raro para quem tem 19 anos. Ainda é um bocadinho irregular para ser titular no Chelsea, portanto não vejo porque é que não poderá continuar mais um ano em Portugal. Ainda tem muito para crescer mas parece outro jogador desde o principio da época, principalmente na maneira com que decide o que fazer à bolinha. Alguém lhe devia explicar que não é preciso ficar embaraçado quando marca um golo. 

O Rodrigo está feito um jogador a sério. Só se notam problemas na finalização quando está isolado porque ele deve ser o jogador que mais vezes aparece isolado na liga. Este rapaz tem uma técnica de desmarcação impressionante. E também já mostrou contra o Porto que sabe o que fazer à bola quando aparece isolado. Ontem em duas situações iguais tropeçou na relva numa e passou mal na outra. De qualquer maneira, muita muita classe e que passes para Markovic e Lima. Uma pena que se vá embora no fim do ano. 

O Lima marcou aquele golo contra o PAOK durante a semana mas ontem continuou a tendencia de andar apagado e longe da baliza. Continua a lutar muito, continua a construir jogo, continua a ser muito útil mas....e golos, não? Já agora, também de relembrar que o Benfica este ano tem sido um tratado de pragmatismo e que portanto os avançados estão a ter muito menos oportunidades para finalizar do que no ano passado. 

Não entendo as críticas e a desconfiança com o Siqueira. Melhor só mesmo o super Fábio Coentrão mas tirando esse, eu não me lembro de estar tão tranquilo com um defesa esquerdo. 

O Jardel abriu a cabeça e continuou a jogar o resto do jogo sem que se tenho notado no seu rendimento. Havia substituto no banco e pode-se argumentar que aqueles minutos a jogar com 10 foram um risco desnecessário. Enfim, imagino que Jardel, como tem poucas oportunidades, tenha dito aos médicos que só o tiravam do campo quande lhe caísse a cabeça. Quem é que ia contrariar o senhor de 2 metros mascarado de Afonso Henriques com barba de 3 dias? 

A última vez que o Benfica ficou em branco em casa para o campeonato o treinador era o Quique Flores. 

Sofremos 1 golo nos últimos 13 jogos. Ontem permitimos 2 remates perigosos o que comparativamente ao jogo com o Sporting quer dizer que estivemos sob pressão intensa. Tenho saudades do Cardozo, mas pergunto-me se esta segurança defensiva não tem algo a ver com a sua ausência. 

A guerra pelo campeonato nacional continua acesa. Honremos o Benfica e levemos a guerra a Belém. 

Olho outra vez para o calendário e para a classificação. 10 jogos. No fim, podemos ser nós. Mas antes de sermos nós, nossa terá que ser a guerra. Porque enquanto não for guerra, só será medo. E o Benfica nunca foi medo. O quanto antes, a guerra que venha e que feche a porta. Que traga vento, vassouras, panos do pó e desinfetantes. Que traga o ódio e o desespero. Que traga o amor dos re-encontros. 

No meu tempo, nós encarávamos os jogos como uma guerra. - Vitor Paneira



Esta guerra precisa de ti Coluna! Não te ponhas com ideas. Milhões de benfiquistas estão contigo. 

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Fantástico momento

Porque ás vezes uma imagem vale mais que mil posts:

Sublime.