quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Querem honrar o Eusébio?


Ali a partir dos 3.30minutos.


segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

És o nosso Rei, Eusébio

Dizem-me que não há mais. Que se foi embora. Dizem-me que não há mais Eusébio. Que morreu. Não pode ser. 
E agora?
Fica só a estátua assim, ali? Ao frio? Sozinha? À chuva?
Ainda não parou de chover. 
Porra. 
E agora?
Fica o Benfica assim?
E agora?
E o estádio que só existe por causa dele? Fica ali assim? Temos que dar o estádio de volta? Podemos ficar com ele, Eusébio?
Ainda não parou de chover, porra. 
Que vida Eusébio, que vida. Puta de vida.
A chuva ainda não parou. 
O carro que transporta o Pantera Negra pára à porta do cemitério, à chuva. És o nosso rei, Eusébio. 
E agora?
E o Benfica?
Ficamos nós com ele? Este clube que é tão grande, que é tão lindo.
Obrigado Eusébio. Obrigado. 
Ainda não parou de chover. 
Hoje vou a pé para casa. Espero que não pare de chover. Mãos nos bolsos, cabeça para baixo, pés molhados. Que chova. 
Ficámos sem Rei.

És o nosso Rei, Eusébio. 

Eusébio, para mim, apenas mudaste de lugar!


É com uma estranheza, quase um incómodo, que me despeço do King. Ontem acordei, liguei a televisão e o pc, como faço quase sempre aos fins-de-semana, e vejo um post a dizer "Até já King"...até o meu estômago deu uma volta...coloquei logo a televisão num canal de notícias e tentei ver na internet se não era uma partida parva. Era mesmo verdade, o Eusébio tinha perdido de vez a luta contra o seu fraco e cansado coração. Não é justo!!! Como disse o Ricardo Araújo Pereira, é cedo demais, porque se Eusébio era uma divindade, era suposto viver mais tempo, ou eternamente!

Lembro-me de ser miúdo, com 9 anos, e ir passar férias ao Algarve com os meus pais, a Vilamoura. O melhor dessas férias, para mim, não era a praia nem as piscinas nem nada do género...era quando à noite saíamos para beber café e íamos invariavelmente até à marina de Vilamoura.

Para mim aquilo era a Disneyland! E o meu pai fazia de mim o seu bode expiatório, para se divertir comigo a apreciar os grandes carros que lá paravam e os jogadores de futebol que se juntavam em convívios, nos bares.

Lembro-me perfeitamente da vez em que tive o prazer de conhecer o Eusébio. Andava eu com o meu pai, na nossa "passeata", quando ele se vira para mim e pergunta: "João, sabes quem é aquele senhor que ali está sentado?", eu olhei e à primeira vista "apenas" vi o Rui Costa...mas depois olhei para o lado e lá estava ele, sentado a conversar com outras pessoas. O meu pai desafiou-me logo a ir lá, com o meu "caderninho", pedir um autógrafo, mas eu estava todo borrado...aquele não era um jogador qualquer ao qual se pede um autógrafo...aquele era o Eusébio! Muitas histórias tinha eu ouvido do meu pai sobre o Pantera Negra...uma máquina! Um autêntico F16 apontado às balizas adversárias, que disparava mísseis da sua bota direita, onde descansava sempre a sua moedinha da sorte!
Depois de muito encorajamento, lá fui. Cheguei perto da mesa onde ele estava e pedi se ele me podia dar um autógrafo.
Ele, prontamente, interrompeu a conversa que estava a ter, chegou a sua cadeira para trás e perguntou-me o nome. Eu respondi, e ele disse para eu me sentar ao colo dele, para conversarmos um bocadinho. O meu pai babava-se de emoção enquanto eu falava com o grande King, tal como avô e neto. Depois do autógrafo e de uma conversa, ele levantou-se e apresentou-me o Rui Costa, que tirou uma fotografia comigo e ainda o Guardiola, que lá estava por perto. Despedi-me dele com um aperto de mão e fui todo contente à minha vida!

Eusébio, nunca esquecerei esse dia, nunca esquecerei que te conheci, que por breves momentos fui teu "amigo", que ainda hoje sinto orgulho naquele pedaço de papel autografado! Eras e serás sempre uma estrela a brilhar pelo teu Benfica e pela nossa selecção!

Para mim não morreste, nunca morrerás, apenas decidiste mudar de lugar, para um sítio melhor!

Um grande abraço do teu amigo,

João




domingo, 5 de janeiro de 2014

Obrigado, DEUSÉBIO!


Eusébio. O homem que me tornou, direta ou indiretamente, não importa, um benfiquista. Recordo-me de, em miúdo, ouvir falar de Eusébio. Os seus feitos não tinham paralelo. Pelos vídeos, conseguia ter uma ideia daquilo que ele tinha sido enquanto jogador, do quanto ele elevou o nome do Benfica. Mas eu preferia recorrer à imaginação. Àqueles jogos dos quais não há registo em vídeo, onde eu apenas podia imaginar. E imaginava, um Eusébio todo-poderoso, que punha as pernas dos defesas a tremer e que trazia a alegria a cada pessoa no estádio onde ele jogava. Uma espécie de Deus, com o seu manto vermelho vestido, a fazer o impossível por onde passava.

Eusébio. Dou graças a ele, e eternamente ficarei grato, por ser benfiquista. Foi ele que levou o Benfica e Portugal ao mundo. Foi ele que me fez acreditar que não há melhor que o Benfica. Se há alguém que consegue personificar o Glorioso que há no nome Benfica, é ele. Se há alguém que consegue igualar-se à grandeza de um clube, é ele. Até porque foi ele que levou o clube a essa grandeza. A essa glória. Por alguma razão ele era (e sempre será) o Rei.

Eusébio. Durante o dia, pensei e repensei no que escrever. Queria, acima de tudo, agradecer e homenagear Eusébio. Sei que um simples texto num blog, um livro ou até pintar todas as paredes do mundo com os seus feitos não é suficiente. Sei que nunca poderei elevar o nome Benfica onde Eusébio elevou. Palavras e textos nunca chegarão perto disso. A única coisa que podemos, nós adeptos, fazer para honrar e homenagear o seu nome é recordá-lo por aquilo que ele nos deu e manter o Benfica, Glorioso.

Eusébio. Contigo, cada pedaço do meu benfiquismo ficou de luto. Mas não morreu. Aliás, tenho a sensação que o meu benfiquismo ficou mais forte. Porque se não estás cá tu para continuar a elevar o nome do Benfica, estamos cá todos nós, prontos a fazer isso por ti. Porque um dia fizeste isso por nós. A alma de Eusébio viverá, para sempre, naquele símbolo, naquela camisola encarnada, naquele estádio e nos corações de todos nós. Sei que isto não é o suficiente para te agradecer por tudo aquilo que fizeste por nós. Mas é o que posso e consigo neste momento. Obrigado, Eusébio!

sábado, 4 de janeiro de 2014

Invictus

Foi assim que terminamos o ano de 2013, sem derrotas na nossa Luz, e será sempre esse um dos desejos para 2014 : que façamos igual feito este ano!

Começando já hoje com o Gil Vicente para a taça....

Vamos a eles rapazes!


E que gosto tenho em ver Oblak mais uma vez na baliza....só falta mesmo saber porque demora tanto tempo o Cardozo a recuperar? Sou só eu que não acho normal tanto e tanto tempo de recuperação? O nosso fantástico departamento médico continua a dar cartas...

Dito isto...oh Lima marca lá dois ou três hoje saxavor!


Pra cima deles!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Parabéns ao menino Jesus

O Parem lá com isso aproveita para desejar a todos os Benfiquistas, seguidores, amigos e amantes do desporto rei em geral um Feliz Natal neste que é o dia do nosso menino Jesus.


Todos sejamos gratos pelo "milagre" de Jesus, tão bem explicado pelos nossos irmão brasileiros da porta dos fundos:




Vai Jesus! São os teus anos!




E que o pai natal traga muitos títulos para o nosso Benfica no final desta época!

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Oblak e Artur

Já o defendi aqui há muito tempo (desde o final da época passada) e mantenho o que digo:

Artur não tem categoria para ser guarda redes do Benfica. Já por várias vezes no passado nos fez perder pontos preciosos em jogos vitais e a tendência é para a situação piorar.

Oblak é um jovem de muito valor e que ainda nos irá render muitos milhões, além disso é já neste momento bastante superior a Artur!


Não desejo nunca mal a ninguém mas admito que fiquei contente na altura pela lesão de Artur, e que fico triste por ela ser menos grave que o que se pensava. Não pelo Artur mas pelo casmurro do nosso treinador (que também já passou o prazo há muito tempo) que só com Oblak a mostrar em 2 ou 3 jogos que é muito melhor é que não terá outra solução que não deixar o jovem na baliza.



Que Oblak jogue com o Setúbal e faça uma exibição "daquelas". É tudo o que desejo!







quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Falta isto ao Benfica!!!


Este post que vou escrever, pode parecer que estou a agir com "pena" ou a gozar com o Benfica...mas não...juro pelo meu Sporting que é mais do que sincero!

As ultimas conversas que tive com amigos meus, sofredores pelo glorioso, transpareceram aquilo que eu, como sportinguista, mas acima de tudo, amante do futebol, sinto também ao ver este Benfica jogar.
Ainda que a época estivesse a correr bem, estivessem em primeiro e apurados para tudo e mais alguma coisa, falta magia! Falta aquele perfume que o futebol deve ter! Aquela ponta de classe que, mesmo quando se perde, fica a sensação de que fomos bem representados, e temos orgulho no que ali está dentro das quatro linhas!

Falta a liderança de um campeão! Falta a fibra! Falta um espalha brasas que desembrulhe o jogo num pormenor de classe, deixando os adversários de pé a aplaudir!

No último derby, para a taça, lembro-me de estar ansioso pelo começo do jogo, mas havia uma coisa de diferente...eu não estava com "medo" de nenhum jogador do Benfica, o que não é normal. Mesmo tendo o Benfica ganho, e o Cardozo feito um grande jogo, eu não estava minimamente preocupado com nenhum jogador do Benfica em especial.

Mas quando este menino jogava no Benfica...eu nem dormia bem a pensar na miséria que ele ia fazer da defesa do Sporting.

Um senhor dentro de campo! Classe pura! Magia bruta, a percorrer todos os milímetros do relvado!

É destes jogadores que tenho saudades...são estes jogadores que nunca deviam deixar de nos presentear com 90 minutos de espectáculo, fosse em que clube fosse! Aimar, Zidane, Ronaldo "Fenómeno", Figo, Bergkamp, entre tantos outros.






PS: A musiquinha é um bocado lamechas...mas também não fica mal a ninguém ficar com a lagriminha no canto do olho por relembrar estes mágicos!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Tenham a cortesia de serem corteses com o...Djavan!

Escrevo este post, antes do jogo do Sporting, para que não me acusem de coisas do género: "ah, como o Sporting ganhou, vem cascar nos jogadores do Benfica, lagarto de merda!" e por aí fora!

A minha intenção com esta "piquena" intervenção é apenas recolher algumas opiniões do Universo Benfiquista, e não só, mas será dessa massa adepta específica que retirarei a conclusão mais afinada!

E não, não estou a querer ser mete nojo, nem a provocar ninguém,,,por isso se alguém se sentir ofendido, peço desculpa antecipadamente!

Quando iniciei a minha participação neste blog, escrevi um post chamado "O onze benfiquista aos olhos de um lagarto", no qual descrevia superficialmente a equipa do Benfas para este ano.

Nesse mesmo post, elaborei uma opinião sobre o então defesa esquerdo titular do Benfica, o Djavan! Não me lembro exactamente do que escrevi, mas sei que entre outras coisas, referi que o achava parecido com o Emerson a defender, embora com maior margem de progressão, e que a atacar me parecia bem melhor.
Na altura, recebi logo criticas, porque estava a ser "porco" ao comparar um jogador que ainda não tinha tido tempo de mostrar nada, com outro que tinha tido tempo de mais, a camisola do Glorioso vestida.

O que eu gostava agora de saber, cerca de 4/5 meses volvidos era...agora dão-me razão? Ou ainda acham que exagero quando digo que o Djavan é horrivelmente mau, e que até arrisco dizer que é pior que o Emerson, pelo menos no capítulo do: "Eu consegui ver o Emerson a fazer um jogão a central contra o Chelsea...não me parece que o Cortez vá ter muito mais oportunidades para fazer algo pareciso porque, JÁ CANSA VER AQUELA PERUCA ESVOAÇANTE!!!"

Outra pergunta...acham que o Jorge Sousa vai assinalar 37 penalties contra o Sporting e expulsar meia equipa, caso o resultado seja desfavorável ao FCP? Não é preciso responder, aquela chamuça de apito já não me surpreende...



Raul José e a friendzone

Antes de mais, gostaria de pedir desculpa a todos os seguidores do blog e principalmente aos meus fãs, groupies e stalkers por esta longa ausência de escrita aqui no tasco, mas o tempo (sempre este filho da mãe, talvez a melhor desculpa de um blogger quando não tem pachorra para escrever) não deixou. Ainda assim tenho estado atento ao que se passa no Benfica. Mas mesmo que não estivesse, poderia imaginar que continuamos a dar tiros nos pés. Porque continuamos e ainda havemos de dar muitos até os nossos pés passarem a ser só carne podre e osso furado.

Vejo pela blogosfera benfiquista uma lista infindável de culpados pelo empate com o Arouca (obviamente que o descontentamento não vem apenas do empate, vem do stress acumulado de tanto tiro), desde Vieira a Jesus, dos pneus aos 83%, dos preços do Redpass ao gestor da página do facebook do Benfica, do árbitro ao Hélder Conduto. Mas há aqui alguém com papel importante (decisivo mesmo) nisto tudo que fica sempre de fora das culpas: os jogadores. Um conjunto de marmanjos que custam mais do que aquilo que alguma vez hei-de receber na vida, onde apenas 4 ou 5 dão o que têm pela camisola que vestem, enquanto que os outros se lembram por vezes de dar tudo pela camisola que um dia esperam vestir.


Mas como podem ver pelo título do post, não foi esse o assunto que me trouxe aqui hoje (até porque esse tem pano para mangas e pegarei nele num futuro próximo). O que aqui quero partilhar é o que penso ao olhar para Raul José. Faz-me lembrar um qualquer treinador do Porto, comandado pelos seus superiores (sem a parte dos títulos). Olho para Raul José e imagino-o que antes de se deitar olha sempre três a quatro vezes para o telemóvel à espera que Jesus lhe tenha enviado uma mensagem a pedir que leve mais 10 cones para o treino matinal. E quando recebe tal mensagem, sorri, enquanto escreve "Claro :)" no telemóvel e envia para JJ. Basicamente, Raul José está numa espécie de freindzone de JJ. É aquele com quem Jesus fala dos amores falhados, que está sempre à espera da sua oportunidade, mas aquele que no final de contas é só "o amigo". Traduzindo isto para linguagem futebolística, Raul José é o adjunto de Jesus, aquele que ajuda e que nos momentos difíceis lhe diz: "Acredita Jorge! Tu és o melhor treinador do mundo!", mas na ausência do treinador, Raul continua a ser apenas o adjunto e quem manda naquela merda toda continua a ser o Jesus. Como é óbvio, não esperamos que Raul José recuse as chamadas de Jesus durante o jogo e que a cada vez que JJ diga para ele meter o Sulejmani, ele diga "p'ró caralho, vou mas é meter o Cavaleiro". Mas ver Raul José no banco sem dizer um caralho o jogo todo e no fim de cada jogo dizer a coisa mais básica que lhe veio à cabeça só porque seria isso que JJ diria é que não. Em vez de um "só o Benfica quis ganhar", devias era ter dito "sofremos 2 golos de um autocarro porque desprezamos o adversário e achamos que o jogo era fácil..."

PS: contra o Arouca, o Benfica começou mesmo o jogo com 10 e acabou com 3 pontas-de-lança e 3 extremos, a trocar a bola de um lado para o outro no meio-campo, à espera de entrar pela defesa deles adentro???